quarta-feira, 31 de julho de 2019

MÚSICA E FUTEBOL, UMA TABELINHA DE PRIMEIRA NO BRASIL

Desde 1912 essa relação vem fazendo muito sucesso nos mais diversos palcos


Por Eduardo Lamas


Quando no fim de 2015 resolvi iniciar pesquisas sobre músicas que tenham como tema o futebol, achava que encontraria o suficiente para escrever uma peça de teatro em que a História do futebol brasileiro pudesse ser contada por intermédio delas. Pensava em encontrar umas 100, o que já seria uma boa quantidade para selecionar as que entrariam no roteiro, e que começaria por “Um a Zero”, clássico de Pixinguinha (Benedito Lacerda e, posteriormente, letra de Nelson Angelo) que desde os tempos em que frequentava constantemente rodas de choro já sabia se tratar de uma homenagem à primeira grande conquista da seleção brasileira, o Campeonato Sul-Americano de 1919. E me enganei duas vezes, para a minha sorte. E destas sortes, nasceu o projeto Jogada de Música.

Primeiro fui descobrindo que a quantidade de músicas sobre futebol é incalculável, ainda mais se forem incluídas aquelas que citam apenas em um ou mais versos expressões, ídolos, clubes ou qualquer referência à paixão esportiva nacional e mundial. E, para minha surpresa ainda maior, soube que antes mesmo do surgimento da seleção brasileira, que fez seu primeiro jogo em 1914, já havia uma composição de Francisco de Oliveira Lima, chamada “Foot-ball”, uma polca, cujo áudio de 1912 obtive graças à generosidade direta de João e Luíza Carino, aqui do IMMuB, e indireta do Instituto Moreira Salles (IMS). E há outras anteriores ao choro emblemático de Pixinguinha.

Música e futebol, duas paixões brasileiras que contribuíram de maneira decisiva para a identificação do povo com o nosso país, são responsáveis por glórias das quais podemos nos orgulhar muito. Nessas duas áreas, podemos bater no peito e dizer sem medo para qualquer um que pertencemos ao Primeiro Mundo. Logicamente, em tempos de Copa do Mundo, esta tabelinha tão genial se faz mais presente. Não tanto pela profusão de composições nas últimas edições, mas pela lembrança daquelas que se tornaram trilha sonora obrigatória de nossas maiores conquistas nos gramados. Mas não só.

0 comentários:

LinkWithin