terça-feira, 12 de julho de 2016

JOÃO BOSCO, 70 ANOS


Introdução


Ouvi João Bosco pela primeira vez em minha casa, quando estava escolhendo o artista novo, desconhecido, que viria gravar o outro lado do compacto simples do Disco de Bolso. Achava que seria meio impossível encontrar alguém que tivesse fôlego para encarar o artista consagrado do outro lado do disco, Tom Jobim, com Águas de Março, temendo que viesse a jogar o desconhecido numa "gelada". Foi um susto. Qualquer uma das músicas que ele apresentou naquele dia, poderia entrar no disco. Depois de muita conversa e controversia, resolvemos ficar com Agnus Sei, considerando sua parceria com outro craque, Aldir Blanc. Depois do disco pronto, Tom Jobim pediu para ouvir o outro lado. Depois de uma grande pausa, olhou pra mim e disse: Ô Sergio, você está querendo me derrubar! Cobriu o João de elogios. Rimos muito, ainda sem saber que aquele seria um disco histórico, pois lançava Aguas de Março, considerada posteriormente como a música do século e a descoberta de "um tal de João Bosco". 

Não vou me ater à nossa convivência cercada de ótimos momentos, pois seria assunto para um livro. Quero fazer uma análise, isenta, do artista. E digo simplesmente, que se trata de um fenômeno. Sua melodia, seu ritmo, sua harmonia, seu censo de arranjo, ultrapassam os níveis aceitáveis pelos mestres. Seu violão é eletrizante, e suas levadas antológicas por descreverem o ritmo brasileiro "nunca dantes navegados", comprovando a diversidade de nossa rítmica de maneira rica e surpreendente. Sua voz alinhava todo esse universo sonoro com modesta intervenção, dando chance para que os versos ecoem com a mensagem pretendida. Na forma final, ao juntar todos estes valores num palco, é a explosão de um verdadeiro gênio musical da raça. É o Brasil se mostrando forte, ancorado em suas verdadeiras origens, ostensiva e orgulhosamente assumido. Ao ouvi-lo, da gosto de ser brasileiro."

Sergio Ricardo


Até 1980

» 13 de julho de 1946 nasce João Bosco de Freitas Mucci, na cidade de Ponte Nova - MG. É o sexto filho do casal D. Lilá e Sr. Daniel.

» Aos 4 anos de idade começa a sua vida artística cantando músicas nas missas de sua paróquia.

» Aos 12 anos ganha um violão verde e forma seu primeiro conjunto de rock: o “X_GARE”.

» Em 1962, muda-se para Ouro Preto, onde faz o científico e ingressa na escola técnica de mineralogia.

» Em 1967, ingressa no curso de engenharia na UFOP, forma-se como engenheiro civil em 1972.

» Em 1967, conhece o poeta Vinicius de Morais e foi honrado com sua parceria em algumas canções.

» Em 1970, conhece o poeta Aldir Blanc e tornam-se parceiros em mais de uma centena de músicas.

»Em 1972, grava o disco de bolso, projeto do jornal "O Pasquim", sob a supervisão de Ziraldo e do compositor Sérgio Ricardo. De um lado, um "tal" de joão Bosco, um jovem compositor, e do outro lado, o grande maestro Tom Jobim.

» Em 1972, conhece a cantora Elis Regina que grava "Bala com Bala", parceria da dupla Bosco / Blanc.

» Em 1973, muda-se para o Rio de Janeiro e grava seu primeiro LP pela RCA Victor. Sua vida artística deslancha.

» Em 1974, intensifica a parceria com Aldir Blanc no Rio de Janeiro, e Elis Regina grava no disco "Elis" três novas músicas da dupla: "O Mestre Sala dos Mares", "Dois pra Lá e Dois pra Cá" e "Caça à Raposa", que daria título ao segundo disco do João Bosco. O samba enredo "O Mestre Sala dos Mares", em parceria com Aldir Blanc, foi feito em homenagem ao marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910, mais conhecido como "Almirante Negro" mas devido à censura da época, aparece na letra da música como "navegante negro". Demais outros cortes foram feitos na canção.

» Em 1975, grava o segundo disco: "Caça à Raposa", pela RCA Victor, com letras de ALdir Blanc, incluindo sucessos como "Dois pra Lá e Dois pra Cá", "De frente pro Crime", "kid Cavaquinho", "O Mestre Sala dos Mares"; o sucesso chega para a dupla, de forma definitiva. Ainda nesse ano, junto com outros artistas, são expulsos da SICAM (Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais) na luta pelos direitos autorais.

