quarta-feira, 4 de junho de 2014

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO NO RECIFE

Festa junina vai acontecer durante a Copa do Mundo 2014 e deve ter grande participação de estrangeiros

Por Carolina Braga





O Recife vai entrar em clima de arraial no mês junho. Além dos tradicionais polos centralizados de programações – Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Parque Dona Lindu e Sítio da Trindade – serão 36 arraiais comunitários e 13 polos descentralizados, fora as apresentações de quadrilhas juninas e atividades infantis. A Secretaria de Turismo da cidade espera cerca de 190 mil turistas brasileiros e 40 mil estrangeiros durante os festejos de São João e comemorações da Copa do Mundo. Por isso, além dos shows após os jogos da seleção brasileira, também serão colocados telões nos polos principais.

Os grandes homenageados do São João do Recife esse ano são o forrozeiro Petrúcio Amorim e a quadrilha junina Arraialzinho do Cordeiro, que completa aniversário de 35 anos em 2014. Outro homenageados serão Dominguinhos, onde as celebrações acontecerão no Sítio da Trindade, João Silva, Dona Selma do Coco e Arlindo dos 8 baixos. “Esse ano teremos mais turistas na cidade e vamos mostrar o que o Recife tem melhor, por isso 99% das atrações são de artistas pernambucanos”, disse o secretário de turismo da cidade, Camilo Simões, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28).

A noite de abertura dos festejos de São João no Recife vai acontecer no dia 5 de junho, a partir das 18h, na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, com a Caminhada do Forró, que terá como destino a Praça do Arsenal. Um palco será montado na praça, onde acontecerá show com 19 bandas, entre Maciel Melo, Josildo Sá, Nádio Maia, Irah Caldeira e Mestre Camarão. 

Na noite de São João e do jogo entre Brasil e Camarões, haverão apresentações dos maiores nomes do forró pernambucano, como Anastácia, no Pátio de São Pedro, e Maciel Melo, no Sítio da Trindade. “Queremos ampliar a festa para a cidade inteira, por isso também estamos incentivando com verba inúmeros arraiás tradicionamente comunitários”, afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Bairros como Alto do Capitão, Alto do Pascoal, Campo Grande, Brasília Teimosa e Santo Amaro vão ganhar arraiais.

Nos dias 13 e 15 de junho, acontecerá as eliminatórias do 30º Festival de Quadrilhas Juninas. As apresentações das 48 quadrilhas serão no Sítio da Trindade, no Nascedouro de Peixinhos, na Praça Noel Rodrigues, em San Martin, e na Escola Jordão Emerenciano, no Ibura UR-02. A final do concurso acontecerá nos dias 20 e 21 de junho, no Sítio da Trindade, onde a quadrilha campeã ganhará o prêmio de R$ 64,8 mil.


Cortejos

No dia 20 de junho vai acontecer o Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos, onde 15 comunidades do Recife levantarão suas bandeiras na Rua da Imperatriz e só abaixarão no destino final, o Pátio de São Pedro. O cortejo começa a patir das 18h.

Para quem quiser acompanhar a Procissão dos Santos Juninos, esse ano a celebração vai acontecer mais cedo, no dia 15 de junho, a partir das 17h, com saída no Morro da Conceição. O cortejo vai passar pelas Rua da Harmonia, Estrada do Arraial até chegar no Sítio da Trindade.





0 comentários:

LinkWithin