quarta-feira, 18 de junho de 2014

OZI DOS PALMARES

O cantor e compositor Ozi dos Palmares, como seu próprio nome denuncia, é pernambucano da cidade localizada na zona da mata do estado. Em casa, começou a tomar gosto pela música, desde muito cedo, ora ouvindo os ensaios de clarinete que seu pai realizava, como integrante da Banda dos Ferroviários, ora dedicando-se a escutar as canções transmitidas por uma velha radiola, se possível, ao longo de todo o dia.



As influências que recebemos na infância e adolescência , provavelmente permanecerão intrínsecas por toda a vida adulta.

Ozi cresceu e viveu cercado da diversidade e da riqueza cultural presente na sua Palmares, celeiro de grandes nomes como o poeta Ascenso Ferreira, do escritor Hermilo Borba Filho e do artista plástico Darel Valença.

Manifestações populares comumente desfilavam pelas ruas através de maracatus, cirandas, blocos, caboculinhos , cantadores, emboladores e repentistas de ruas e feiras livres.

Nesse fervilhar de poesias, artes plásticas, teatro, música e manifestações folclóricas, aflorou, no então menino, um apelo a inteligência musical.

A partir de então, o músico já existente em Ozi, tocou em caixotes e latas improvisadas. Cresceu, pesquisou, conviveu com múltiplos estilos e hoje traça seu próprio caminho com originalidade. Seu trabalho revela a musicalidade que o surpreendeu na infância e na juventude, construída com um enorme sentimento de amor à terra, sempre presente em suas composições e em sua maneira ímpar de executar e interpretar uma canção.

A riqueza de sons e as dificuldades do nordeste fizeram com que Ozi não fugisse à regra da inventividade e da criatividade humanas. Ele consegue fazer fluir sons interessantes de sua garganta, solando músicas com a voz, como se ela fosse um instrumento. É um trabalho inédito na música brasileira, explorando ritmos diversos.


Para saber mais acesse: http://ozidospalmares.zip.net

0 comentários:

LinkWithin