terça-feira, 23 de maio de 2017

10 ANOS SEM MARINÊS

Resultado de imagem para marines forro

Seu pai, filho de índios Ariús, era seresteiro e a mãe foi cantora de igreja. Aos 10 anos de idade começou a participar de programas de calouros, tendo chegado a competir num deles, com o também ainda menino Genival Lacerda. Foi casada com o sanfoneiro e produtor Abdias, com quem se casou aos 14 anos. Depois de premiada com um sabonete numa retreta de rua, espécie de concurso de calouros ao ar livre, no bairro da Liberdade, onde morava, resolveu inscrever-se num programa de calouros na rádio local e, para fugir da vigilância dos pais, acrescentou o Maria ao seu nome. Ao ser anunciada no concurso, o locutor acabou por chamá-la de Marinês, e ela, gostando, adotou o nome artístico. Em 1949 formou com o marido Abdias o Casal da Alegria. Em seguida, o casal juntou-se ao zabumbeiro Cacau e formou um trio. Este trio, no começo dos anos 50, passou a atuar como a Patrulha de Choque do Rei do Baião, especializada em realizar apresentações nas praças das cidades onde Luiz Gonzaga iria tocar, interpretando músicas do seu repertório, anunciando sua chegada nas cidades do interior do Nordeste, num trabalho feito espontaneamente. Seu encontro com o Rei do Baião deu-se na cidade de Propriá, em Sergipe, apresentados pelo prefeito da cidade, Pedro Chaves. Na mesma noite do dia em que se conheceram, fizeram um show juntos. Com o apoio de Luiz Gonzaga, que lhe ensinou o xaxado, a carreira de Marinês ganhou impulso, sendo então batizada de "A Rainha do Xaxado". Gravou seu primeiro disco em 1956, lançado no ano seguinte pela Sinter, apresentando-se como Marinês e sua Gente. Gravou na ocasião, a quadrilha "Quadrilha é bom", de Zé Dantas e o xaxado "Quero ver xaxar", de João do Vale, Antonio Correia e Leopoldo Silveira Junior.



Em 1957, gravou dois grandes sucessos, os xotes "Peba na pimenta", de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera e "Pisa na fulô", de João do Vale, Ernesto Pires e Silveira Jr., que foram posteriormente regravados por inúmeros artistas. No mesmo ano, lançou o xaxado "Xaxado da Paraíba", de Reinaldo Costa e Juvenal Lopes e o xote "O arraiá do Tibiri", de João do Vale e Silveira Jr. Ainda nessa época, a convite de Luiz Gonzaga, vão para o Rio de Janeiro, onde se apresentaram no programa "Caleidoscópio", na Rádio Tupi. Em 1958, gravou de Rosil Cavalcânti os baiões "Aquarela nordestina" e "Saudade de Campina Grande". Gravou ainda, de Gordurinha e Wilson de Morais, o baião "Perigo de morte". No mesmo ano participou do filme "Rico ri à toa", de Roberto Faria. Em 1959, gravou de Antônio Barros e Silveira Jr. o baião "Velho ditado" e o xote "Marieta". Em 1960, gravou da mesma dupla o baião "Mais um pau-de-arara" e o chótis "Balanço da saudade". No mesmo ano, transferiu-se para a RCA Victor, onde lançou, de Reinaldo Costa e Juvenal Lopes, o xote "Viúva nova" e, de Onildo Almeida, o xaxado "História de Lampeão". Gravou ainda, de Zé Dantas e Joaquim Lima, a polca "Chegou São João". No mesmo ano recebeu o troféu Euterpe no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, como a melhor cantora regional. Em 1961, gravou os cocos "Gírias do Norte", de Jacinto Silva e Onildo Almeida e "Cadê o Peba", de Zé Dantas. No mesmo ano, gravou a moda de roda "Marinheiro", de motivo popular com arranjos de Onildo Almeida e o coco de roda "No terreiro da Usina", de Zé Dantas. Gravou ainda o LP "Outra vez Marinês", que lhe rendeu um segundo troféu Euterpe, além de ter obtido o prêmio de melhor vendagem. Em 1962, gravou, de Onildo Almeida, as modas de roda "Siriri, sirirá" e "Meu beija-flor". No mesmo ano, gravou de João do Vale e José Batista o xote "Xote de Pirira" e de João do Vale e Oscar Moss o coco "Gavião".