» Em 1976, lança o disco "Galos de Briga", pela RCA Victor com letras de Aldir Blanc, entre outros sucessos "O Ronco da Cuíca", "Transversal do Tempo" que deu título ao disco - Show de Elis Regina. No disco participações de Angela Maria em "Miss Suéter", Toots Thielmans em "Transversal do Tempo", Hildo Hora, o produtor dos discos de João Bosco na RCA Victor. Inaugura um dos mais bem sucedidos projetos de divulgação musical idealizado por Albino Pinheiro o "Seis e Meia", no teatro João Caetano do Rio de Janeiro. No final de 1976, João Bosco e Aldir Blanc recusam o prêmio "Golfinho de Ouro", em favor do compositor Cartola.
Recebem o troféu de "Compositores do Ano", prêmio concedido pela Associação Brasileira dos Produtores de Disco.

» Em 1977, grava "Tiro de Misericórdia" pela RCA Victor, com destaque para a faixa título "Falso Brilhante" que também daria nome a outro disco - Show de Elis Regina.

» Em 1978, faz turnê pelo país, para lançamento do disco "Tiro de Misericórdia".

» Em 1979, lança mais um disco pela RCA Victor "Linha de Passe", em parceria com Aldir Blanc e o saudoso poeta e compositor Paulo Emílio. Destaca-se "O Bêbado e a Equilibrista" clássico da MPB, conhecida como hino da anistia política, gravado por Elis Regina e escolhida entre as 14 canções brasileiras do século, cujo resultado foi anunciado pela ABL.

» Em 1980, João Bosco grava "Bandalhismo", pela gravadora RCA Victor.




De 1981 à 1990

» Em 1981, lança o disco "Essa é a Sua Vida", pela RCA Victor, último nessa gravadora.

» Em 1982, grava o disco "Comissão de Frente", o único pela Ariola, sucessos como "Nação" gravada também por Clara Nunes, "A Nível de..." e "Siameses" com participação especial de Nana Caymmi. Lança 100ª Apresentação, quando completa a centésima apresentação do Show em diversos teatros, com muito sucesso. O disco é gravado ao vivo.

» Em 1983, João Bosco faz sua primeira apresentação internacional, no 17º festival de Montreux "Brazil Night". A apresentação foi registrada em disco pela gravadora "Barclay", que contou ainda com a participação de Caetano Veloso e Ney Matogrosso. Recebeu críticas entusiasmadas dos jornais Le Monde e do Liberation, pela sua grande atuação.

» Em 1984, lança disco "Gagabirô" pela gravadora "Barclay", começando a compor sozinho e com outras parcerias; o trabalho se torna mais consciente e representante da mestiçagem brasileira. Destaca-se o sucesso "Papel Machê" em parceria com Capinam. Recebe o prêmio de melhor música "Prêt-a-Porter de Tafetá" incluída no disco "Gagabirô".

» Em 1985, faz turnê pelo Brasil e Europa

» Em 1986, lança o disco "Cabeça de Nêgo" em selo Barclay, dando continuidade a uma nova fase, iniciada com o disco "Gagabirô" - as palavras imitam cada vez mais os sons: as letras associadas à sonoridade da música, numa linguagem percussiva, visão ampla da negritude. A busca constante no processo de criação o leva a novos experimentalismos estético-musicais.

» Em 1987, lança o disco "Ai Ai Ai de Mim", seu primeiro trabalho pela CBS, produzido pelo pianista Ronnie Foster, com Harvey Mason na bateria e David Sambord no sax. João Bosco consolida a carreira internacional, iniciada em 1983.

» Em 1988, participa do disco "Festival", do guitarrista Lee Ritenour.

» Em 1989, grava novo disco "Bosco" pelo CBS. Com exceção do clássico "Corsário" em parceria com Aldir Blanc, "El Manisero" de Moisés Limons, com adaptação de João Bosco, como "Vendendo Amendoim com El Manisero" e "Então Que Quereis" poema de Maiakóvski, as demais letras e músicas do disco são de autoria de João Bosco. Faz temporada no Rio de Janeiro (Canecão) e em São Paulo. Participa novamente do festival de Montreux. Faz turnê pela Europa.

» Em 1990, shows em diversas capitais do país e turnê pela Europa.


