quarta-feira, 13 de julho de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: A VOZ COMO INSTRUMENTO

Por Paulo Carvalho


Capa do CD Catarsis 
O produtor musical e diretor artístico Marcus Vinicíus de Andrade, como ele próprio nos conta na contra capa de "Catarsis," almoçava em Havana, com pessoas do mundo inteiro, ligadas a música. Estando de costas para o palco ouviu o som de uma orquestra fantástica, que o fez virar-se para ver melhor a Orquestra. Cadê a orquestra? Foi surpreendido por oito jovens, quatro moças e quatro rapazes, que sem nenhum instrumento, faziam a festa apenas com suas vozes, e delas os instrumentos.

O fato ocorrido em 1997 sensibilizou de tal maneira o produtor, que este convidou o grupo para gravar no Brasil. Após contatos preliminares, os cubanos, no ano seguinte, aportaram em São Paulo a convite do selo CPC - Umes, para realizar o projeto de realizar, com absoluto sucesso um CD que hoje, fora de catálogo e é objeto de desejo de muito colecionadores.

O Vocal Catarsis, o grupo de Havana formado por oito integrantes, Gisela, Karina, Oriana, Ruth, Eduardo, Guillermo, Angel e Ramón, que tem como grande diferencial a substituição de instrumentos musicais pela voz. O álbum apresenta 12 faixas com elementos da música erudita, pop e ritmos tradicionais do caribe, como a guaracha, o guaguancó, o bolero, a salsa, o cha-cha-chá e a rumba, além de influencias africanas, como os cantos de santeria, yoruba, congo e arará. "Deja La Bobería", "Una Tarde de Primavera", "Eu Sei que Vou Te Amar" e "Cumbia Si Nombre" estão entre os destaques.


Catarsis - Sons de Cuba.

Fazer percussão com a voz é um velho costume caribenho. Sua origem está no fato de que os antigos senhores proibiam e confiscavam os tambores dos escravos para evitar que eles fizessem suas danças e cultos religiosos. Daí os instrumentos foram substituídos pela percussão feita com a boca. A intolerância dos senhores escravagistas não impediu que o homem com seu talento inventasse uma maravilhosa e extraordinária expressão musical.

Surgiram muitos outros grupos cubanos usando a mesma técnica, que se disseminou pelo mundo todo, incluindo o Brasil onde grupos como BR 6 com apenas uma voz feminina e cinco masculinas, ganharam inúmeros prêmios em festivais pelo mundo afora. Outros como o Ordinários, já bem conhecidos no YouTube, mesclam voz e instrumentos com absoluto sucesso.


BR - 6

Mais recentemente Explodiu na internet um novo grupo cubano o Vocal Sampling Os seis membros do Vocal Sampling, todos os instrumentistas talentosos e arranjadores, reuniram-se em Havana Instituto Superior de Arte, enquanto estudava música. À procura de maneiras de fornecer música para festas em casas sem equipamentos adequados, inspiraram a soluções pouco ortodoxas e logo o som único de Vocal Sampling foi criado. 



Vocal Sampling

0 comentários:

LinkWithin