Em 1963, gravou as modas de roda "Balanceio da usina", de Abdias Filho e João do Vale, e "Pisei no liro", de Juvenal Lopes. No mesmo ano, gravou, de João do Vale e B. de Aquino, o xote "Xote melubico" e o baião "Macaco véio". Em 1984 apresentou-se em diversos shows em teatros da periferia do Rio de Janeiro dentro do projeto Pixinguinha, além de fazer participações especiais em discos do conjunto The Fevers e de Zé Ramalho. Em 1986, lançou o LP "Marinês e sua Gente - Tô chegando", com a participação especial de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jorge de Altinho. Com Luiz Gonzaga, interpretou "Tá virando emprego", de Luiz Gonzaga e João Silva, com Dominguinhos, "Agarradinho", de Michael Sullivan e Paulo Massadas, com Gilberto Gil, "Doida por uma folia", do próprio Gil e "Quatro cravos", de Jarbas Mariz e Cátia de França, e com Jorge de Altinho, "Jeito manhoso", de Nando Cordel. Em 1987, gravou pela RCA Victor o LP "Balaio de paixão", interpretando, entre outras, as composições "Tô doida pra provar do teu amor", de Nando Cordel, "Fulô da goiabeira", de Anastácia e Liane, "Novinho no leite", de Nando Cordel e "Feitiço", de Jorge de Altinho. Em 1988 estreou na Continental com o disco "Feito com amor", onde regravou sucessos dedicados à festas juninas. Recebeu discos de ouro com "A dama do Nordeste" e "Bate coração". Gravou diversas músicas consideradas apimentadas e que mexeram com a moral da época, como "Peba na pimenta" e "Pisa na fulô", de João do Vale, "Cadarço de sapato", "Xote da Pipira" e "Viúva nova", entre outras. Devido a essas gravações, chegou a ter problemas com os meios católicos do país, tendo ocorrido casos de padres que durante as missas pediam aos fiéis para não comprarem seus discos, como foi o caso de "Peba na pimenta". Com a separação do marido e produtor Abdias, ficou alguns anos sem gravar; ainda sim, lançou cerca de 30 discos, entre 78 rpm, LPs e CDs. Dentre os seus LPs, estão "Nordeste valente", "Balaiando" e "Cantando pra valer". Em 1995, lançou o CD "Marinês cidadã do mundo". Ainda nos anos 1990, participou do disco de forró lançado por Raimundo Fagner. Em 1998, com produção da cantora Elba Ramalho, lançou pela BMG o CD "Marinês e sua Gente", contando com a participação de importantes nomes da Música Popular Brasileira contemporânea, quase todos do Nordeste. Uma das faixas de destaque é o dueto com Alceu Valença em "Pelas ruas que andei", do cantor e compositor pernambucano. No mesmo ano, a Copacabana/EMI lançou uma coletânea de seus sucessos remasterizados na série "Raízes Nordestinas". Foi a primeira mulher a formar um grupo de forró. Em 2000 teve CD lançado pela BMG dentro da série "Eu só quero um forró", no qual contou com as participações especiais de Gilberto Gil na música "Quatro cravos" e Alceu Valença em "Pelas ruas que andei". Faleceu em 2007, vítima de um acidente vascular cerebral que foi acometida um mês antes de sua morte.


Discografia Oficial

78 RPM (MAI/1956)
Faixas:
01 - Mané e Zabé (Luiz Gonzaga / Zé Dantas) - Marinês e Luiz Gonzaga 
02 - Lenda de São João (Luiz Gonzaga / Zé Dantas) - Luiz Gonzaga


78 RPM (ABR/1957)
Faixas:
01 - Quadrilha É Bom (Zé Dantas)
02 - Quero Ver Xaxar (Antônio Correia - João do Vale - Leopoldo Silveira Jr.)


78 RPM (SET/1957)
Faixas:
01 - Peba Na Pimenta (Adelino Rivera - José Batista - João do Vale) 
02 - Pisa Na Fulô (Silveira Júnior - Ernesto Pires - João do Vale)


78 RPM (1957)
Faixas:
01 - Xaxado Da Paraíba (Reinaldo Costa - Juvenal Lopes) 
02 - O Arraiá Do Tibiri (Silveira Júnior - João do Vale)


Vamos Xaxar com Marinês e Sua Gente (1957)

Faixas:
01 - Quando a Terra Tá Moiada (Zé Dantas)
02 - Que Coco É Esse (Ricardo Lima Tavares "maruim")
03 - Peba na Pimenta (João do Vale - José Batista - Adelino Rivera) 
04 - Quero Ver Xaxar (João do Vale - Antônio Correia - Silveira Júnior)
05 - Quadrilha É Bom (Zé Dantas) 
06 - Segredo do Sertanejo (João do Vale - José Cândido) 
07 - Pisa na Fulô (João do Vale - Silveira Júnior - Ernesto Pires) 
08 - É Sempre Assim (Tito Mendes - Caubi Melo)


78 RPM (Sinter) (1957)
Faixas:
01 - Xem Nhem Nhem (Zé Dantas)
02 - Muié Feia (Zé Dantas)


78 RPM (Sinter) (1958)

Faixas:

01 - Aquarela Nordestina (Rosil Cavalcanti) 

02 - Saudade De Campina Grande (Rosil Cavalcanti)


Compacto (Sinter) (1959)

Faixas:

01 - Oito Da Conceição (Gordurinha)

02 - Coco Rebolador (Antônio Barros - Silveira Júnior)

03 - Mais Um Pau-de-arara (Antônio Barros - Silveira Júnior)
04 - Balanço Da Saudade (Antônio Barros - Silveira Júnior)


Aquarela Nordestina (1959)

Faixas:
01 - Xaxado da Paraíba (Reinaldo Costa - Juvenal Lopes)
02 - Maria Aurora (João do Vale - Silveira Júnior)
03 - Cristo do Monte (Wilton Franco - Osmar Navarro)
04 - Aquarela Nordestina (Rosil Cavalcanti)
05 - Pisa na Fulô (João do Vale - Silveira Júnior - Ernesto Pires)
06 - Que Coco É Esse (Ricardo Lima Tavares "maruim")
07 - Quando o Inverno Chega (Zé Dantas)
08 - O Arraiá do Tibiri (João do Vale - Silveira Júnior)
09 - É Tamanduá (Jair Silva - Jadir Ambrósio)
10 - Saudades de Campina Grande (Rosil Cavalcanti)
11 - O Menino do Pirulito (João do Vale - Adelino Rivera)
12 - Segredos do Sertanejo (João do Vale - José Cândido)


