terça-feira, 5 de março de 2019

O CARNAVAL DO RECIFE EM NÚMEROS

A cada ano superando expectativas, o Carnaval do Recife mostra sua força também ao se tratar de dados


Por Bruno Negromonte*


Marco Zero, no Bairro do Recife, atraiu multidão todas as noites da folia de Momo — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Todo ano é a mesma coisa: o carnaval do Recife vai além de todas as estimativas e bate record de público. Ao longo de 2018 a Prefeitura do Recife apresentou como número oficial o quantitativo de 1,6 milhão de foliões durante a festividade de momo. Relevante, esse quantitativo superou todas as previsões e pode ser divulgado como o maior já registrado na folia de Momo na cidade até então. Em apenas um dia, segunda-feira de carnaval, quando cerca de 300 mil foliões estiveram no Bairro do Recife afim de prestigiar diversos shows e apresentações, dentre elas nomes de peso do pop-rock nacional como Skank, Natiruts e Nando Reis que integraram a programação do Marco Zero. A festividade de 2018 recebeu 2,7 mil apresentações, distribuídas em 44 polos. Ao longo dos cinco dias de festa, os foliões puderam acompanhar 144 apresentações de orquestras, 761 agremiações e 438 blocos, além de 1.354 shows, sendo 99% das atrações pernambucanas. A quantidade de turistas que desembarcaram no Recife para brincar carnaval também aumentou: o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre recebeu 126 voos extras, o que representa 24,4% a mais do que no ano passado, e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) teve 200 viagens a mais, aumentando 10% em relação a 2017. A movimentação chegou a 300 mil passageiros no aeroporto, enquanto 60 mil pessoas passaram pelo TIP. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco, a ocupação da rede hoteleira do estado foi de 97%.



Mobilidade


Procurando facilitar a mobilidade ao longo dos dias de folia, a Prefeitura do Recife em parceria com o Grande Recife (sistema que monitora e regulariza o transporte coletivo no município) mais uma vez disponibilizará o Expresso da Folia. Contando com uma frota de aproximadamente 30 ônibus que sairão de pontos como os shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até as ruas próximas ao foco da folia. Os passageiros que embarcarem nos shoppings vão desembarcar e embarcar no mesmo ponto de desembarque. A passagem do Expresso da Folia dará direito a viagem de ida e volta. Os foliões receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa inicial de cada estabelecimento para todo o período de utilização, caso desejem utilizar o estacionamento.


Números 2018

- Total de apresentações: 2697, entre agremiações e atrações de palco
- 99% de atrações pernambucanas
- 1354 artistas contemplados
- 144 apresentações de orquestras
- 761 apresentações de agremiações
- 438 atendimentos para blocos/agremiações de rua

Público: Total de público - 1,6 milhão de pessoas

Apoio
- Total do investimento da Prefeitura do Recife no apoio financeiro às agremiações para o Carnaval 2018: R$ 2.997.348,00 milhões
- 309 agremiações receberam apoio financeiro.
- Primeira parcela no valor de R$ 1.434.814,50 já foi paga. A quitação da segunda se dá logo após o Carnaval, mediante prestação de contas e comprovação do desfile.



* Com informações cedidas pela Prefeitura da cidade do Recife

0 comentários:

LinkWithin