sábado, 9 de julho de 2016

LISTA DAS 30 LOJAS MAIS FANTÁSTICAS PRA COMPRAR DISCOS NO BRASIL - PARTE 02

Por Jade Gola



BRASÍLIA


BERLIN DISCOS

Talvez a mais emblemática loja do DF em atividade. Seus donos estão na batalha para manter o empreendimento de pé desde 1989, e todos esses anos montaram um interessante acervo de “bizarros, bregas, pop’s , perigosos, esquisitos, desconhecidos, suspeitos… oldies e pós-tudo qualquer coisa”, como definem. Amantes de heavy metal e punk devem gostar do destaque que esses sons ganham na Berlin, com discos bem raros e particulares, de curadoria mesmo.



DOM PEDRO DISCOS

Aparentemente, esta é a loja mais querida em nossas pesquisas informais com o pessoal de Brasília, que destaca o bom olhar de Gas, o proprietário, para bons lançamentos e preciosidades de colecionador.



Na Sebo Musical Center, duas das coisas que a gente mais gosta: discos e Technics


SEBO MUSICAL CENTER

Um grande e bem abastecido sebo, que só em março celebrou em seu Facebook a chegada de um lote novo de 1500 discos, raridades anunciadas. O Sebo Musical Center é bem cuidado, e não é desses sebos que amontoam os discos ao léu – há certa curadoria e cuidado em destacar os discos, principalmente os bonitos, como coleções e séries de clássicos e de compilações.




MENÇÃO HONROSA: LIVRARIA CULTURA

Das grandes mega stores culturais do Brasil, quem preza por uma boa quantidade de discos (e curadoria de discos) é a Livraria Cultura. Pontos clássicos da Cultura, como a loja do Conjunto Nacional, e as filiais de Brasília e Curitiba, são destaque por serem um bom porto-seguro para quem gosta de fuçar em vinis por entre os livros, e vice-versa! A Cultura tem lojas ainda em Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e no Interior de SP (Campinas, Ribeirão Preto).




RECIFE

MUSIKANTIGA

A jóia rara por onde os DJs sempre vão cavocar por misteriosos discos da música regional pernambucana e da MPB, a MusikAntiga é bom pitaco de DJs, como o Nightmares on Wax, que se encantou com a loja numa passagem por Recife, onde conferiu o LP de estreia do Nação Zumbi, o “Da Lama ao Caos”. Aníbal Queiroga, o cuidadoso proprietário, cuida de 30 mil títulos, é cheio de histórias musicais e está aberto a negociações de preços.

Av. Guararapes, 154, 5o Andar. Tel (81) 8514-4510


PASSA DISCO

Quem busca bons lançamentos e clássicos da rica música pernambucana precisa conhecer essa loja antiga de uma galeria no bairro Parnamirim, zona norte da cidade.Frevo, forró e intérpretes geram não apenas os discos de bons preços da loja, mas também um acervo próprio, o selo Passa Disco. Quem se esquecer da música pernambucana mais contemporânea, com o manguebeat e o som de DJ Dolores, que são bem represetandos por lá também.





BELO HORIZONTE 


USADOS COM ARTE

Destino certo dos DJs da cidade (e por passagem por BH), a Usados com Arte mistura aquele clima caótico e de “lote” de sebo de vinil, mas tem uma boa curadoria de títulos raros (e caros) de jazz, soul e R&B no geral. Fique atento aos posts com os lançamentos no Facebook. A loja fica no Edifício Maletta, reduto comercial habitado com outras lojas de discos.



Dá pra perder uma boa hora fuçando na Usados com Arte, em BH


MANDRAGHORA

Com pouca informação disponível, porém com boas recomendações, a Mandraghora é outro ponto quase secreto de bons achados e títulos baratos e gerais de sebo no centro de Belo Horizonte.

