segunda-feira, 30 de setembro de 2019

PAUTA MUSICAL: ALMIRANTE - A MAIOR PATENTE DO RÁDIO

Por Laura Macedo



Henrique Foréis Domingues (19/2/1908 - 22/12/1980) , cantor, compositor, pesquisador e radialista - famoso pelo apelido de Almirante, ganho quando serviu à Marinha, nos anos de 1920 - começou sua promissora carreira no meio musical carioca como cantor e pandeirista do grupo Flor do Tempo, que depois se transformaria no Grupo de Tangarás (Almirante, Noel Rosa, Alvinho, Henrique Brito e Braguinha).

Em 1938 iniciou a carreira de radialista com o slogan "a maior patente do rádio", conquistando cada vez mais espaços, ora como excelente intérprete, ora como radialista, escrevendo, dirigindo e produzindo programas por mais de 40 anos.

Com o vasto material produzido para seus programas sobre música popular, montou um dos maiores acervos de música da história, ficando responsável pela permanência da lembrança de inúmeros artistas brasileiros.

Parceiro e grande amigo de Noel Rosa, após sua morte, realizou uma campanha de recuperação e popularização da imagem pública do poeta da Vila e, bem mais tarde, em 1963, publicou o livro "No Tempo de Noel Rosa".

0 comentários:

LinkWithin