segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PAUTA MUSICAL: GUILHERME DE BRITO - LIRISMO A FLOR DA PELE

Por Laura Macedo



Guilherme de Brito (3/1/1922 - 26/4/2006) formou com Nelson Cavaquinho uma dupla de compositores de amargo lirismo que produziu letras eternas, de profunda poesia sobre a morte, a dor, a saudade e o amor.

A parceria, fundamental para a própria história do samba, criou obras-primas como, "Folhas secas", "Pranto de poeta", "Quando eu me chamar saudade", "O bem e o mal", "Me esquece", “Pranto de poeta”, e muitas outras.

"Sérgio Porto considerava os versos iniciais de 'A Flor e o Espinho' uma das mais belas imagens de nosso cancioneiro: 'Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com minha dor'”. Na verdade, esses versos - que são de Guilherme de Brito - ficaram tão famosos, que se tornaram uma espécie de marca registrada da obra de... Nelson Cavaquinho, que é autor somente da melodia". A parceria da música ainda é dividida com Alcides Caminha.

A maioria das composições da dupla Guilherme de Brito fez sempre as letras e Nelson Cavaquinho as melodias.

0 comentários:

LinkWithin