segunda-feira, 23 de setembro de 2019

PAUTA MUSICAL: IVÃ PAULO DA SILVA - O MAESTRO CARIOCA

Por Laura Macedo



Ivã Paulo da Silva, conhecido como Maestro Carioca, era paulista, e nasceu em 19/12/1910, na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Ele começou a carreira em 1938, atuando como trombonista da orquestra de Fon-Fon.

Em 1943, começou a trabalhar na Rádio Nacional com sua orquestra, indo depois para a Rádio Tupi. Em 1944, ele escreveu o prefixo para o Repórter Esso, gravado por ele mesmo no trombone, Luciano Perrone na bateria, e Francisco Sergi e Marino Pissiani nos pistons.


A Orquestra do maestro Carioca na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, em setembro de 1952. Da esquerda para a direita, à frente: o maestro e seus quatro saxofonistas, Januário, Pascoal de Barros, Zezinho e Walter. Logo atrás, os trombonistas Norato e João. Ao fundo, o pianista Paulinho, os percussionistas Cutia e Carrapicho, o baterista Sut e o baixista Américo.

Ele trabalhou durante anos como integrante da Orquestra da Rádio Nacional. Carioca fez dezenas de gravações e arranjos para canções de gêneros nacionais e estrangeiros. Em 1958, foi contratado pelo selo Rádio, pelo qual gravou 5 LPs nesse mesmo ano.

Fora tudo isso, o Maestro Carioca participou da elaboração das famosas calçadas musicais de Vila Isabel: a ele coube a simplificação das partituras (o repertório foi escolhido por Almirante). Carioca faleceu no Rio de Janeiro, em 1991 deixando saudades e um grande legado à música brasileira. Curtam "Um passeio à tarde", de autoria do Mestro Carioca e "Valsa de uma cidade" (Ismael Netto/Antônio Maria) # Maestro Carioca e Orquestra Guanabara.

0 comentários:

LinkWithin