quinta-feira, 21 de julho de 2016

CLÁUDIO NUCCI, 60 ANOS


Sua relação com a música começou em 1967, como integrante de um grupo musical orientado pelo professor Reinaldo Leanza, no Colégio Culto à Ciência (SP). No ano seguinte, representou sua escola em um festival estudantil de música, obtendo o primeiro lugar com a marcha-rancho de sua autoria "Samba, flor, cabrocha e amor". Nos anos seguintes, dedicou-se ao estudo de violão. 

Em 1971, mudou-se para o Rio de Janeiro, cursando, com Mu Carvalho, Lobão, Zé Renato, Cláudio Infante e Zé Luís Oliveira, entre outros, o segundo grau no Colégio Rio de Janeiro. 

Entre 1972 e 1975, participou dos festivais promovidos pelo colégio, vencendo dois deles. Com um grupo de colegas da escola, viajou para Miami (EUA), apresentando-se em shows nesta cidade durante um mês. Freqüentou, na Pró-Arte, os cursos da professora Felícia Wang (teoria musical e percepção) e do professor Luíta (violão popular).

Iniciou sua carreira profissional em 1976, com o show "Pensamento de momento", acompanhado do Pessoal Levanta, grupo formado por Mu Carvalho (teclados), Fernando Barroso (violão e voz) e Zé Luís Oliveira (flauta), com composições próprias, sendo o roteiro e direção de Mauro Assumpção. O show foi realizado inicialmente na Aliança Francesa e, em seguida, acrescido da participação de Cláudio Infante (percussão), no Teatro Santa Rosa (RJ). Ainda nesse ano, teve registrada pela primeira vez uma canção de sua autoria, "Sapato velho" (com Mu Carvalho e Paulinho Tapajós), gravada pelo Quarteto em Cy.

De 1977 a 1979, fez parte, juntamente com Mario Adnet, Zé Luís Oliveira, Paulinho Soledade, Cláudio Infante, Márcio Resende e Ricardo Mará (Tetê), do grupo Semente, com o qual se apresentou em shows no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Paralelamente ao trabalho com este conjunto, formou, em 1978, com Zé Renato, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, do qual fez parte até 1980. 

Em 1979, sua carreira de compositor ganhou destaque com a gravação de suas músicas "Toada" (com Zé Renato e Juca Filho) e "Quem tem a viola" (com Zé Renato, Xico Chaves e Juca Filho), faixas do primeiro LP do Boca Livre. Ainda nesse ano, o grupo Roupa Nova relançou, com grande sucesso, sua canção "Sapato velho" (com Mu Carvalho e Paulinho Tapajós). 



Em 1980, desligando-se do Boca Livre, partiu para a carreira individual, gravando seu primeiro disco solo, um compacto simples contendo suas canções "Quero quero" (com Mauro Assumpção) e "Acontecência" (com Juca Filho). 

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP, "Clsudio Nucci", lançado pela EMI-Odeon. Participou, ainda, do Projeto Pixinguinha, ao lado de Nana Caymmi e João Bosco. 

Em 1982, teve seu LP lançado em Lisboa (Portugal) e apresentou-se em temporada de shows no Algarves (Portugal). Atuou ainda, como músico, com Nana Caymmi, e participou, ao lado de Danilo Caymmi, de um espetáculo realizado no Teatro Paiol, em Curitiba. Nesse mesmo ano, sua música "Meu silêncio" (c/ Luís Fernando Gonçalves), gravada por Nana Caymmi no disco "Mudança dos ventos", fez parte do repertório do show de Simone realizado no Canecão (RJ). 

Em 1983, a EMI-Odeon lançou "Volta e vai", segundo LP de sua carreira solo. Atuou, também, como produtor musical do disco "E a gente nem deu nome", de Nana Caymmi, e teve sua música "Aventureiro", em versão de Regina Werneck para a língua inglesa, gravada por César Camargo Mariano e Debby McGlendon, em Los Angeles (Califórnia, EUA). 

Participou, em 1984, do disco e especial infantil de televisão "Casa de brinquedos", de Toquinho e Vinicius de Moraes, e gravou seu terceiro LP, "Melhor de Três". Em seguida, formou, com Zé Renato, a dupla Claudio Nucci & Zé Renato, atuando com o parceiro até 1986. Neste ano, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista se juntaram à dupla, formando a banda Zil. 

