domingo, 1 de dezembro de 2013

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Em 2013 completa-se 30 anos que chegava às lojas de todo o país o primeiro álbum da cantora Telma Costa, artista que tornou-se nacionalmente conhecida através do duo com Chico Buarque

Por Bruno Negromonte





Antes do lançamento do seu primeiro LP a cantora Telma Costa chegou a participar de alguns projetos fonográficos como, por exemplo, no disco lançado por sua irmã, a consagrada compositora Sueli Costa na década de 1970, além de coros diversos em gravações de discos e shows de diversos nomes da MPB.

Nos anos de 1980, sacramentou-se como uma das grandes revelações da música brasileira ao acompanhar Chico Buarque no LP "Vida", dividindo com o prestigiado artista a canção "Eu te amo". Da lavra de Chico e Tom Jobim,  a belíssima canção ganhou projeção nacional entrando para o hall das maiores composições do repertório da dupla, alavancando de modo substancial a carreira da cantora que acabou recebendo o convite para ingressar no casting da gravadora Opus-Columbia. Esse convite gerou o único álbum da carreira da artista.

"Telma Costa" foi produzido por Max Pierre e contou com Dori Caymmi, César Camargo Mariano e Alberto Arantes nos arranjos. Além da participação de um time de músicos de primeira linha na tecitura da sonoridade ímpar que disco o disco apresenta. O disco é uma verdadeira obra-prima que conta com nomes como Luizão Maia, Robertinho Silva, Soraya Ravenle, Jaime Alem, Hélio Delmiro, Integrantes do Roupa Nova, Danilo Caymmi, Gilson Peranzzetta, Luiz Avelar entre outros.

Quando partimos então para as composições nos deparamos com outra constelação de primeira grandeza. São canções da lavra das duplas João Bosco e Aldir Blanc, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Ivan Lins e Vitor Martins, Tom Jobim, Danilo e Dori Caymmi, Paulo César Pinheiro entre outros. Uma verdadeira obra-prima que pela qualidade tornou-se atemporal. 


Faixas:
01­ - Coisa Feita (João Bosco - Aldir Blanc - Paulo Emílio)
02 - Lembra (Ivan Lins - Vitor Martins)
03 -  Ilusão (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)
04 - Fruta Boa (Fernando Brant - Milton Nascimento)
05 - Não Vale Mais Chorar (Toninho Horta - Ronaldo Bastos)
06 - Certeza Da Beleza (Caetano Veloso) (com Caetano Veloso)
07 - Adoração (Lisieux Costa - Tite de Lemos)
08 - Espelho Das Águas (Tom Jobim)
09 - Sem Dor (Danilo Caymmi - Helena Jobim)
10 - Chuá...Chuá (Ary Pavão - Pedro Sá Pereira)

0 comentários:

LinkWithin