sábado, 27 de julho de 2019

JOSÉ RICARDO, 20 ANOS DE SAUDADES

Resultado de imagem para José Ricardo cantor

O nome de José Ricardoera José Alves Tobias. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de março de 1939. E faleceu em 11 de março de 1999. Ele foi cantor e compositor. Integrou o movimento da “ Jovem Guarda”.

José Ricardo nasceu no bairro da Tijuca. Aos 10 anos, mudou-se com os pais para o IAPI-Penha, onde o pai ganhou, por sorteio, um apartamento financiado

José Ricardo começou a cantar em rádio ainda pequeno, apresentando-se no programa: “ Rítmos da Polícia Militar”, na Rádio Guanabara. Sua avó materna era italiana e o incentivava a cantar. Depois o menino foi cantar no programa de Isaac Zaltman, na Rádio Mauá.

Ai ocorreu sua primeira gravação. Ele foi fazer um teste na “ RCA-Victor”, onde cantou o sucesso de Altemar Dutra: “ Tudo de Mim”, em 1963. Foi tão bem , que recebeu o “ Prêmio Revelação do Ano”, da “ Revista do Rádio”. E foi contratado pela RCA. Gravou um compacto simples: “ Eu Que Amo Somente Ti”, uma versão da música italiana de Sérgio Endrigo. A gravação foi hit em vários programas. Foi tocada até no programa de César de Alencar: “Grande Parada”

Em 1965, foi lançado o LP: “ Eu Que Amo Somente a Ti”. José Ricardo, a seguir, participou do LP: “ Rio de Janeiro- 400 anos”, interpretando: “Rio de Janeiro” e “ Terra Carioca”. Foi chamado pra atuar em diversos programas importantes de rádio e TV do Rio.

Ainda na década de 60, cantou no programa de José Messias, na Rádio Guanabara, que se chamava: “ Encontro Com os Brotos”. Nessa mesma época, São Paulo também estava ligando-se á música jovem. José Ricardo cantou: “ Festa de Arromba” e sua carreira estourou. Fez centenas de gravações, mais de 60 compactos simples e duplos, fez LPs e CDs

.Cantou no programa” Jovem Guarda”, de Roberto Carlos. Mas como tinha voz possante, não se limitou a isso. Cantou também músicas de carnaval. E fez várias temporadas no exterior. Sua voz possante marcou demais. Gravou discos em espanhol. Foi homenageado em Portugal e na Espanha

Em 1991, ele lutou para organizar bailes populares na Cinelãndia, centro do Rio. E se tornou uma pessoa ligada ao bem do próximo. Não houve um cantor em situação de miserabilidade, que não obtivesse dele uma ajuda.

Como exemplo, junto a sua própria família, assumiu as irmãs Linda e Dircinha Batista, que estavam em estado de necessidade. E assim fez com muitos outros.

Mas veio uma doença grave, que o levou cedo. Ele estava com apenas 60 nos, quando faleceu de câncer. Foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e quando o carro do Corpo de Bombeiros levava seu corpo, inúmeros fãs e amigos o saudavam e choravam. Uma multidão o aplaudia.

Em 2000, por sua arte e sua história de vida pois ajudou a inúmeros colegas, seu nome foi dado á FUNJOR- Fundação Sócio- Cultural José Ricardo.


Fonte: Museu da TV

0 comentários:

LinkWithin