De 1991 à 2000

» Em 1991, lança o disco "Zona de Fronteira", pela Sony Music, em parceria com os poetas Wally Salomão e Antônio Cícero. O disco rompe fronteiras, marca a aparição de um trio forte na música popular, artistas de formação diversa, sólida, com identidade definida. "Zona de Fronteira" é um território que convida à exploração e João, mais uma vez, atravessa os limites harmônicos e mantém a unidade do disco "cruzando ritmos e culturas".

» Em 1992, lança "João Bosco Acústico MTV", pela Sony Music. Tamanha sonoridade produz resultados imprevisíveis após juntar ingredientes ritmicos e díspares como Eleanor Rigby de Lennon e MacCartney e a antológica "Fita Amarela" de Noel Rosa; faz uma retrospectiva em sua obra, recriando-as. Faz shows em diversas capitais do país e turnê pela Europa. Fez novamente apresentações no Canecão e no Olímpia.

» Em 1993, participa do "Festival de Jazz de Montpellier" e durante o ano realiza uma grande turnê de apresentações.

» Em 1994, grava "Na Onda Que Balança" pela Sony Music, nos estúdios do Rio de Janeiro e Los Angeles; parcerias com Abel Silva "Por Um Sorriso", Belchior "Momentos Roubados", Cacaso (poeta já falecido) "Liberdade", homenageia o escritor Guimarães Rosa com a música "Rosamundo"; as demais composições do disco levam assinatura de João Bosco. Viaja em turnê pela Europa, fazendo 31 shows. É convidado para participar do festival "All Blues" em Zurique, na Alemanha, dividindo o palco com o saxofonista americano Joe Henderson.

» Em 1995, sai o CD "Dá licença meu Senhor", pela Sony Music, atua como intérprete, recria catorze canções de diversos autores, de diferente épocas, como Heitor Villa Lobos, Noel Rosa, Ary Barroso, com exceção da música "Pagodespell", em parceria com Oswald de Andrade, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda (inédita). Apresenta-se em Lisboa, acompanhado do percussionista Paulinho da Costa, do pianista (e arranjador de vários discos do João Bosco) César Camargo Mariano, do saxofonista Paulo Moura e John Patitucci, baixista. É convidado pela "Tower Records" para autografar o CD "Dá licença meu Senhor". Realiza o show de abertura do Heineken Concerts", convidando para o espetáculo, o baixista John Patitucci, o percussionista Paulo da Costa, o saxofonista Paulo Moura, o pianista César Camargo Mariano, além dos músicos da sua banda nessa fase: Victor Biglione, Jamil Jones e Armando Maçal. As apresentações aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro.

» Em 1996, se apresenta no festival de Bordeaux, como também da "30ª Edição do Festival de Montreux" "Noite Brasileira". E, junto com os demais artistas brasileiros que participaram do festival, presta homenagem à Elis Regina, cantando "O Bêbado e a Equilibrista". É homenageado pela Prefeitura de Belo Horizonte "Sucesso Mineiro", recebendo o troféu, juntamente com outros artistas de diversas áreas.

» Em 1997, grava o CD "As Mil e Uma Aldeias", pela Sony Music, iniciando nova parceria com o filho, o poeta e ensaista Francisco Bosco, que lançava logo depois, o segundo livro de poesia "Atrás da Porta". O disco, com forte inspiração do universo árabe, cria uma profusão de rítmos e João Bosco acerta na escolha do novo parceiro, que se harmoniza totalmente com sua criatividade musical.

» Em 1998, é o autor da trilha sonora criada para o novo espetáculo da Companhia de Dança Grupo Corpo - "Benguelê", trabalhando na elaboração da música com Paulo Perdeneiras e o coreógrafo Rodrigo Perdeneiras. A trilha do espetáculo foi registrada no CD "Benguelê". O grupo corpo apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em seguida em vários países. Benguelê é "uma forma de viagem", "mistura sons espanhóis (acentuadamente o flamenco) árabes e africanos". O espetáculo foi apresentado também em São Paulo no SESC Pompéia em agosto; março, no Canecão no Rio de Janeiro; em setembro, no Teatro João Caetano. Participa do JVC Jazz Festival em Nova Iorque, batizado de "Brazilian Jazz Ensemble" junto a outros artistas como Leny Andrade, Toninho Horta e Egberto Gismonte. No palco do Alvery Fisher Hall. No teatro Rival, recebe o troféu "Eletrobrás da MPB".

» Em 1999, faz temporada no Teatro Rival (Rio de Janeiro) e inaugura a "Lona Cultural João Bosco" com um show. É um empreendimento realizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em homenagem ao compositor e tem suas instalações no Bairro Vista Alegre.