78 RPM (1958)
Faixas:
01 - Menina Nova (Onildo Almeida) 
02 - Perigo De Morte (Gordurinha - Wilson de Morais)


78 RPM (NOV/1959)
Faixas:
01 - Marieta (Silveira Júnior - Antônio Barros) 
02 - Velho Ditado (Antônio Barros - Silveira Júnior)


Marinês e Sua Gente (1960)
Faixas:
1 - História de Lampião (Onildo Almeida)
2 - Povo Bravo (Onildo Almeida / Wilson Rocha)
3 - Trem da Central (Gordurinha / Mary Monteiro)
4 - A Banda do Zé (Antônio Barros / Adelino Rivera)
5 - Carestia (Onildo Almeida)
6 - Viúva Nova (Reinaldo Costa / Juvenal Lopes)
7 - Chegou São João (Zé Dantas / Joaquim Lima)
8 - Do Lado de Lá (Antônio Barros / Adelino Rivera)
9 - Alô Paraíba (Gordurinha / Mary Monteiro)
10 - Os Óio de Anabela (João do Vale / Julinho)
11 - Saudade do Nordeste (Antônio Barros / Aleixo Ourique)
12 - Depois da Asa Branca (Antônio Barros)


78 RPM (Sinter) (MAI/1960)
Faixas:

01 - Mais Um Pau-de-arara (Silveira Júnior - Antônio Barros) 
02 - Balanço Da Saudade (Antônio Barros - Silveira Júnior)


78 RPM (MAR/1960)
Faixas:
01 - Viúva Nova (Juvenal Lopes - Reinaldo Costa) 
02 - História De Lampião (Onildo Almeida)


78 RPM (JUN/1960)
Faixas:
01 - Chegou São João (Joaquim Lima - Zé Dantas) 
02 - A Banda Do Zé (Antônio Barros)


78 RPM (SET/1960)
Faixas:
01 - Saudade Do Nordeste (Aleixo Ourique - Antônio Barros) 
02 - Depois Da Asa Branca (Antônio Barros)


78 RPM (NOV/1960)
Faixas:
01 - Nova Geração (Zaccarias - Abdias Filho)
02 - Lá Choveu (Reinaldo Costa)


1961 - O Nordeste e seu ritmo (RCA Victor)
01 - Gírias do Norte (Jacinto Silva - Onildo Almeida)
02 - Vamos Refungá (José Batista - Flora Mattos)
03 - Meu Sacrifício (Antônio Barros - Silveira Júnior)
04 - Dona Fortuna (Jota Reis / Airton Amorim - Zé da Zilda)
05 - Cadê o Peba (Zé Dantas)
06 - Vamos Faxiar (Antônio Barros - Silveira Júnior)
07 - Marinheiro (Tradicional - Adpt. Onildo Almeida)
08 - Felicidade de Sertanejo (Onildo Almeida)
09 - Decepção (Antônio Barros - Silveira Júnior)
10 - Mossoró (Abdias Filho - Antônio Barros)
11 - Vontade de Xaxá (José Batista - Flora Mattos)
12 - Boi de Touca (Jaime Florence "Meira" - Orlando Silveira - M. Lima)


78 RPM (MAR/1961)
Faixas:
01 - Gírias Do Norte (Onildo Almeida - Jacinto Silva) 
02 - Cadê O Peba (Zé Dantas)


78 RPM (MAI/1961)
Faixas:
01 - Coco de roda (Zé Dantas)
02 - Marinheiro (Motivo popular / Adaptação: Onildo Almeida)


78 RPM (1961)
Faixas:
01 - No terreiro da Usina (Zé Dantas) 
02 - Marinheiro (Motivo popular / Adaptação: Onildo Almeida)


78 RPM (1961)
Faixas:
01 - Maria Chiquinha (Guilherme Figueiredo - Geysa Bôscoli) (Com Luís Cláudio)
02 - Corina (Zé Dantas)


 78 RPM (1962)
Faixas:
01 - Siriri Sirirá (Onildo Almeida) 
02 - Meu Beija Flor (Onildo Almeida)


78 RPM (1962)
Faixas:
01 - Xote Da Pipira (João do Vale - José Batista) 
02 - Gavião (Oscar Moss - João do Vale)


Outra Vez, Marinês (1962)
Faixas:
01 - Siriri Sirirá (Onildo Almeida)
02 - Maria Chiquinha (Guilherme Figueiredo - Geysa Bôscoli) (Com Luis Cláudio)
03 - Crochê (J. Ferreira / João do Vale)
04 - O Bom Que o Coco Tem (Zé Dantas)
05 - Voz Geral (João do Vale - Ari Monteiro)
06 - Tomada de Mossoró (Ari Monteiro - José Batista)
07 - Meu Beija-flor (Onildo Almeida)
08 - Toada da Saudade (Onildo Almeida)
09 - Baião de Viola (João do Vale - Flora Mattos)
10 - Xote da Pipira (João do Vale - José Batista)
11 - Corina (Zé Dantas)
12 - Gavião (João do Vale - Oscar Moss)


78 RPM (1963)
Faixas:
01 - Balancêro Da Usina (Abdias Filho - João do Vale) 
02 - Pisei No Liro (Juvenal Lopes)


78 RPM (1963)
Faixas:
01 - Xote Melubico (João do Vale - J. B. Aquino) 
02 - Macaco Véio (J. B. Aquino - João do Vale)


Coisas do Norte (1963)

