segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PAUTA MUSICAL: LEO PERACCHI - MESTRE DA INSTRUMENTAÇÃO MODERNA BRASILEIRA

Por Laura Macedo



Leo Peracchi (30/9/1911 - 16/1/1993) atuou como regente, pianista, professor e compositor, tornando-se um dos grandes Mestres da Instrumentação Moderna Brasileira.

Sua atuação como professor foi, junto à de regente-arranjador, uma constante em toda a sua vida. Ensinava principalmente harmonia, composição, arranjo e orquestração. Leo Peracchi teve enorme importância como formador de músicos e incentivador de jovens artistas brasileiros.

Era amigo de Villa-Lobos, que o solicitava para ler no piano novas partituras orquestrais. Um belo dia levou Tom Jobim para conhecê-lo - a história deste encontro, e das conversas entre os três, foi mais tarde contada por Tom em diversas oportunidades.

Segundo Eduardo Gudin, Tom era muito reservado no que dizia respeito aos seus estudos musicais. Isso sempre foi um mistério na sua biografia. Chega a ser lacônico, só mudava quando pronunciava o nome de Leo Peracchi: “Aí eu chamava meu professor Leo Peracchi. O Leo sabe tudo.” (palavras de Tom Jobim em seu último especial para a TV Cultura).

O importante é que o público tenha a oportunidade de apreciar a estética da sua obra de Leo Peracchi, para que, enfim, se faça justiça a este gênio da batuta. Saiba Mais, AQUI.

0 comentários:

LinkWithin