» Em 2000, grava o 20º disco "Na Esquina", pela Sony Music, consolida a parceria com o filho, o poeta Francisco Bosco, dando sequência à profícua parceria, iniciada em "As mil e Uma Aldeias"; O CD tem arranjos de Jaques Morelembaun, e investe fundo em pesquisas de ritmos "numa indissociável ligação com música negra, seja de origem afro-americana, afro-cubana, ou afro-brasileira". O CD traz nove músicas em parceria com Francisco Bosco e três versões de clássicos como "Fools Rush IN " de J. Mercer e Rube Bloom, "Siboney" de Lecuona, e "True Love" de Cole Porter. com versões de Francisco Bosco.





De 2001 à 2010

» Em 2001, grava CD duplo ao vivo, com repertório integral do show "Na Esquina Ao Vivo". Faz shows em diversas capitais do país e turnê pela Europa e USA. Faz turnê pela Europa com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. Recebe uma grande homenagem - para dançar na Gafieira Estudantiva, terá que subir a "Escadaria Cantor e Compositor João Bosco".

» Em 2002, recebe o título "Cidadão de Ouro Preto", concedido pela Câmera de Vereadores da cidade.

» Em 2003, grava o CD "Malabaristas do Sinal Vermelho", pela Sony Music. O Disco marca trinta anos de carreira, num projeto autoral com 11 faixas inéditas, além da regravação de "Andar com Fé" de Gilberto Gil. Todas as faixas foram compostas por João Bosco e Francisco Bosco, exceto "Eu N ão Sei Seu Nome Inteiro" por João, João Donato e Francisco Bosco, "Terreiro de Jesus" por João, Edie Pacheco e Francisco Bosco. O violão insuperável, a busca permanente de novas sonoridades e ritmos, junto à qualidade poética de Francisco Bosco, fazem do CD um clássico da MPB. "Malabaristas do Sinal Vermelho" foi escolhido entre "Os melhores de 2003 na música" pela crítica. Ainda no ano, ocorreu o lançamento do "Song Book João Bosco", pela Lumiar, idealizado e produzido por Amir Chediak (já falecido). O livro traz as músicas cifradas (para guitarra e violão) um vasto material fotográfico, biografia elaborada por Zuza Homem de Melo, uma entrevista de Almir Chediak com João Bosco. São três volumes com um total de 123 canções, interpretadas por artistas de diferentes gerações. O lançamento se deu no teatro Rival do Rio de Janeiro.

» Em 2004, João Bosco e Aldir Blanc recebem o prêmio "Shell de M úsica 2004", em sua 24ª edição, no teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro. Faz shows pelo país, shows nos EUA e turnê pela Europa.

» Em 2005, é homenageado pela Banda da Escola de Música da Rocinha, com o lançamento do CD "BanDaCapo canta João Bosco".

» Em 2006, lança CD e DVD "Obrigado gente" ao vivo no Auditório Ibirapuera em São Paulo, pela Universal. É um trabalho retrospectivo, em que faz releitura instrumental das canções incluídas, como registro da atual fase em que vive o compositor. Artistas da MPB como Djavan, Guinga, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda participaram como convidados na gravação do CD. Participa da 17ª noite do "Festival Enjoy Jazz" em Ludwigshafen, na Alemanha, ao lado do pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. Faz shows em diversas capitais do país e turnê pela Europa, além de shows nos EUA.



» Em 2007, é convidado a participar de dez concertos no Brasil, em parceria com a NDR Big Band, da Alemanha, iniciando a turnê no teatro Municipal do Rio de Janeiro.

» Em 2008, participa da "Bossa Brasil Pictures Festival 2008" no Birdland em Nova Iorque. É convidado a participar da abertura da nova temporada da Orquestra Jazz Sinfônica no parque Ibirapuera em São Paulo. É uma das atrações na festividade de comemoração pelos 19 anos da fundação do "Memorial da América Latina", na Barra Funda em São Paulo. Participou da inauguração - inclusive cortando a fita simbólica - da mais nova casa de música de São Paulo "Esquina da MPB- Bar Brahma". Apresenta-se pelo projeto dos 200 anos do Banco do Brasil, o CCBB (Centros culturais Banco do Brasil) de Salvador, Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro, São PAulo. Faz shows nas demais regiões brasileiras. Participa da noite brasileira de Montreux ao lado de Milton Nascimento e da Família Jobim em julho. Em agosto, viaja para Hamburgo onde grava o cd com sua obra junto da orquestra NDR BIG BAND.