Faixas:
01 - Balancero da Usina (Abdias Filho - João do Vale)
02 - Coisas do Norte (Rosil Cavalcanti - João do Vale)
03 - Sanharó (João do Vale - Luis Guimarães)
04 - Sá Dona (João do Vale - Luis Guimarães)
05 - Macaco Véio (João do Vale - J. B. de Aquino)
06 - É Pra Xaxá (Ari Monteiro - Domingos José)
07 - Pisei no Liro (Juvenal Lopes)
08 - Xote Melubico (João do Vale - J. B. de Aquino)
09 - Deixei Minha Terra (João do Vale - Sebastião Rodrigues)
10 - Nasci no Interior (Antônio Barros)
11 - Quatro Fia Fême (João do Vale - Ari Monteiro)
12 - Ô Racha Ou Fachêa (Sebastião Rodrigues - Eraldo Monteiro)


Compacto (RCA Victor)

Faixas:
01 - Sanharó (João do Vale - Luis Guimarães)
02 - Deixei Minha Terra (João do Vale - Sebastião Rodrigues)
03 - Quatro Fia Fême (João do Vale - Ari Monteiro)
04 - Nasci no Interior (Antônio Barros)


Siu, siu, siu (1964)
Faixas:
01 - Valsa Nenê (Jacinto Silva - Abdias Filho)
02 - Clareou (João Silva - Zé Araújo)
03 - Meu Matulão (Antônio Barros)
04 - Profecia do Padre Cícero (Jacinto Silva - Onildo Almeida)
05 - Sertanejo Retirante (Onildo Almeida)
06 - Rainha do Xaxado (Antônio Barros)
07 - Siu Siu Siu (Onildo Almeida)
08 - Jerimum de Gogo (João Silva - J. B. de Aquino)
09 - Curandeiro (Rosil Cavalcanti)
10 - O Passo do Arigó (João Silva - Sebastião Rodrigues)
11 - Chuvada no Norte (João Silva - J. B. de Aquino)
12 - Pobre de Amor (Antônio Barros)


Centenário de Campina Grande (Compacto) (1964)

Faixas:
01 - Queixas Do Norte - Luiz Gonzaga
02 - Tropeiro Da Borborema - Luiz Gonzaga
03 - Campina Grande Centenária - Marinês
04 - Saudade De Campina Grande - Marinês


Compacto (RCA Victor)
Faixas:
01 - Valsa Nenê (Jacinto Silva - Abdias Filho)
02 - Siu Siu Siu (Onildo Almeida)


Maria Coisa (1965)

Faixas:
01 - Minho Novo (João Silva - Pássaro Triste)
02 - Maria Coisa (João do Vale - Sebastião Rodrigues)
03 - Feira de Caruaru Nº 2 (Onildo Almeida)
04 - Sou Retirante (João Silva - Sebastião Rodrigues)
05 - Caboclo Sertanejo (Onildo Almeida)
06 - Vendendo Xaxado (Antônio Barros)
07 - Meu Benzinho (Onildo Almeida)
08 - Carne de Sol (Onildo Almeida)
09 - Mais Que Saudade (Antônio Barros)
10 - Casa de Farinha (João Silva - K-Boclinho)
11 - Surruzada (João Silva - J. B. de Aquino)
12 - Baraúna (Antônio Barros)


Compacto (1965)
Faixas:
01 - Minho Novo (João Silva - Pássaro Triste)
02 - Meu Benzinho (Onildo Almeida)


Compacto (RCA Victor)
Faixas:
01 - Maria Coisa (João do Vale - Sebastião Rodrigues)
02 - Carne de Sol (Onildo Almeida)


Meu benzim (1966)

Faixas:
01 - É Amor É Saudade (Onildo Almeida)
02 - Tesourão (João Silva - Manoel Euzébio)
03 - Ingazeira da Saudade (João Silva - Albuquerque)
04 - Pica-pau (João Silva - Rangel)
05 - Meu Benzim (Luis Guimarães)
06 - Rei do Cangaço (Onildo Almeida - Agripino Aroeira)
07 - Minha Açucena (Onildo Almeida)
08 - A Volta do Baião (João Silva - K-Boclinho)
09 - Despedida de Amargar (João do Vale - Luis Guimarães)
10 - Macaco de Cheiro (João Silva - José Pereira)
11 - Se a Polícia Chegar (Onildo Almeida)
12 - Xavier e Seu Forró (João Silva - Sebastião Rodrigues)


Compacto (RCA Victor)
Faixas:
01 - Tesourão (João Silva - Manoel Euzébio)
02 - A Volta do Baião (João Silva - K-Boclinho)


Compacto (1966)
Faixas:
01 - Disparada (Geraldo Vandré - Theo de Barros)
02 - Menino Não Me Arremede (J. Cavalcanti - Venâncio)


Marinês (1967) 
Faixas:
01 - Eu Chego Lá (João do Vale - Abel Silva)
02 - Aboio (Gilberto Gil - Capinan)
03 - Vivendo e Aprendendo (Italúcia - Anastácia)
04 - Triste Despedida (João Silva - Geraldo Nunes)
05 - Assim Nasceu o Xaxado (Onildo Almeida - Agripino Aroeira)
06 - Súplica Nordestina (Airão Reis / Cassiano - Niquinho)
07 - Procissão (Gilberto Gil)
08 - Vento de Maio (Gilberto Gil - Torquato Neto)
09 - Viramundo (Gilberto Gil - Capinan)
10 - Mutirão (Sergio Ricardo)
11 - Mãe Sertaneja (Reinaldo Costa - Juvenal Lopes)
12 - Caatingueira (Onildo Almeida - José Maria de Assis)


