terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MORRE O CANTOR, COMPOSITOR E INSTRUMENTISTA GAÚCHO GIBA GIBA

Artista se recuperava de cirurgia para retirada de um tumor no duodeno.
Natural de Pelotas, ele era considerado um expoente da música do estado.




Morreu nesta segunda-feira (3) em Porto Alegre o cantor, compositor e instrumentista Gilberto Amaro da Nascimento, mais conhecido como Giba Giba. A informação foi confirmada pela produtora do artista e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Giba Giba estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da instituição desde o dia 20 de janeiro, quando ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no duodeno. Segundo o hospital, a causa da morte foi uma parada cardíaca em consequência de complicações da cirurgia. O óbito ocorreu às 14h20. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Natural de Pelotas, Giba Giba é um percussionista reconhecido nacionalmente, sendo considerado pela crítica especializada um dos maiores expoentes na utilização do tambor sopapo, instrumento que representa a identidade musical do Rio Grande do Sul. Suas músicas já foram gravadas por artistas como Vitor Ramil e a dupla Kleiton e Kledir. 

Difusor da cultura negra no estado, ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Praiana, a primeira escola de samba de Porto Alegre, na década de 1960. Criou e participou de festivais de música, foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e laureado cidadão emérito de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores.

Ao longo de sua trajetória, o artista recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD (1994) pelo disco “Outro Um”, concebeu e participou de grandes espetáculos, como A Ópera dos Tambores e Missa da Terra Sem Males. Ele também é o autor do projeto cultural Cabobu, que resgata da memória cultural Rio Grande do Sul.

Fonte: G1 RS

0 comentários:

LinkWithin