domingo, 1 de junho de 2014

GRAVATÁ TAMBÉM APOSTA EM CULTURA LOCAL NO SÃO JOÃO

Por Maria Regina Jardim



A programação de São João no município de Gravatá, este ano, será marcada por oito dias de shows e eventos nos dois polos de animação da cidade: o palco principal Chucre Mussa Zarzar, próximo à antiga estação ferroviária, e o Mercado Cultural, localizado no Pátio da Feira Livre. A abertura dos festejos juninos acontece dia 12 de junho, com show do homenageado Heleno Oliveira, além das bandas Aviões do Forró e Amigos Sertanejos. As apresentações se estendem até o dia 24, com Calypso, Bruno e Marrone e Bell Marques entre os nomes de outros estados.

O prefeito Bruno Martiniano declarou que este São João propõe uma maior valorização dos artistas da cidade, assim como aconteceu na programação de Caruaru e Arcoverde. “Convidamos atrações locais para todos os dias de festa, neste ano. A proposta é exaltar nossa cultura que é tão forte e nos traz tantos benefícios turisticamente”, disse.

O período de festejos juninos é um dos pontos altos do ano no município do Agreste pernambucano. A Secretaria de Cultura e Turismo espera cerca de 600 mil pessoas durante o próximo feriado, mas a preocupação com os moradores também é fundamental. “O foco é a população flutuante da cidade. São mais de 22 mil casas de veraneio por lá e nossa economia depende muito disso, mas não vamos esquecer dos cidadãos. Queremos conforto para todos neste feriado”, acrescentou Bruno.

Além do radialista e compositor Heleno Oliveira, o grupo Os Três Matutos e o poeta Daniel Olímpio, todos conterrâneos gravataenses, também recebem tributo na data festiva. “Eu me sinto muito prestigiado recebendo essa homenagem de Gravatá. Lá, o clima de São João dura o ano inteiro”, comentou Heleno. O artista se alegra ao afirmar que as raízes do lugar foram conservadas durante os anos. “Apesar de ser antigo, o forró pé de serra ainda possui uma tradição muito forte na cidade. A gente toca esse ritmo o tempo inteiro por lá”, completou.

As tradicionais bonequeninhas da sorte se destacam na decoração dos festejos, como símbolo local.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Palco Principal (a partir das 21h):

12 de junho: Heleno de Oliveira, Aviões do Forró e Amigos Sertanejos

13 de junho: Forró da Serra, Calypso e Cavaleiros do Forró

14 de junho: Galeguinho de Gravatá, Bell Marques e Thiago Costa

20 de junho: Maria da Paz, Forró dos Firmas e Forrozão da Lingerie

21 de junho: Vilões do Forró, Brucelose e Barões de Luxo

22 de junho: Andreia Santos, Forró da Pegação e Nação Forrozeira

23 de junho: Vicente Nery, Ricardo Allegria e Gabriel Diniz

24 de junho: Pikap Turbinada ,Bruno e Marrone e Vagalume do Forró


Mercado Cultural (pela tarde):

14 de junho: Joãozinho do Acordeom

21 de junho: Ricarte e Rivaldo e Raízes da Terra

22 de junho: Bruno do Acordeom e Forró Legal

23 de junho: Trio Regional / Trio Paraíso

24 de junho: Catimbó e Xique-Xote

0 comentários:

LinkWithin