Compacto (1967)
Faixas:
01 - O Sol Nasceu (Onildo Almeida)
02 - Rosa Amarela (Onildo Almeida)


Mandacarú (1968) 

Faixas:
01 - Ora Viva São João (Antônio Barros)
02 - É no Balanço do Mar (Antônio Barros)
03 - O Sininho do Amor (Altamiro Carrilho - Ribeiro Valente)
04 - Fartura no Nordeste (Antônio Bezerra - D. Castro)
05 - Matuto (Onildo Almeida)
06 - Urubu Tá Com Raiva do Boi (Geraldo Nunes - Venâncio)
07 - Tara-ra-ra (Onildo Almeida)
08 - Sete Punhá (Mário Tupinambá - José Jesus)
09 - Tema de Amor (Geraldo Nunes - Venâncio)
10 - Amor É Mais Amor (Dilson Dória - Jacinto Silva)
11 - Cantiga de Viola (Onildo Almeida)
12 - Aproveita Pessoá (Juvenal Lopes)


Vamos rodar roda (1969)

Faixas:
01 - Vamos Rodar Roda (Antônio Barros)
02 - Guerra e Paz (Antônio Barros)
03 - Qui Nem Jiló (Humberto Teixeira - Luis Gonzaga)
04 - Diz Que Sim Diz Que Não (Antônio Barros)
05 - Brincar de Amor (Antônio Barros)
06 - Juazeiro (Humberto Teixeira - Luis Gonzaga)
07 - Olê Lê Viva São João (Antônio Barros)
08 - Carreiro Boi (Antônio Barros)
09 - Baião Granfino (Luis Gonzaga - Marcos Valentim)
10 - A Volta (Luis Queiroga)
11 - Mal Que Veio Pra Bem (Geraldo Nunes)
12 - Você Quer o Que (Antônio Barros)


Sonhando com meu bem (1970) 
Faixas:
01 - Vai Meu Balão (Antônio Barros)
02 - Terra Santa (Riachão - Osvaldo Oliveira)
03 - Quadrilha do Amor (Antônio Barros)
04 - Coração Sofredor (Antônio Barros)
05 - O Nome Disso É Paz (René Bittencourt - Francisco Xavier)
06 - Um Mundo de Amor (Dominguinhos - Anastácia)
07 - Queima Fogueira (Onildo Almeida)
08 - Indecisão (Onildo Almeida - José Maria de Assis)
09 - Sonhando Com Meu Bem (Zito de Souza)
10 - Chegou o Verão (J. B. de Aquino - J. B. Leão)
11 - Largo do Pelourinho (J. Cavalcanti - De Castro)
12 - De Amor Eu Morrerei (Dominguinhos - Anastácia)


Na peneira do amor (CBS) (1971)

Faixas:
01 - Roda no Escuro (Florival Ferreira)
02 - O Que Será de Nós (Antônio Barros)
03 - Nem Falta Me Fêz (Amadeu Macedo)
04 - Amor Sem Fim (J. B. de Aquino - Antônio Barros)
05 - E a Seca Continua (D. Martins)
06 - Desse Jeito Não Dá Pé (Antônio Barros)
07 - Bem Melhor É Brincar (Zé Pretinho da Bahia - Lindolfo Barbosa)
08 - Nosso Amor Foi Uma Aposta (Antônio Barros)
09 - Eu Vi Sim (Dominguinhos - Anastácia)
10 - Na Peneira do Amor (J. B. de Aquino - Sebastião Rodrigues)
11 - Me Deixe na Lama (Antônio Barros)
12 - Amor Que Nasceu (Antônio Barros)


Canção da fé (1972)

Faixas:
01 - Sem Vergonheira (Antônio Carlos Pinto - Jocafi)
02 - Deu Cupim no Nosso Amor (Rossini Pinto)
03 - Canção da Fé (Janduhy Finizola)
04 - Achê de Afonjá (Zito de Souza - Toninho)
05 - Campina Grande (José Orlando)
06 - Advinhação (Aldemar Paiva)
07 - Camacará Lenhador (Zito de Souza - Marco Antônio)
08 - O Amor de Severino (Severino Ramos)
09 - Vitalino (Onildo Almeida)
10 - Até Minha Vida (Anastácia - Dominguinhos)
11 - Nem de Noite Nem de Dia (Severino Ramos - Arthur Villarinho)
12 - Olê Laurindo (Luis Queiroga)


Só pra machucar (1973)

Faixas:
01 - Nova Jerusalém (Janduhy Finizola)
02 - Bananeira Mangará (Janduhy Finizola)
03 - Cerca Velha (Janduhy Finizola)
04 - É Tempo de Voltar (Dominguinhos - Anastácia)
05 - Cheguei Pra Ficar (Anastácia - Dominguinhos)
06 - Eu Quero Um Xodó (Anastácia - Dominguinhos)
07 - Amanhecendo (Luis Queiroga)
08 - Meu Carirí (Rosil Cavalcanti - Dilú Mello)
09 - Só Pra Machucar (Onildo Almeida)
10 - Recordação (Reinaldo Costa)
11 - Maranhão Pra Fente (José Maria Viana)
12 - Matando na Unha (Anastácia - Dominguinhos)


A dama do Nordeste (1974)

