quinta-feira, 5 de setembro de 2013

COMEÇA MARATONA DE ESPETÁCULOS QUE VÃO ATÉ DOMINGO

Nelson Freire volta a Catedral da Sé, "palco" do emocionante concerto que fez há exatamente dez anos, na primeira edição do MIMO

Por Bruno Negromonte



O MIMO teve início desde o último dia 02, no entanto hoje começa aquilo que o tornou popular entre o públicos da cidades atendidas e circunvizinhas: os concertos. Este ano além da mostra paralela de filmes, a exposição e outras atividades musicais, o evento contará com cerca de catorze concertos sempre pautados na coerência e qualidade sonora que fez deste movimento um dos festivais mais conceituados e queridos do país. Durante os próximos quatro dias a cidade de Olinda abrigará um pouco do que há de melhor tanto na música nacional quanto na internacional. A cidade se transformará na capital nacional da boa música como tradicionalmente vem acontecendo nos últimos dez anos.

Para garantir esta condição aportará esta noite na Igreja da Sé Nelson Freire, considerado por muitos como o “pianista dos pianistas”. Foi o artista que fez o concerto inaugural do MIMO no mesmo local onde hoje irá se apresentar em 2004 com um público estimado em mais de 2000 pessoas (uma cena rara até hoje em qualquer sala de concerto do País). Hoje Freire volta ao festival que viu nascer e que de embrionário não tem mais nada. Nelson apresentará nomes como Bach, Brahms e Chopin a um público ávido por boa música, propiciando a possibilidade de mais algumas nostálgicas lembranças referentes a si.

A noite continua fora dos seculares templos religiosos com a apresentação do grupo francês Eletric Epic, que por motivo de força maior não contará com o jovem saxofonista e compositor Guillaume Perret, que sofreu um acidente em Paris, onde precisou fazer um procedimento cirúrgico na mão. Após o ocorrido, o artista se apresentou no MIMO Ouro Preto, mesmo com a mão machucada, e em sua ida para Brasília, para um novo show, sofreu uma infecção. Desde então, Guillaume está internado em um hospital em Brasília sob observação. A banda que vem destacando-se na cena musical europeia apresenta uma sonoridade influenciada pelo rock progressivo em uma fusão de jazz, funk e metal. Além de Perret, o grupo ainda conta com nomes como Jim Grandcamp (guitarra), Yoann Serra (bateria e sampler) e Philippe Bussonet (baixo). O grupo vem ao MIMO mostrar o CD Brutalum voluptuos, indicado ao Victoires du Jazz 2012 e premiado pelo Talent Jazz Adami, associação parceira do festival.

Adentrando na madrugada, sobe ao mesmo palco situado na praça do Carmo um destacado nome do trompete de jazz contemporâneo. O artista nascido no Líbano e criado na França Ibrahim Maalouf destaca-se no cenário musical jazzístico por promover a fusão das músicas clássica e árabe tradicional com outros elementos sonoros. O resultado desta miscelânea é surpreendente como se poderá conferir logo mais. O resultado de sua música é uma espécia de  jazz filtrado por influências que vão da sala de concerto à herança musical de seu pai, ao fascínio adolescente pelo hip-hop.

Depois de uma turnê pela Europa e Oriente Médio para divulgar o CD acústico Wind (2012), chega ao MIMO com um trabalho mais elétrico. Uma inovação no panorama musical da atualidade, Maalouf será acompanhado por Frank Woeste (teclados), François Delporte (guitarra), Xavier Rogé (bateria), Laurent David (baixo) e uma seção de instrumentistas que aprendeu com ele a tocar o trompete de quarto de tom, inventado por seu pai nos anos 1960: Youenn Le Cam, Yann Martin e Martin Saccardy.

Os espetáculos seguem até o próximo domingo (08/09). 


RESUMO DOS CONCERTOS - 05/09/2013

20h30 | Concerto | NELSON FREIRE | Igreja da Sé
22h30 | Concerto | GUILLAUME PERRET E ELECTRIC EPIC | Praça do Carmo
00h30 | Concerto | IBRAHIM MAALOUF | Praça do Carmo


*A programação completa pode ser conferida clicando AQUI.

0 comentários:

LinkWithin