» Em 2009, João Bosco volta ao estúdio e lança seu primeiro disco de inéditas em seis anos. "Não vou para o céu, mas já não vivo no chão" conta com 13 faixas e entre outras novidades, traz composições feitas com o parceiro Aldir Blanc e apenas uma faixa não leva a assinatura de João Bosco: o samba "Ingenuidade", de Serafim Adriano. "É o álbum de um grande cantor, com domínio total da técnica, emoção na medida certa, um timbre pleno de brilho, áspero e cortante em sua doçura, cuja suavidade é mais uma de suas experimentações. É o disco de um grande instrumetista, ele mesmo uma escola do violão brasileiro, como, cada um a seu modo, João Gilberto, Baden Powell e Gilberto Gil. É o disco de um grande compositor, dono de uma linguagem própria, na qual as invenções melódicas e harmônicas soam simultaneamente espontâneas e requintadíssimas. A soma dos três criou sua história própria no vasto quadro da canção brasileira, e ganha agora, com Não vou pro céu mas já não vivo no chão, um acréscimo entusiasmador." resume o poeta Eucanaã Ferraz em um trecho do release do trabalho.

» Em 2010 "cai na estrada" na turnê de divulgação do mais recente trabalho. Faz vários shows no Brasil e na Europa, sempre com ótima receptividade por parte da crítica e do público. O CD "Senhoras do Amazonas", gravado com a NDR BIG BAND é lançado na Alemanha.



De 2010 até hoje

» 2012 foi um ano muito especial para João Bosco. Em comemoração aos seus 40 anos de carreira, João lança "40 anos depois" em CD e DVD, reunindo sucessos de seu repertório e vários convidados especiais como Chico Buarque, Milton Nascimento, João Donato, Roberta Sá, Toninho Horta, Trio Madeira Brasil e Cristóvão Bastos.

Ainda em 2012, é o grande homenageado do 23o. Prêmio da Música Brasileira, maior premiação da música no Brasil. Além do espetacular show com participações no dia da premiação, sai em turnê com esse trabalho, visitando várias capitais do Brasil. Essa turnê gera o CD e DVD "23o. Prêmio da Música Brasileira".




Discografia Completa

Disco de Bolso do Pasquim (1972)
Faixa:
01 - Agnus Sei





João Bosco - 1973
Faixas:
01 - Tristeza de uma embolada
02 - Nada a desculpar
03 - Boi
04 - Angra
05 - Quilombo
06 - Bala com bala
07 - Bernardo, o Eremita
08 - Quem será?
09 - Fatalidade (balconista teve morte instantânea)
10 - Alferes
11 - Amon Rá e o Cavalo de Tróia

Caça a Raposa (1975)



Faixas:
01 - O Mestre Sala dos Mares 
02 - De Frente Pro Crime
03 - Dois Pra lá, Dois Pra Cá
04 - Jardins de Infância
05 - Jandira da Gandaia
06 - Escadas da Penha
07 - Casa de Marimbondo
08 - Nessa Data
09 - Bodas de Prata
10 - Caça à Raposa
11 - Kid Cavaquinho
12 - Violeta de Belfort Roxo




Galos de Briga (1976)  
Faixas:
01 - Incompatibilidade de Gênios
02 - Gol Anulado 
03 - O Cavaleiro e os Moinhos 
04 - Rumbando 
05 - Vida Noturna 
06 - O Ronco da Cuíca 
07 - Miss Suéter 
08 - Latin Lover 
09 - Galos de Briga 
10 - Feminismo no Estácio 
11 - Transversal do Tempo 
12 - O Rancho da Goiabada


Tiro de Misericórdia (1977)

Faixas:
01 - Gênesis (Parto)
02 - Jogador
03 - Falso Brilhante
04 - Tempos do Onça e da Fera (Quadrador)
05 - Sinal de Caim
06 - Vaso Ruim Não Quebra
07 - Plataforma
08 - Me dá a Penúltima
09 - Bijouterias
10 - Tabelas
11 - Tiro de Misericórdia




Linha de Passe (1979)

Faixas:
01 - Linha de Passe
02 - Conto de Fada
03 - Sudoeste
04 - Parati
05 - Patrulhando (Mara)
06 - O Bêbado e a Equilibrista
07 - Boca de Sapo
08 - Cobra Criada
09 - Ai Aydée
10 - Natureza Viva
11 - Patrulhando (Masmorra) 


Bandalhismo (1980)


Faixas:


