Por Laura Macedo
Os saudosistas poderão assistir, com narrativa do grande Mário Lago, o episódio - “Um caso de atirador de punhais” -, nos dois vídeos disponibilizados.
O mais famoso herói da Rádio Nacional era, sem dúvida, Jerônimo, um caubói que lutava pelos fracos e oprimidos nos sertões brasileiros idealizado, em 1953, por Moisés Weltman.
As aventuras de Jerônimo, vivido na Rádio Nacional pelo radioator Milton Rangel, eletrizavam a garotada, seu público alvo. Sempre acompanhado do Moleque Saci (Cauê Filho) e por sua eterna noiva Aninha (Dulce Martins), o nosso herói tinha alguns inimigos de carteirinha, como o Caveira e o Cobra.
Jerônimo permaneceu no ar por exatos 14 anos, trocando socos e tiros com seus inimigos, ao longo de 3.276 capítulos.
O número 1 de, “Jerônimo - o herói do sertão”, chegou às bancas em julho de 1957. Todas as revistas em quadrinhos são, hoje, raridades disputadas por colecionadores, bem como o LP Jerônimo – o herói do sertão (selo Columbia), no qual se pode ouvir a bela toada de Getúlio Macedo/Lourival Faissal: “Quem passar pelo sertão / Vai ouvir alguém falar / No herói desta canção / Que eu venho aqui cantar Se é pro bem vai encontrar / Um Jerônimo protetor / Se é pro mal vai enfrentar / Um Jerônimo lutador".
Fonte: Almanaque da Rádio Nacional.
0 comentários:
Postar um comentário