quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

LAURO MAIA, 100 ANOS

Por José Teles


Falecido, em 1950, aos 37 anos, de tuberculose, o cearense Lauro Maia completaria cem anos no último dia 06 de novembro. Um centenário pouco lembrado. Apenas os jornais de Fortaleza deram destaque à data. Lauro Maia foi um criador, ou pelo menos estilizador, de um ritmo nordestino, o balanceio e, por pouco, não se tornou o primeiro grande parceiro de Luiz Gonzaga.

Quando Gonzagão pensou em uma parceria para trabalhar os muitos ritmos que trouxe do Nordeste, o primeiro que procurou foi Lauro Maia, já um compositor respeitado, Composições de Maia foram sucesso com Orlando Silva, Quatro Ases e Um Curinga, Marlene, Carmélia Alves, Gilbeto Milfont, Demônios da Garoa, entre várias outras estrelas da era do rádio.

Lauro Maia, no entanto, debilitado pela doença que o mataria, indicou a Luiz Gonzaga seu cunnhado, um compositor ainda pouco conhecido chamado Humberto Teixeira. O resto é história.

Ele também entrou para outra história, a da bossa nova, quando teve a sua Trem de ferro incluída por João Gilberto em seu álbum de estreia (“O trem, blim blão/ blim,blão/vai saindo da estação”). Entre os que gravaram Lauro Maia mais recentemente estão Elba Ramalho, Boca Livre, Ednardo, Fagner e Banda Mastruz com Leite.

Confiram Trem de ferro, de Lauro Maia, com os Quatro Ases e um Curinga:


0 comentários:

LinkWithin