Av.dos Andradas, 367 – Loja 220 A – Centro. (31 3224-3208)



CURITIBA


SAVARIN MUSIC

São 30 anos de paixão por música em discos físicos, amor esse que resistiu às gigantescas transformações da indústria fonográfica. De grande loja dos lançamentos da época de ouro do disco, a espécie de sebo de luxo que mistura um bom acervo de aparelhos de som antigos em funcionamento, a uma coerente ênfase no rock, gênero tão caro à capital paranaense, a Savarin é o destino certo de quem busca música na cidade. Ela vende inclusive preciosas MKs que saíram de linha.



A Savarin não perdeu aquele charme das lojas antigas de discos


SONIC DISCOS

Aberta em 2015 por Horácio de Bonis, dono da célebre loja 801 Discos dos anos 90, a Sonic Discos diz que vende “especiarias sonoras”, um menu de sons que pode ir do que de melhor, mais esquisito e mais alternativo há no rock, como também jazz global, e raridades da soul music e da MPB. A Sonic é loja de colecionadores, para colecionadores.



A LOJA DO DJ RONALD

Após trabalhar 15 anos em lojas paulistanas famosas por seus acervos de de eletrônica como Discomania, B Side e Rhythm, o talentoso DJ Ronald resolveu abrir sua própria loja, a Dance Division, por enquanto apenas comércio virtual cujo estoque ele armazena junto de seu estúdio caseiro em SP. “O mercado mudou muito essas lojas estavam acostumada a trabalhar da forma antiga”, contextualiza, “tem se reinventar…”. Ronaldo diz que buscou renda extra vendendo discos também de rock, synth-pop e jazz, num acervo de quase 2000 discos.


SALVADOR

FREEDOM SOUL REC

Estúdio que é o epicentro do rap na Cidade Baixa soteropolitana, a Freedom Soul abriga uma curiosa loja, que dá conta da produção da música black local junto de outros achados. Formada pelos DJs Leandro e MC Armeng, duas figuras antenadas na importância dos discos pra cultura hip hop, a Freedom Soul é uma das expressões do underground da cidade mais negra do Brasil.



Loja boa de discos tem que ter “etc.” no descritivo de estilos…


BANCA DO PERCEGA

Localizada na Feira da Cidade, essa banca pertence ao pai de Fael, integrante do famoso Bemba Trio, figura de décadas de venda de discos, quando trabalhava na antiga Aki Disco. Procure pela Banca do Percega na feira e encontre discos com muitas histórias.



BAZAR SOM TRÊS

Abarrotado de discos, o Bazar Som Três intimida pelo apinhamento de vinis, mas a dica é perguntar para o dono Haniel o que você procura ou o que gostaria de ouvir, que ele pode te dar um bom help. Destaque para os títulos de boa música brasileira.





PORTO ALEGRE


TAMBA DISCOS

Encontre discos dos mais variados discos em diversas caixas nesta loja, que vende ainda antiguidades e artigos relacionados ao futebol, como jogos de botão. Há ainda uma área reservada só para os mais diversos títulos de música clássica e erudito imagináveis.



Boca do Disco propõe uma boca livre nos mais variados gêneros musicais


BOCA DOS DISCOS

A Boca é o point, na rua Marechal Floriano, que há 30 anos faz boa curadoria, seleção e atendimento de discos usados, novos e raridades. Getulio, dono da loja, é figura folclórica da cena musical da capital gaúcha, conhecido por seu bom atendimento e sua participação como seletor em programas de rádio. O site da loja ainda tem uma rádio, que denota a boa ênfase da loja em títulos roqueiros.





BELÉM DO PARÁ



BANCA DO MAX

Garantia de bons e absurdos discos no meio do agito do Mercado Ver-O-Peso, a Banca do Max é destino turístico de DJs e diletantes musicais na cidade. Dedicado, Max sabe misturar títulos de disco, house e funk com muita coisa boa regional do Pará: carimbo, lambada, zouk e antiguidades. As visitas sempre rendem bons papos e aquisições, contam DJs, e o acervo da Banca do Max faz jus à pecha dançante da musicalidade paraense.

0 comentários:

LinkWithin