sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DO RECIFE 2014 - ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL DO RECIFE

Reverenciando o frevo e o multiartista Antônio Carlos Nóbrega a cidade do Recife celebra mais um carnaval pautado na participação popular


Por Bruno Negromonte (via Prefeitura do Recife)



Após três anos longe dos palcos do carnaval da cidade do Recife Antônio Carlos Nóbrega volta este ano como grande homenageado ao lado do frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade. A abertura que acontece hoje,  28 de fevereiro, na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, contará com três espetáculos: primeiro ocorrerá o tradicional cortejo dos Maracatus comandado pelo percussionista Naná Vasconcelos, em seguida uma homenagem ao frevo com Antônio Nóbrega, Spok e convidados e por fim um tributo a Reginaldo Rossi com Silvério Pessoa. Este ano a Prefeitura anunciou a reorganização de alguns polos e apresentou a criação do Polo do Samba, no Pátio do Livramento, e os novos percursos para os desfiles do Concurso de Agremiações, que serão realizados em corredores específicos na Avenida Dantas Barreto, na Estrada do Bongi e na Avenida do Forte. Ao todo serão 63 polos, sendo 14 novos, contando com os comunitários, os descentralizados, os espaços infantis, os centralizados, os  corredores da folia entre outros procurando "desafogar" o bairro do Recife Antigo. 

Ao longo dos cindo dias de festa estima-se que haja mais de duas mil apresentações totalmente gratuitas atestando o porquê o carnaval da cidade é considerado como um dos mais expressivos do país. Com 98% da grade composta por artistas locais, o evento ainda traz para seus mais diversos polos nomes como Martinho da Vila, Sandra de Sá, Jorge Aragão, Monobloco, Gilberto Gil, Zeca Baleiro entre outros em um investimento total de R$ 33 milhões. 


Novos polos


Em consenso com os artistas e comunidades a cidade este ano descentraliza a folia estendendo a programação para novos polos espalhados na cidade. O centro ganha mais dois: o Pátio do Livramento e a Avenida Dantas Barreto), onde acontecerá o concurso de agremiações do grupo especial; o bairro de Campo Grande, o do Cordeiro e a Lagoa do Araçá também foram contempladas com espaços para a folia; além disso há cinco polos comunitários ( Ipsep, Vila dos Comerciários, Dois Unidos, Sítio Grande e San Martin) e três polos infantis (Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu e Parque do Santana).



Abertura do Carnaval

Oficialmente a abertura ocorre às 18h, quando a partir da Rua da Moeda sai o cortejo em direção ao palco principal com 500 batuqueiros de 12 nações de maracatu do Recife. O encontro será comandado por Naná Vasconcelos que receberá como convidados os cantores Marcelo D2 e o pernambucano Zé Brown. Os artistas pretendem misturar o batuque nagô com o rap.

Logo em seguida os maestros Spok e Marco César se unem ao multiartista Antônio Nóbrega, o grande homenageado, para celebrar o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao frevo pela Unesco, em 2012 com um super espetáculo sob direção de Marcondes Lima e Carlos Carvalho e que contará com alguns dos maiores nomes da música brasileira. Nos telões de led serão projetadas animações de obras do artista Gilvan Samico, que morreu em novembro, aos 85 anos. É o trabalho de Samico que deu toda a base ao figurino e a cenografia do show.

Ao final da noite, Silvério Pessoa sobe ao palco do Marco Zero com a banda Sir Rossi para prestar uma homenagem ao cantor e compositor Reginaldo Rossi, morto em dezembro de 2013.



Homenageados

Antônio Nóbrega, 61 anos. Sua inventividade e capacidade de improviso criaram um modelo de resistência e evolução, renovação e preservação do ritmo. Nascido no Recife, iniciou-se como violonista ainda criança e, nos anos 1960, já tocava em orquestras.

Em 1970, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo percursor na criação da música de câmara brasileira de raízes populares. Foi a partir desse convite que ele começou a se dedicar aos cantos, toques instrumentais, danças e modos de representar dos brincantes e folgazões.

Antônio Nóbrega transpareceu a gratidão pela lembrança e aproveitou o discurso para chamar atenção sobre os "rolezinhos", como ficaram conhecidos os encontros marcados pela internet por adolescentes. "É um retorno [ao Recife] em dose dupla: com a homenagem em si e ainda a compartilhada com o frevo. Vamos pegar essa energia do frevo e fazer um grande rolezão no país e, assim, transformar esse patrimônio imaterial em material", disse.

Já o outro homenageado, o frevo, é um ritmo pernambucano derivado da marcha e do maxixe. Surgido em Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, capoeiras saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo tem cerca de 100 passos.




Decoração

O projeto cenográfico, assinado por Carlos Agusto de Lira, vai exaltar o folião recifense, através de uma leitura popular das suas fantasias e máscaras, além de celebrar Antônio Nóbrega e o frevo. A Prefeitura também vai utilizar recursos de animação e projeção de imagens através de videomapping. Outro destaque será o projeto luminotécnico, com a colaboração da arquiteta Márcia Chamixaes.



Turismo

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, informou que a cidade deve receber este ano 800 mil turistas - quase 100 mil a mais que em 2013. A expectativa é que os visitantes movimentem cerca de R$ 600 milhões nos dias de festa. "A ocupação hoteleira deve chegar a 90%. A manutenção do Polo de Animação em Boa Viagem, com manifestações da nossa cultura, foi um pedido da rede hoteleira. Também vamos montar receptivos no Aeroporto e no TIP [Terminal Integrado de Passageiros]", explicou.


Nova Central do Carnaval



Este ano, a Central do Carnaval, espaço que oferece ao folião serviços durante os festejos de Momo, estará dividida em dois polos, sendo no Cais do Armazém 12, às margens da Praça do Marco Zero, e o outro na Rua do Observatório, próximo à Torre Malakoff. O primeiro será ocupado pela arena gastronômica, caixas eletrônicos, fraldários, banheiros, pontos de informações ao turista e estande de achados e perdidos, além da sala de imprensa.

O segundo terá cabeleireiro e maquiagem, espaço de customização de roupas para crianças, fotos digitais impressas na hora e, ainda, comprar CDs e DVDs de musicas e artistas pernambucanos. Os espaços irão funcionar do dia 23 de fevereiro até 4 de março de 2014. Na semana pré-carnavalesca, os horários serão das 16h às 22h, e durante o Carnaval, das 16h as 0h.

Veja a programação oficial para este primeiro dia de folia, data que antecede o Galo da Madrugada:


Maiores informações:

0 comentários:

LinkWithin