quarta-feira, 18 de junho de 2014

O CAVAQUINHO CHEIO DE RECURSOS DE CLÁUDIO DE SOUZA

O cavaquinho cheio de recursos de Cláudio de Souza




Por Marcos Toledo




Aos 91 anos de idade, Cláudio de Souza pode ser considerado o pai do cavaquinho em Pernambuco. Músico intuitivo, marcou sua trajetória artística por extrair do instrumento, naturalmente rítmico, recursos melódicos e harmônicos como apenas os gênios são capazes de fazê-lo. Uma lacuna, contudo, não foi preenchida até hoje: apesar de conhecido como o compositor das homenagens, por titular suas músicas em tributo a pessoas que admira, Seu Cláudio, como é mais conhecido, ainda não teve nenhum projeto dedicado a ele aprovado. E nem sequer conseguiu realizar um disco solo.
A pedido do Jornal do Commercio, dois de seus principais seguidores, o maestro Marco César e o também cavaquinista João Paulo Albertim, expoente da nova geração no Estado, reuniu um grupo de jovens músicos para lembrar da carreira de Seu Cláudio, na residência dele, no bairro da Várzea (Zona Leste do Recife), onde vive desde 1951, e que adquiriu com a ajuda da venda de seu piano.
Seu Cláudio se confunde com o próprio instrumento ao qual se dedica durante quase toda sua vida. A baixa estatura e a aparência frágil escondem uma gama de expedientes que o fizeram um dos cavaquinistas mais requisitados pelos músicos, sobretudo chorões, que atuaram em Pernambuco, como Canhoto da Paraíba, Rossini Ferreira e Tonhé, e que atuam até fora do Estado, como Paulinho da Viola – todos, aliás, homenageados com temas do autor.
Nascido em Camaragibe, no Grande Recife, Cláudio Francisco de Souza despertou para a música ao 12 anos e começou a se projetar artisticamente uma década e meia depois, no programa de calouros de Ary Barroso na TV Tupi do Rio de Janeiro. Em 1951, foi um dos destaques da inauguração da local Rádio Tamandaré. Tocou ainda em programas como Quando os violões se encontram (Rádio Jornal do Commercio) e Recife dos serões e serenatas (TV Universitária). Como instrumentista, acompanhou artistas como o supracitado Paulinho, além de Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Gilberto Alves, Irmãos Batista e Baden Powell.
Na vida pessoal, o cavaquinista tem uma vida modesta. Casado durante 48 anos com Maria José da Conceição Souza (falecida em 2000), tem quatro filhas, seis netos e sete bisnetos. Também professor de violão, paralelamente à música sempre atuou como autônomo, vendendo objetos como alpercatas e roupas.
Agora aposentado, Cláudio de Souza nunca registrou sua própria música em disco. Mas seus seguidores têm se encarregado de manter sua música viva.
No minidocumentário produzido especialmente para esta reportagem, Marco César, João Paulo Albertim e Fernando Moura (cavaquinhos), junto com Seu Cláudio, e Rubem França (violão) e Júnior Teles (pandeiro) dão uma aula do que representa a música de Cláudio de Souza.

0 comentários:

LinkWithin