01 - Profissionalismo é Isso Aí 


02 - Trilha Sonora 


03 - Tal mãe Tal filha 
04 - Anjo Torto 
05 - Vitral da 6º estação 
06 - Sai azar 
07 - 100 anos de Instituto - Anais 
08 - Siri Recheado e o Cacete 
09 - Denúncia Vazia 
10 - Bandalhismo 



Essa é a sua vida (1981)

Faixas:
01 - Amigos Novos e Antigos 
02 - Perversa 
03 - Essa é a Sua Vida 
04 - Cabaré
05 - Agnus Sei
06 - Corsário
07 - De Partida
08 - Foi-se o que Era Doce
09 - Títulos da Nobreza
10 - O Caçador de Esmeralda





Comissão de Frente (1982)

Faixas:
01 - Nação 
02 - A Nível de... 
03 - Querido Diário 
04 - Abigail Caiu do Céu 
05 - Viena Fica na 28 de Setembro 
06 - Coisa Feita 
07 - Siameses 
08 - Na Venda 
09 - Galo Grilo e Pavão 
10 - Comissão de Frente




100ª Apresentação (1983)

Faixas:
01 - Nação - Aquarela do Brasil - Mestre-Sala dos Mares 
02 - Linha de Passe 
03 - Siri Recheado e o Cacete 
04 - Coisa Feita 
05 - A Nível de...
06 - Kid Cavaquinho 
07 - Genêsis - O Ronco da Cuíca - Tiro de Misericórdia - Escadas da Penha 
08 - Comissão de Frente 
09 - Rancho da Goiabada 
10 - O Bêbado e a Equilibrista






Brazil Night (Com Caetano Veloso e Ney Matogrosso) (1983)

Faixas:
01 - Maria Bethânia (com Caetano Veloso)
02 - Terra (com Caetano Veloso)
03 - Eu sei que vou te amar  (com Caetano Veloso)
04 - Eclipse oculto (com Caetano Veloso)
05 - Odara (com Caetano Veloso)
06 - Linha de Passe (com João Bosco)
07 - Pout-pourri (com João Bosco):
Nação
Aquarela do Brasil
O mestre sala dos mares
08 - Deixar você (com Ney Matogrosso)
09 - Andar com fé (com Ney Matogrosso)
10 - Napoleão (com Ney Matogrosso)
11 - Folia no matagal (com Ney Matogrosso)



Gagabirô (1984)

Faixas:
01 - Bate um Balaio ou Rockson do Pandeiro 
02 - Papel Machê 
03 - Pret-a-Porter de Tafeta 
04 - Imã dos Ais 
05 - Gagabirô 
06 - Jeitinho Brasileiro 
07 - Tambores 
08 - Retorno de Jedai 
09 - Senhoras do Amazonas 
10 - Dois Mil e Índio





Cabeça de Nego (1986)

Faixas:
01 - Bote Babalu Pra Pular no Pagode 
02 - Dobra A Língua (Boto-Cor-de-Rosa em Ramos) 
03 - Cabeça de Nego
04 - Quilombo 
05 - João do Pulo 
06 - Samba em Berlin com Saliva de Cobra 
07 - João Balaio 
08 - Da África à Sapucaí 
09 - Odilê, Odilá





Ai Ai Ai de Mim (1987)

Faixas:
01 - Si Si No No 
02 - Desenho de Giz
03 - As Minas do Mar 
04 - Quando o Amor Acontece 
05 - Molambo, Farrapo de Gente Tambem Ama 
06 - Bolerando com Ravel (Bolero) 
07 - Pirata Azul 
08 - Eu e Minha Guitarra 
09 - Angra 
10 - Das Dores de Oratórios


Bosco (1989)

Faixas:
01 - Funk de Guerra 
02 - Sinceridade (Sinceridad) 
03 - Tenho Dito 
04 - Jade 
05 - Vendendo Amendoím com El Manisero (El Manisero) 
06 - Varadero 
07 - Terra Dourada 
08 - Sassaô 
09 - Vila de Amor e Lobos 
10 - O Mar, Religioso Mar 
11 - Maiakovski - (E Então Que Quereis) 
12 - Corsário

Zona de Fronteira (1991)


Faixas:
01 - Trem Bala 
02 - Saída de Emergência 
03 - Ladrão de Fogo 
04 - Memória da Pele 
05 - Granito 
06 - Assim Sem Mais 
07 - Holofotes 
08 - Maio Maio Maio 
09 - Misteriosamente 
10 - Paranóia 
11 - Sabios Costumam Mentir 
12 - Zona de Fronteira



