quarta-feira, 3 de julho de 2019

HANNA - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Apresentando projetos em homenagem a um dos maiores nomes da história da música brasileira de todos os tempos, Hanna vem se destacando ao redor do mundo levando o que há de melhor de nossa música 

Por Bruno Negromonte


Resultado de imagem para cantora hannaRadicada no Exterior já faz algum tempo, a alagoana Hanna tem ganho merecido destaque ao levar a música popular brasileira mundo afora. Além dessas apresentações, a cantora nos presenteia com registros fonográficos que vão para além do convencional ao prestar uma sincera e merecida homenagem a João Gilberto, um dos nomes mais reverenciados da música popular brasileira ainda vivo. Em meio as polêmicas envolvendo o nome do cantor, compositor e instrumentista baiano; Hanna segue por outro viés ao apresentar o álbum duplo "O Amor É Bossa Nova - Vol. 2 -  Homenagem a João Gilberto", como foi possível conhecer a partir da pauta apresentada aqui mesmo no Musicaria Brasil intitulada "QUANDO A TÔNICA VAI MUITO ALÉM DO GÊNERO". Hoje a artista volta ao nosso espaço para um bate-papo exclusivo onde aborda questões referentes à carreira, projetos entre outros detalhes que você poderá conferir logo abaixo. Excelente leitura!


Como se deu o seu envolvimento com a música? Eu nunca fiz aula de canto para aprender a cantar. Recebi esse dom de Deus. Canto desde 6 anos. Minha mãe Julia ela tinha uma belíssima voz. Creio que ganhei dela essa belíssima herança. Há alguma influência familiar?

Hanna - Sim minha mãe Julia. Tenho uma filha Christine Valença. Ela é também cantora e atriz como eu, esse dom minha filha já ganhou creio que de mim. 


Em sua biografia consta já na mais tenra idade a sua participação em programas de calouro ainda em Maceió. Em que aspectos essas incursões musicais foram determinantes para você dar continuidade a carreira artística?

Hanna - Sim. Aos 6 anos idade. Eu fazia muito sucesso me apresentando num Programa de Calouros Mirim, que tinha aos Domingos na Radio Difusora de Maceió. Nesse Programa eu fui eleita a Rainha da Radio. Foi a partir dessas apresentações que eu descobri que o meu futuro seria ser uma cantora. Nas minhas orações eu sempre pedia a Deus que um dia eu seria uma cantora. Acho que Deus me ouviu.


Você vem de uma região musicalmente muito favorecida que é o Nordeste. Suas maiores influências na música são nordestinas?

Hanna -Eu a música nordestina. Adoro o Rei do Baião, o Mestre Luiz Gonzaga, assim como tambem adoro Gonzaguinha. Eu gravei um álbum nós em nós com musicas de Jards Macalé, Luiz Melodia, Caetano Veloso, etc. Nesse álbum eu gravei uma música inédita do Gonzaguinha. o nome da música é Vestidinho de Festa. A música é o ar que eu respiro. Eu amo a música.


Antes de dar início a carreira de cantora você estudou teatro e atuou em novelas, programas de TV e filmes. O que a fez desistir da carreira de atriz? Não era possível conciliar as câmeras com o microfone à época?

Hanna - Sim. A dificuldade da luta de uma atriz é imensa. Depois de muita luta eu resolvi abraçar a música e atuar interpretando com alma cada canção e começar a carreira de cantora, fui morar em Paris e lá nos Clubes de Jazz comecei a cantar a Bossa Nova em ritmo de Jazz com músicos franceses. Temporadas e Temporadas em Grandes Clubes de Jazz. Minha voz rouca com um timbre único me fez entrar na música em Paris.


Sua carreira sedimentou-se em definitivo no Exterior (tanto que você recentemente ganhou o título de Embaixadora do Turismo do Rio de Janeiro). Como é carregar essa responsabilidade mundo afora?

Hanna - Grande Honra pra mim representar a cidade do Rio de Janeiro no Mundo! Eu amo o Rio de Janeiro. Amo o Brasil.


Conte-nos, se possível, um pouco sobre a curiosa história envolvendo o rei do Marrocos. 

Hanna - Meu Show foi um Grande Sucesso. Fui convidada em Paris para me apresentar no Hotel Mamounia em Marrakech. Na estreia tive a honra da presença do Rei de Marrocos que me presenteou com flores. No final do Show ele me agradeceu. 


Pautada em músicas voltadas para os ouvidos mais atentos como é o caso da Bossa Nova, a sua carreira nunca foi de grande alcance popular. Você acredita que a opção por seguir esse caminho acaba, de certo modo, “elitizando” a sua arte?

Hanna - Sim. O João Gilberto está muito feliz com essa minha homenagem a ele. Me agradeceu muito. Ele disse HANNA o seu nome é lindo. Você é perfeita. Eu chorei de emoção ao ouvir essas palavras de João Gilberto, que autorizou duas músicas de sua autoria que são Ho ba lá lá e Bim Bom. Gravei Bossa Nova e tenho muito orgulho dela ser música eletizada. Gravei para um público exigente e que ama a boa música. Pra mim é uma Vitória.


Dar continuidade à abordagem de um dos mais representativos nomes da música brasileira de todos os tempos é sinal de que o primeiro projeto deu certo. Tanto que o próprio João deu o aval para a gravação de duas de suas composições neste segundo volume. Como o João recebeu a notícia tanto do primeiro quanto do segundo tributo?

Hanna - João Gilberto está muito feliz a minha Homenagem a ele. Ele é muito rígido com a obra dele a Bossa Nova. Ele me agradeceu muito. Ele me disse HANNA você é Perfeita. Sei que estou resgatando a Bossa Nova do João Gilberto para o Mundo. Pretendo lançar o meu CD O amor é Bossa Nova Vol. 1 e Vol. 2 em Paris, New York, Japão. É uma luta que hei de vencer.


E pincelar canções de um repertório irrepreensível? Como se de deu o seu critério de escolha?

Hanna - Interpretei a Bossa Nova bem suave como pediu o meu Mestre João Gilberto. Selecionei todo o repertório que João Gilberto eternizou no Mundo. Selecionei um total de 23 clássicos da Bossa Nova, não acreditava que todas as autorizações. Para a minha surpresa, foram autorizadas todas as músicas solitadas. Eu resolvi gravar todas as 23 músicas. Fiz um album duplo com todos os 23 clássicos da Bossa Nova eternizados pelo mundo pelo Mestre João Gilberto que são:

O amor é Bossa Nova Vol. 2 Homenagem a João Gilberto.

CD 01.
01 - Eu vim da Bahia
02 - Aquarela do Brasil
03 - Bim Bom
04 - Falsa Baiana
05 - Eu quero um samba
06 - Corcovado
07 - Avarandado
08 - Tin Tin por Tin Tin
09 - O Samba da minha terra
10 - Pra quê discutir com Madame
11 - Retrato em Branco e Preto

CD 02.
01 - Triste
02 - Você e eu
03 - Ho ba lá lá
04 - É preciso perdoar
05 - Águas de março
06 - Da cor do Pecado
07 - Desde que o samba é samba
08 - Fotografia
09 - Insensatez
10 - Lígia
11 - Caminhos cruzados
12 - Eu sei que vou te amar


Sua agenda já conta com shows de lançamento desse novo projeto como o que ocorreu no Rio de Janeiro recentemente. Como serão as apresentações a partir desse segundo semestre?

Hanna - No segundo semestre farei mais um Show no Brasil e logo em seguida partirei para New York, depois para Paris!




0 comentários:

LinkWithin