Faixas:
01 - Vê Se Vê (Rubão Sabino - Tibério Gaspar)
02 - O Amor Morreu (Dominguinhos - Anastácia)
03 - Romaria (Piska)
04 - Carinhoso (Pixinguinha - João de Barro)
05 - Flor de Laranjeira (Marinês)
06 - Chore e Namore (Pedro Paulo - Othon Russo)
07 - Janaina (Dominguinhos - Anastácia)
08 - Mensagem da Flor (Mara Guedes)
09 - Sá Dona (Roberto Gomes - Roberto Araújo)
10 - Com a Faca e o Queijo na Mão (Castro - Oliveira)
11 - Evolução (Tony Damito - Gilliat Pinto)
12 - Não Vou Me Conformar (Carmelo da Costa - Marinês)


Compacto (1974)
Faixas:
01 - Romaria (Piska)
02 - Mensagem da Flor (Mara Guedes)


A volta da cangaceira (1975)

Faixas:
01 - Ladeira do Penar (Anastácia - Dominguinhos)
02 - Sanfoneiro Pé de Serra (Anastácia - Dominguinhos)
03 - Tudo É Bom e Nada Presta (Cecéu)
04 - Teu Amor É Uma Chama (Antônio Barros)
05 - Não Cheguei Pro Seu Nariz (Cecéu)
06 - Tema do Juízo Final (Antônio Barros)
07 - São João Bonito (Anastácia - Dominguinhos)
08 - Caçador de Tatú (Cecéu - Carrapeta)
09 - Paxá de Meia Tijela (Jota Lima)
10 - Carimbó do Marajó (Aloísio - Toninha)
11 - Cada Lado Um Galho (Brito Lucena - Ademar Caetano)


Nordeste valente (1976)

Faixas:
01 - Nordeste Valente (João Silva - J. B. de Aquino)
02 - Casa de Marimbondo (Djalma Leonardo - Antônio Barros)
03 - Carimbó de Vovó Sinhá (Naldo Aguiar)
04 - Flor de Croatá (João Silva - Raimundo Evangelista)
05 - Sou o Estopim (Antônio Barros)
06 - Mundo Louvado (Oniel de Oliveira)
07 - No Laço do Carimbó (Naldo Aguiar)
08 - Você Me Machucou (Kim de Oly - André Araújo)
09 - Mestre Mundo (Julinho - Luis Bandeira)
10 - Nosso Amor Está Morrendo (Antônio Barros)
11 - Maracá de Menino (Assisão)
12 - Como Vai Passando (Cecéu - Ademar Caetano)


Balaiando (1977)

Faixas:
01 - Explosão (Tarcisio Capistrano)
02 - Saci Pererê (Tarcisio Capistrano)
03 - Juremê (Chico Xavier - Nem)
04 - Esquinado (Tarcisio Capistrano)
05 - Sertanejo Feliz (Antônio Carlos - Tarcisio Capistrano)
06 - Coqueiro Seco (Tarcisio Capistrano)
07 - Balaiando (Tarcisio Capistrano)
08 - Cantando Feito Cigarra (Vital Farias)
09 - Pai Xangô (Tarcisio Capistrano)
10 - Bendito Seja (Alba)
11 - Vingança de Amor (Tarcisio Capistrano)
12 - Chico Tuiu (Vital Farias)


Cantando pra valer (1978)
Faixas:
01 - Por Debaixo dos Panos (Cecéu)
02 - Esse Boi Não Tá Com Nada (Tarcisio Capistrano)
03 - Pimentão Não (Tarcisio Capistrano)
04 - Palavras Para o Vento (Cecéu)
05 - Botão de Rosa (Cecéu)
06 - Lenda de São João (Tarcisio Capistrano)
07 - Divergência (Cecéu)
08 - É Dificil Esquecer (Marcos Farias)
09 - Amor Decente (Cecéu)
10 - Jeito Estranho de Amar (Anastácia - Dominguinhos)
11 - Coco da Maria (Tarcisio Capistrano)
12 - Cavalo Verde (Da Costa - D'Arc)


Atendendo ao meu povo (1979) 

Faixas:
01 - Buraco no Tamanco (Zé Pretinho da Bahia - Tarcisio Capistrano)
02 - Atendendo ao Meu Povo (Tarcisio Capistrano)
03 - Vou Levando a Vida (Marcos Farias - D. Matias)
04 - Eu Quero Mais (Zé Pretinho da Bahia - Tarcisio Capistrano)
05 - Ciúme no Peito (Genário - D. Matias)
06 - Santo de Carne e Osso (Tarcisio Capistrano)
07 - Fim de Carreira (Tarcisio Capistrano)
08 - Toca Bandinha (Juvenal Lopes)
09 - Um Vento Que Passou (Anastácia - Marcos Farias)
10 - Não Teve Fim (Genário - Marcos Farias)
11 - Palhoção (Suzete Bezerra - Tarcisio Capistrano)
12 - Volte Logo Amor (Genário - Marcos Farias)


Bate coração (1980) 

Faixas:
01 - Só Gosto de Tudo Grande (Adolpho de Carvalho - Adélio da Silva)
02 - Vamos Mulher (Cecéu)
03 - Amor Fogoso (Cecéu)
04 - Preto na Minha Esperança (Chico Xavier - Marcos Farias)
05 - A Dança Engraçada (Zé Pretinho da Bahia - Adélio da Silva)
06 - Jogada Fora (Cecéu)
07 - Bate Coração (Cecéu)
08 - Brincadeira de Burrinca (D. Matias - Lindolfo Barbosa)
09 - Cadarço de Sapato (Adélio da Silva - Adolpho de Carvalho)
10 - Meu Amor Me Chama (Zé Pretinho da Bahia - Adolpho de Carvalho)
11 - Amor Sagrado (D. Matias - Pereirinha)
12 - Amor Magoado (Genário - Marcos Farias)