Acústico (1992)



Faixas:
01 - Odilê Odilá - Zona de Fronteira 
02 - Holofotes 
03 - Papel Machê 
04 - Granito - Jade 
05 - Quilombo - Tiro de Misericórdia - Escadas da Penha 
06 - Memória da Pele 
07 - E Então Que Quereis - Corsário 
08 - Eleanor Rigby - Fita Amarela - Trem Bala





Na Onda que Balança (1994)
 

Faixas:
01 - Por Um Sorriso 
02 - Dodô 
03 - Água Mãe Água 
04 - Indeciso Coração 
05 - Babalu de Dakar 

06 - O Espírito do Prazer 
07 - Liberdade 
08 - Babacu com Brubeck 
09 - Momentos Roubados 
10 - Flerte 
11 - Rosamundo 
12 - Olhos Puxados 
13 - Salve o Criador 






Dá Licença Meu Senhor (1995)

Faixas:
01 - Pagodespell 
02 - Forró em Limoeiro 
03 - Se Você Jurar 
04 - Pai Grande 
05 - Peixe Vivo - O Vento 
06 - Tico Tico no Fubá 
07 - Desafinado 
08 - Espinha de Bacalhau 
09 - Expresso 2222 
10 - No Tabuleiro da Baiana 
11 - Vatapá 
12 - Um Gago Apaixonado 
13 - Melodia Sentimental (Floresta do Amazonas) 
14 - Rio de Janeiro (Isto e o meu Brasil) 
15 - Heróis da Liberdade



As Mil e Uma Aldeias (1997)



Faixas:
01 - As Mil e Uma Aldeias 
02 - Convocação 
03 - Das Marés 
04 - Enquanto Espero 
05 - O Sacrificio 
06 - Me Leva 
07 - Benguelô - Metamorfoses 
08 - Califado de Quimeras 
09 - Arpoadora 
10 - Cora, Minha Viola 
11 - O Medo 
12 - Prisma Noir 
13 - Jazidas




Benguelê (1998)

Faixas:
01 - Calango Rosa 
02 - Benguelê 
03 - Benguelô 
04 - Tarantá - Urubú Malandro 
05 - Pixinguinha 10x0 
06 - Karawan 
07 - O Sanfoneiro do Deserto 
08 - Misteriosamente 
10 - A Travessia- Parte II 
11 - A Travessia- Parte III 
12 - O Medo 
13 - Canto da Wemba - Gagabiro 


Na Esquina (2000)

Faixas:
01 - Passos de Amador 
02 - Na Esquina 
03 - Mama Palavra 
04 - Doce Sereia 
05 - Castigado Coração 
06 - Ditodos 
07 - Flor de Ingazeira 
08 - Beirando a Rumba 
09 - Siboney 
10 - Cego Julião 
11 - Dia de Festa 
12 - Amar Amar




Na Esquina Ao Vivo (2001)

CD I
Faixas: 

01 - Mama Palavra 
02 - Holofotes 
03 - O Ronco da Cuíca 
04 - Odilê, Odilá-Zona de Fronteira-Metamorfoses 
05 - Ditodos 
06 - Nação 
07 - Na Esquina 
08 - Desenho de Giz 
09 - Enquanto Espero 
10 - Memória da Pele 

CD II 
Faixas:
01 - Coisa Feita 
02 - Benguelê - Incompatibilidade de Gênios 
03 - Jade 
04 - Quando o Amor Acontece 
05 - Corsário 
06 - Linha de Passe 
07 - Passos de Amador 
08 - O Bêbado e a Equilibrista 
09 - Papel Machê




Malabaristas do Sinal Vermelho (2003)

Faixas:
01 - Malabaristas do Sinal Vermelho 
02 - Moral da História 
03 - Não Sei Seu Nome Inteiro 
04 - Terreiro de Jesus 
05 - Cinema Cidade 
06 - Pernas de Pau 
07 - Andar com Fé 
08 - Não Me Arrependo de Nada 
09 - Benzetacil 
10 - Jogos de Arrasar 

Songbook - Volume 01 (2003)