Em 1987, retomou sua carreira individual, apresentando-se no SOB’s, em Nova York (EUA), e participou, como compositor, cantor e diretor musical, das peças "Amizade de rua" e "Estúdio Nagasaki", de Hamilton Vaz Pereira. Atuou, ainda, na produção e gravação do disco da banda Zil, lançado pela Continental no ano seguinte. 

Em 1988, apresentou-se em shows individuais e com outros artistas como Flávio Venturini, Marcos Viana, Túlio Mourão, Luli e Lucina, Nilson Chaves, Marco André, Eudes Fraga e Dudu Falcão, entre outros. 

Em 1990, sua canção "Song for a rainforest" (c/ Zé Renato), incluída no CD da banda Zil, lançado no mercado norte-americano, foi destaque em execução durante duas semanas, segundo a revista especializada Billboard. 

No ano seguinte, iniciou um trabalho didático-musical na Escola Parque (RJ), atuando durante quatro anos na criação e execução de projetos de musicalização para crianças e adolescentes. Participou, também, do disco de Iuri Popov, lançado pela Leblon Records. 

Em 1992, gravou duas faixas do songbook de Dorival Caymmi, produzido por Almir Chediak. Atuou, ainda, em shows, ao lado de Ithamara Koorax, e participou do CD "Simples e absurdo", de Guinga e Aldir Blanc, lançado pela gravadora Velas. 

Em 1993, participou dos discos de Robertinho Brant e Torrinho e gravou a faixa "Chorado", de Guinga, no CD "Brasileiro", de Sérgio Mendes, disco premiado com o Grammy na categoria World music" desse ano. Atuou, ainda, no CD "No Tom da Mangueira", produzido por Hermínio Bello de Carvalho, ao lado de Tom Jobim, Cartola, Carlos Cachaça e Paulinho da Viola, entre outros. 

Gravou, em 1994, no CD de Eudes Fraga, apresentando-se, com esse artista, nas cidades de Fortaleza e Belém, e ainda em temporada solo no Teatro Rival (RJ). Ministrou, também, workshop no Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam). 

Em 1995, participou, com Clara Sandroni, do songbook de Ary Barroso, indicado para o Prêmio Sharp como melhor disco na categoria MPB. Atuou, ainda, ao lado de Eliana Printes, no Projeto Pixinguinha, em shows pelo Sul do país. Gravou, ao lado do grupo vocal mineiro Nós e Voz, o CD "Ê boi", indicado para o Prêmio Sharp, como Melhor Cantor e Melhor Disco, na categoria regional. 


No ano seguinte, participou do Iº Encontro de Gravadoras e Artistas Independentes (Engai). Em seguida, apresentou-se, pelos projetos "Menu cultural", da Secretaria Municipal de Cultura, e "Happy hour", do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em shows realizados em diversas cidades do país. Desenvolveu o Projeto Gravando, constituído de workshops sobre produção musical e gravação de disco, na Universidade Gama Filho (RJ). 


Participou, em 1998, do disco "Boca Livre, 20 anos, convida", apresentando-se, com o grupo, no Teatro Rival (RJ) e no Palace (SP). Finalizou, ainda, o CD instrumental "Rio", em parceria com Márcio Resende e Alexandre Carvalho, com participação dos músicos Marcelo Martins, Proveta, Jorge Hélder, Jorjão e Tutty Moreno, entre outros. 

Como compositor, teve canções gravadas por Nana Caymmi, Emílio Santiago, Roupa Nova, César Camargo Mariano, Zizi Possi, Mario Adnet, Simone, Cauby Peixoto, Quarteto em Cy, Joyce, Pery Ribeiro e Olívia Hime, entre outros. Como intérprete, contou com arranjos musicais de Dori Caymmi, Jaques Morelenbaum, Gilson Peranzzetta, Wagner Tiso, Eduardo Souto Neto, César Camargo Mariano e Paulo Bellinati. 

Em 1999, gravou o CD "Casa da lua cheia", com participação de Guinga, Paulinho Moska e Paulo Bellinati, entre outros. Neste disco, gravou pela primeira vez suas canções "Sapato Velho" (com Mú Carvalho e Paulinho Tapajós) e "Toada" (c/ Zé Renato e Juca Filho), já lançadas em discos de outros artistas.

Em 2000, paralelamente à sua atuação como artista solista, voltou a integrar o conjunto Boca Livre, no lugar de Zé Renato.