Estaca nova (1981) 

Faixas:
01 - Mutirão de Pedreira (Julinho - João do Vale)
02 - Estaca Nova (Tarcisio Capistrano)
03 - Marica de Maricá (Zé Pretinho da Bahia - J. B. de Aquino)
04 - Língua do Povo (Cecéu)
05 - O Fole Roncou (Nelson Valença - Luis Gonzaga)
06 - Arrepiando (Amadeu Macedo - Mariazinha)
07 - Siriri Sirirá (Onildo Almeida) 
Balanceiro da Usina (João do Vale) 
Meu Beija-flor (Onildo Almeida) 
Quadrilha É Bom (Zé Dantas)
08 - Mulé de Um (Cecéu)
09 - Negócio Grande (Juarez Santiago - Marinês)
10 - Rompeu Aurora (Antônio Barros)
11 - Protestação (Cecéu)
12 - Já Tenho Um Xodó (Juarez Santiago - Camarão)


Desabafo (1982)

Faixas:
01 - Xote do Beliscão (João do Vale - Ari Monteiro - Leôncio)
02 - Forró do Furtuoso (Luis Vieira - João do Vale - Jorge de Castro)
03-  Pobre Coitado (Zé do Maranhão)
04 - Com a Cabeça no Lugar (Cecéu - Marinês)
05 - Um Deus Pra Cada Um (Cecéu)
06 - Apelo (D. Matias - Tarcisio Capistrano)
07 - Peba na Pimenta (João do Vale - José Batista - Adelino Rivera)
08 - Sacudir o Pó (Cecéu)
09 - Desabafo (Cecéu)
10 - Mágoa (Anastácia - Lindolfo Barbosa)
11 - O Camaleão (Assisão)
12 -  O Papeiro É Meu (Zé do Maranhão - Sidney Rocha)


Só o amor ilumina (1983)

Faixas:
01 - Beijo na Boca (Cecéu)
02 - Nem Que Pare o Coração (Cecéu)
03- Onça Caetana (Glória Gadelha - Afonso Gadelha)
04 - Vai Ser Dengo Só (João Silva)
05 - Doce Que Nem Bombom (Cecéu)
06 - Mulher de Sanfoneiro (João Silva)
07 - Só o Amor Ilumina (Cecéu)
08 - Frevo Segredo (Marinês)
09 - Coração de Cetim (Glória Gadelha - Afonso Gadelha)
10 - Xamego do Pai (Ivan Santos - Marinês)


Tô chegando (1986)
Faixas:
01 - Balanceiro da Usina (Abdias Filho - João do Vale) 
Beija-flor (Onildo Almeida) 
Olê Laurindo (Luis Queiroga) 
Siriri Sirirá (Onildo Almeida) 
Bananeira Mangará (Janduhy Finizola)
02 - Tá Virando Emprego (Luis Gonzaga - João Silva) (Com  Luis Gonzaga)
03 - Só Você Não Vem (Pinto do Acordeom)
04 - Agarradinho (Michael Sullivan - Paulo Massadas) (Com  Dominguinhos)
05 - Doida Por Uma Folia (Gilberto Gil) (Com  Gilberto Gil)
06 - Vira e Mexe (Antônio Brasileiro - Antônio Hernandes)
07 - Amigo Velho Tocador (João Silva - Zé Mocó)
08 - Jeito Manhoso (Nando Cordel) (Com Jorge de Altinho)
09 - Forróbiado (Onildo Almeida)
10 - Quatro Cravos (Quatro Cravos na Lapela) (Jarbas Mariz - Cátia de França) (Com Gilberto Gil)
11 - Vida Acomodada (Cecéu)
12 - Bom Mesmo É Vadiar (Nando Cordel - Dominguinhos)


Balaio de paixão (1987)

Faixas:
01 - E Tará-rá-rá (Onildo Almeida) 
Minha Açucena (Onildo Almeida) 
Meu Benzim (Onildo Almeida) 
Meu Benzim (Luis Guimarães - Abdias Filho) 
É Amor É Saudade (Onildo Almeida)
02 - Tô Doida Pra Provar do Teu Amor (Nando Cordel)
03 - Olhos Duidinhos (João Silva - Maranguape - Iranilson)
04 - Danação de Gamação (João Silva - Chico Xavier)
05 - Fulô de Goiabeira (Anastácia - Liane)
06 - Novinho no Leite (Nando Cordel)
07 - Balaio de Paixão (Cecéu)
08 - Forró Pé de Chinelo (Cecéu)
09 - Lírio Lírio Colorido (Nicéas Drumont - Cecílio Nena)
10 - Rio de Amarguras (Maurílio Costa - Oseinha)
11 - Chamego na Farinha (Cecéu)
12 - Feitiço (Jorge de Altinho)


Feito com amor (1988)
Faixas:
01 -Viciado Em Forró (Agostinho Reis)
02 - Forrojão (Walmar)
03 - Vou Pra Tamarineira (João Machado - Elino Julião) 
Pitiguary (José Leocádio - José Pacheco) 
Rado de Palha (Cecéu) 
Na Emenda (Manoel Euzébio - Juarez Santiago) 
Puxando Fogo (Elino Julião - João Machado)
04 - O Maior Forró do Mundo (Val Macambira - Pedrinho do Acordeom - Lis)
05 - Sobe Poeira (Vicente de Oliveira - Domingos Nogueira)
06 - Sempre Você (Dominguinhos - Abel Silva)
07 - Xamego Danado (Marcos Farias - Claudete)
08 - Cometa Mambembe (Carlos Pita - Edmundo Carôso)
09 - Colcha de Cetim (Pinto do Acordeom)
10 - Doce Mar (Tabajara)


