segunda-feira, 23 de junho de 2014

CAYMMI, 100 ANOS: "ELES ME ADOTARAM", DIZ COMPOSITOR RECIFENSE DUDU FALCÃO

Amizade com a família rendeu parcerias com Dorival e Danilo


Por Fernanda Guerra e Luiza Maia



A primeira cantora que gravou uma música do pernambucano Dudu Falcão foi Nana Caymmi, Deixa eu cantar. Na década de 1980, ele foi convidado para visitar a amiga, que estava na casa dos pais, após um procedimento cirúrgico. Eis que, quando abriu a porta, deparou-se com Caymmi. Tomou um susto, claro, mas a receptividade típica da família logo o deixou à vontade

“Eles me adotaram. Eu morava no Rio sozinho. Uma vez, dona Stella apontou para os filhos e disse ‘Eles são seus irmãos’. Às vezes, ia para a casa deles tocar violão. Ele era muito generoso, atencioso”, lembra o compositor. Uma vez, Stella pediu para Dudu gravar três músicas inéditas em uma fita, com a desculpa de que iria entregar para um amigo. Mas, na verdade, inscreveu o pernambucano em um festival.

Dudu, Dorival e Danilo têm uma parceria, Caminhos do mar, para novela global Porto dos milagres. “Apesar da lenda de que ele demora a compor, ficou pronta em dois dias”, assegura. O baiano tinha um radinho de fita K-7, no qual registrava as músicas novas.

Dorival apelidou o compositor pernambucano de Seu Dudu, em resposta bem-humorada à forma como era chamado por ele: Seu Dorival, como manda a educação nordestina.

0 comentários:

LinkWithin