Lançou, em 2004, o CD "Ao mestre, com carinho", contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi, em tributo ao 90º aniversário do compositor baiano.

Em 2012, participou, ao lado de Renato Braz e dos grupos Boca Livre e Cobra Coral, do espetáculo musical “Semente”, concebido e dirigido por Cáudia Brandão e Marcio Borges. Com arranjos assinados por Wagner Tiso, Maurício Maestro e Túlio Mourão, o espetáculo contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, da Companhia de Dança Palácio das Artes, de Helena Borges e do Coral Infanto-Juvenil Palácio das Artes.

Em 2013, apresentou-se no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.



Discografia Oficial

Boca Livre (1979)

Faixas:

01 - Quem Tem A Viola
02 - Toada (Na Direção Do Dia)
03 - Mistérios
04 - Boi
05 - Diana
06 - Ponta De Areia
07 - Feito Mistério
08 - Pedra Da Lua
09 - Barcarola Do São Francisco
10 - Fazenda
11 - Minha Terra



Compacto simples (1980)

Faixas:
01 - Quero-quero
02 - Acontecência



Claudio Nucci (1981)

Faixas:
01 - Levezinho
02 - Santo protetor
03 - Acontecência
04 - Valsa dos casais
05 - Prece
06 - Luz do dia
07 - Vontade de viver
08 - Asas a voar
09 - Gosto de mim
10 - Buscando o amor



Volta e vai (1983)

Faixas:
01 - Quatro vozes
02 - Amor aventureiro
03 - Volta e vai
04 - De cabeça no mundo
05 - Nossos caminhos
06 - Casa de morar
07 - Mundo velho
08 - Para colorir
09 - A invasão
10 - Cacos e pedaços



Melhor de três (1984)

Faixas:
01 - Santa Clara
02 - As coisas
03 - Melhor de três
04 - Oh! Minas Gerais
05 - Feira livre
06 - Na minha casa
07 - Me dá a mão
08 - Boitatá
09 - Duzíndio
10 - Os rios
11 - Mágicos
12 - Músicos


Pelo sim pelo não (Com Zé Renato) (1985) 

Faixas:
01 - Pelo sim pelo não
02 - Piano
03 - Toda luz
04 - Papo de passarim
05 - Atravessando a cidade
06 - A hora e a vez
07 - Quinhentas mais (Five hundred miles)
08 Macondo
09 - Mel da Ilha
10 - Manágua
11 - De nós



Zil (1987)

Faixas:
01 - Tupete
02 - Benefício
03 - Pegadas frescas
04 - Jequié
05 - Suíte gaúcha
06 - Ânima
07 - Maromba



Ê boi (1995)


Faixas:

01 - Aboio
02 - Vaca Estrela e Boi Fubá
03 - Correnteza
04 - Vide,Vida Marvada
05 - O Menino da Porteira
06 - Carro de Boi
07 - Boiadeiro
08 - Luz da Tarde
09 - Cadê o Boi 
10 - Mimoso
11 - Acalanto



Casa da lua cheia (1999) 

Faixas:
01 - Sapato velho
02 - Voz 
03 - Casa da lua cheia
04 - A porca torce o rabo no forrobodó
05 - Alegre menina
06 - Baião levado
07 - Meu silêncio

08 - Choro nordestino
09 - Toada
10 - Mar de mineiro
11 - Carro de boi
12 - Suíte dos bois:
Bela cigana
Bela mocidade
Som meio boi
13 - Raio de luar
Não tem choro nem viola
14 - Toca pra ver


Ao mestre, com carinho Ao mestre, com carinho (2004)

Faixas:
01 - Vatapá
02 - Sábado em Copacabana
03 - Só Louco
04 - O Dengo
05 -  ...Das Rosas
06 - A Vizinha Do Lado
07 - O Bem Do Mar
08 - Morena Do Mar
09 - Horas
10 - A Mãe D'Agua E a Menina
11 - Cala Boca, Menino
12 - Quem Vem Pra Beira Do Mar
13 - Maracangalha
14 - João Valentão



Noel, Nelson e Nucci (2012)

Faixas:
01 - Três Apitos
02 - Folha seca
03 - Polícia montada
04 - Conversa de botequim
05 - Minha Festa
06 - Noel
07 - Palpite Infeliz
08 - Quando eu me chamar saudade
09 - Metades
10 - Tarzan, o filho do alfaiate
11 - Cuidado com a outra
12 - Integridade


Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin