domingo, 24 de julho de 2016

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DA MPB

Anísio Silva foi o primeiro cantor no Brasil a ganhar o Disco de Ouro por ter vendido mais de dois milhões de cópias, sendo considerado por muitos o Rei do bolero


Hoje trago a esta coluna um artista de grande popularidade nos anos de 1960 e que ainda hoje possui ardorosos e saudosos fãs de suas singulares interpretações. Interpretações estas que trazem como característica o estilo romântico, sobretudo boleros,. Nascido em 29 de julho de 1920 numa fazenda no interior da Bahia, Anísio Silva antes de seguir para o Rio de Janeiro e dar início a carreira de cantor chegou a trabalhar em uma farmácia como balconista. De estilo romântico desde o princípio de sua carreira, Anísio estreou em discos em 1952 quando gravou pela Star o samba-canção "Um passarinho tristonho", de autoria da dupla Mary Monteiro e Acúrcio Rosas, e a valsa "Quando eu me lembro", de Alencar Terra. No ano seguinte o cantor transfere-se para a gravadora Copacabana e lança em dueto com Jack Jony o fox-trote "Aquela noite", parceria sua com Oliveira Neto e o baião "Um grande amor", parceria com Jorge de Castro. Estas gravações do cantor baiano não obtiveram grande êxito, ou melhor, não alcançaram o reconhecimento que projetaria o artista poucos anos depois quando veio a ingressar na gravadora Odeon, onde viveu a melhor fase de sua carreira a partir de 1957. O seu primeiro grande sucesso na Odeon (Universal Music) foi o bolero "Sonhando contigo", de sua autoria em parceria com Fausto Guimarães (gravado juntamente com o samba "Sempre contigo") em um 78 RPM. O mesmo bolero registrado no compacto ("Sonhando contigo") deu nome ao seu primeiro LP, disco este responsável por alavancar a carreira artística do baiano. O disco composto por doze faixas trouxe canções como "Não Se Afaste De Mim" (Raul Sampaio – Jorge Gonçalves), "Falas De Amor Outra Vez" (Benil Santos – Raul Sampaio), "Interesseira" (Murilo Letini – Bidu Reis) "Apesar Dos Pesares" (Murilo Letini – Bidu Reis), entre outras; além de 3 canções feitas por Anísio: "Se Eu Pudesse Esquecer", "Vida, Vida" e "Abismo".

Colhendo os louros deste seu exitoso projeto fonográfico, Anísio excursionou por diversas capitais do país apresentando-se sempre para um grande público e conquistando os mais distintos corações a partir de suas interpretações. Na crista da onda, até o lançamento do se projeto fonográfico posterior chegou a registrar a guarânia "Quero beijar-te as mãos" e, em parceria com a cantora Dalva de Oliveira,  as valsas "Minha mãe" e "Amor de mãe". Em 1959 lança o LP "Anísio Silva canta para você", com as faixas "Pressentimento", "Incompreendida", "Vai", "Palavras cruéis" entre outras. No entanto, o grande êxito de sua carreira estava por vir no ano posterior com o lançamento do disco "Alguém Me Disse", álbum este que vendeu mais de dois milhões de cópias, tornando-o o primeiro cantor do Brasil a ganhar o disco de ouro. A faixa-título, um bolero de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, tornou-se o maior sucesso da carreira de Anísio e sua gravação foi inspiração para, posteriormente, o registro da mesma canção nas vozes de outros grandes nomes de nossa música como é o caso de sua conterrânea Gal Costa em 1988. Devido ao seu sucesso foi convidado pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek (de quem era amigo pessoal) para cantar na inauguração de Brasília em 1960. Ao longo dos anos de 1960 ainda chegou a gravar exitosos LP's como os discos "O Romântico", "Só Penso Em Ti" e "Canção do Amor Que Virá", "Retorno", "Lembrança de Você" e "Estou Chorando Por Ti", afastando ao final da década para dirigir uma casa noturna de sua propriedade no Rio de Janeiro só voltando esporadicamente à carreira artística até a sua morte, vítima de infarto, em 18 de fevereiro de 1989.

0 comentários:

LinkWithin