Faixas:
01 - Caça à Raposa - Milton Nascimento
02 - Bala com Bala - Edu Lobo
03 - Incompatibilidade de Gênios - Chico Buarque
04 - Quilombo-Tiro de Misericórdia- Quando o Amor Acontece - Zizi Possi
05 - Latin Lover - Luiz Melodia
06 - O Rancho da Goiabada - Zelia Duncan e Pedro Luiz
07 - Coisa Feita - Alcione
08 - Assim Sem Mais - Moska e Jacques Morelenbaum
09 - Indeciso Coração - Leila Pinheiro e João Donato
10 - Das Dores de Oratórios - Zeca Baleiro
11 - A Nível de - Chico Cesarl
12 - Mama Palavra - Arnaldo Antunes
13 - Memória da Pele - Rosa Passos e Lula Galvao
14 - Siameses - Leny Andrade e Emilio Santiago.
15 - O Bêbado e a Equilibrista - Aldir Blanc e João Bosco



Songbook - Volume 02 (2003)

Faixas:
01 - Corsário - Daniela Mercury
02 - Nação - Simone e João bosco
03 - Odilê, Odilá - Gilberto Gil
04 - Linha de Passe - Ana Carolina
05 - O Cavaleiro e os Moinhos - Ivan Lins
06 - Kid Cavaquinho - Beth Carvalho
07 - Flor de Ingazeira - Elba Ramalho
08 - Bodas de Prata - Zé Renato, Marco Pereira
09 - Miss Suéter - Edson Cordeiro
10 - Transversal do Tempo - Sandra Sá, Antonio Adolfo
11 - Agnus Sei - Dory Caymmi
12 - De Frente Para o Crime - Tunai, Wagner Tiso
13 - Doce Sereia - Joyce, Maogani
14 - Escada da Penha - Dudu Nobre.
15 - Preta-porter de tafetá - Emílio Santiago



Songbook - Volume 02 (2003)

Faixas:
01 - Bijouterias - Burnier,Cartier,Ed Motta
02 - Jade - Pedro Mariano
03 - O Ronco da Cuíca - Lenine
04 - Tiro de Misericórdia - Sandra de Sá 

05 - Desenho de Giz - Djavan.
06 - O Mestre-Sala dos Mares-Martnho da Vila, J.Bosco
07 - Boca de Sapo - Zeca Pagodinho
08 - Papel Machê- Paula Toller
09 - Falso brilhante - Nana Caymmi
10 - Senhoras do Amazonas - Guinga, Leila Pinheiro
11 - Sábios Costumam Mentir - Jussara e Luiz Brasil
12 - Enquanto Espero - Ney Matogrosso
13- Nossas Últimas Viagens - Dominguinho
14 - Saída de Emergência - Fátima Guedes, Nelson Faria
15 - Dois Pra Lá, Dois Pra C á - Cauby Peixoto
16 - Siri Recheado e o Cacete - Jards Macalé




Obrigado Gente! (2006)


Faixas:
01 - Incompatibilidade de Gênios 
02 - Odilê, Odilá
03 - O Ronco da Cuíca
04 - Quilombo-Tiro de misericórdia
05 - Escadas da Penha
06 - Desenho de Giz
07 - Memória da Pele
08 - Jade
09 - Saída de Emergência
10 - Pret-a-porter de tafetá
11 - Benzetacil

12 - Linha de Passe
13 - Corsário
14 - O Bêbado e a Equilibrista
15 - Quando o amor acontece
16 - Papel Machê





Senhoras do Amazonas - João Bosco & Ndr Big Band (2008) 

Faixas:

01 - Bate um balaio 
02 - Desafinado 
03 - Nação 
04 - Bodas de Prata 
05 - Pretaporter de tafetá 
06 - Chega de saudade 
07 - A nível de... 
08 - Saída de emergência 
09 - Senhoras do Amazonas
10 - Angela


Não vou pro o céu mas já não vivo no chão (2009)
Faixas:
01 - Perfeição
02 - Navalha
03 - Pronto pra próxima
04 - Tanto faz
05 - Pintura
06 - Desnortes
07 - Tanajura
08 - Mentiras de verdade
09 - Jimbo no jazz
10 - Plural singular

11 - Ingenuidade
12 - Alma Barroca
13 - Sonho de caramujo



João Bosco 40 Anos Depois (2012)

Faixas:
01 - Agnus Sei
02 - Plataforma
03 - Fotografia
04 - Tanajura
05 - Eu não sei seu nome inteiro
06 - De Frente pro Crime
07 - Lilia 8.Pra que Mentir
09 - Bodas de Prata
10 - Jimbo no Jazz
11 - O Mestre Sala dos Mares
12 - Caça à Raposa
13 - Tudo se transformou
14 - Tarde
15 - Drume Negrita
16 - Bom Tempo




Fonte:
João Bosco (site oficial do artista)

0 comentários:

LinkWithin