Canta Brasil (1992)
Faixas:
01 - Sanfona Culpada (Antônio Barros - Cecéu)
02 - Campina Grande (José Orlando)
03 - O Nome Disso É Paz (René Bittencourt - Francisco Xavier)
04 - Recordação (Reinaldo Costa)
05 - Pra Incendiar Seu Coração (Moraes Moreira - Patinhas)
06 - Riacho Vadio (Petrúcio Amorim)
07 - Cheguei Pra Ficar (Dominguinhos - Anastácia)
08 - Mais Uma Ilusão (Herman Barbosa - José Geraldo Pimentel)
09 - Feira de Mangaio (Sivuca - Glória Gadelha)
10 - Um Mundo de Amor (Dominguinhos - Anastácia)


Marinês, cidadã do mundo (1995)
Faixas:
01 - Colher de Chá (Nino - Tony Dumont)
02 - Se Lembra Coração (Ferreira Filho - Luis Fidélis)
03 - Firin-finfon (Antônio Barros - Cecéu)
04 - Nordeste (Ronaldo Aranha)
05 - No Teu Cheiro Me Acabar (Nodgy Andrade - Marinês)
06 - Amor Demais (Eliezer Setton)
07 - Filhos do Sol (Nino - Marinês)
08 - Caminhos da Vida (Antônio Barros - Cecéu)
09 - Meu Vaqueiro Meu Peão (Rita de Cássia)
10 - Cidadã do Mundo (Nino - Marinês)
11 - Lambeu Colou (Antônio Barros - Cecéu)
12 - Forró dos Compadres (João Silva)
13 - Me Acorda Pra Sonhar (Eliezer Setton)
14 - Poeta Verdade (Xichico - C. Abrantes)
15 - Lavou Enxugou (Sussuanil)
16 - Toca Bandinha (Juvenal Lopes)


50 anos de forró (1998)

Faixas:
01 - A Noite Toda (Tadeu Mathias - Yeda Dantas)
02 - Coco Da Mãe Do Mar (Lenine - Siba) (Com Lenine)
03 - Se Lembra Coração (Ferreira Filho - Luis Fidélis)
04 - Forró Das Cumadre (João Silva) (Com Elba Ramalho)
05 - Mundo De Amor (Dominguinhos - Anastácia) (Com Dominguinhos)
06 - Forró Do Beliscão (Ari Monteiro - João do Vale - Leôncio) (Com Genival Lacerda)
07 - Pelas Ruas Que Andei (Alceu Valença - Vicente Barreto) (Com Alceu Valença)
08 - Fulutiado (Chico César - Jarbas Marins) (Com Chico César)
09 - Lamento Sertanejo (Gilberto Gil - Dominguinhos) (Com Ney Matogrosso)
10 - Remelexo, Swing E Suor (Aracilio Araújo - Marinês)
11 - Meu Cariri (Rosil Cavalcanti - Dilú Mello) (Com Zé Ramalho)
12 - Bulir Com Tu (Cecéu) (Com Marcos Farias)
13 - Tempero Do Forró (Geraldo Azevedo - Geraldo Amaral) (Com Geraldo Azevedo)
14 - Rompeu Aurora (Antônio Barros) (Com Margareth Menezes)
15 - Medley De Xotes: 
Sou O Estopim (Antônio Barros) 
Por Debaixo Dos Panos (Cecéu) 
Bate Coração (Cecéu) 
Desabafo (Cecéu) (Com Antônio Barros e Cecéu)
16 - Mais Dias, Menos Dias (Moraes Moreira) (Com Moraes Moreira)
17 - Assim Nasceu O Xaxado (Onildo Almeida - Agripino Aroeiro)


Cantando com o coração (Independente) (2003)

Faixas:
01 - Calango da Lacraia (Luiz Gonzaga - J. Portela)
02 - Fazendo O Ferro Derreter (Petrúcio Amorim)
03 - No Sangue E No Suor (Petrúcio Amorim)
04 - Eu Vi Sim (Dominguinhos - Anastácia)
05 - Guerra e Paz (Antônio Barros)
06 - Sou Assim (C'est Ma Vie) (Salvatore Adamo - Vrs. Rossini Pinto)
07 - Jura de Amor 
08 - Pra Ficar Com Você (Rogério Rangel)
09 - Tareco E Mariola (Petrúcio Amorim)
10 - Forró Verdadeiro (Petrúcio Amorim)
11 - Te Dou Um Doce (Nando Cordel)
12 - O Canto do Assum Preto 


Marinês Canta a Paraíba (Independente) (Com Orquestra Sinfônica da Paraíba) (2006)

Faixas:
01 - Depoimento de Dominguinhos 
02 - Aquarela nordestina (Rosil Cavalcanti)
03 - Depoimento de Tânia Alves 
04 - Campina Grande (José Orlando)
05 - Depoimento de Fagner 
06 - Meu Cariri (Rosil Cavalcanti - Dilú Mello)
07 - Depoimento de Flávio José 
08 - Saudade de Campina Grande (Rosil Cavalcanti)
09 - Depoimento de Belchior 
10 - Meu sublime torrão (Genival Macedo)
11 - Depoimento de Elba Ramalho 
12 - Asa Branca (Humberto Teixeira - Luis Gonzaga)


Fonte: Cantoras do Brasil

0 comentários:

LinkWithin