quarta-feira, 13 de março de 2019

30 ANOS SEM ANÍSIO SILVA

Sentimentalismo extremo: a história do primeiro cantor brasileiro a ganhar o Disco de Ouro

Por Eduardo Weber



Ao lado de Altemar Dutra e Orlando Dias, Anísio Silva foi um dos grandes nomes da canção romântica brasileira nas décadas de 1950 e 60. A trajetória do cantor, que de balconista de farmácia tornou-se o Rei do Bolero, é o foco deste Estúdio F.

Quando Silva surgiu, nos anos 50, era considerado um cantor romântico. Astro de voz pequena e anasalada, cool, sendo hoje considerado como uma espécie "João Gilberto da música brega", se for possível esse tipo de comparação.

Anísio Silva foi um dos artistas de maior sucesso no Brasil por mais de 10 anos, quando desistiu da carreira para cuidar de seus negócios. Foi o primeiro cantor a vender dois milhões de exemplares no início da década de 1960 e o primeiro a ganhar o Disco de Ouro da indústria fonográfica brasileira. Foi o artista mais bem pago da Rádio Nacional e cantou na inauguração de Brasília a convite do próprio presidente, Juscelino Kubitschek.

Ao descrever a carreira de Silva, o Estúdio F destaca sucessos como "Alguém me disse" (Edvaldo Gouveia / Jair Amorim), "Estou pensando em ti" (Raul Sampaio / Benil Santos), "Sonhando contigo" (Anísio Silva / Fausto Guimarães) e "Colcha de retalhos" (Fernando César).

No roteiro musical apresentado por Paulo César Soares também constam gravações curiosas do cantor, fora de seu estilo, entre elas o samba carnavalesco "Não tenho lágrimas" (Milton de Oliveira / Max Bulhões) e uma parceria sua com o compositor da Escola de Samba Império Serrano, Silas de Oliveira: "Me leva".

Nascido na Bahia em 29 de julho de 1920 na pequena Cacuié, Anísio Silva fez carreira no Rio de Janeiro, onde faleceu aos 68 anos, no dia 8 de fevereiro de 1989. Neste programa, além das obras citadas, estão no repertório "Interesseira" (Murilo Letini / Bidu Reis), "Abismo", "Onde estarás?", "Vida, vida" (todas de sua autoria) e "Quero beijar suas mãos" (Lourival Faissal / Arsênio Carvalho).


Estúdio F
Anísio Silva

Apresentado na Rádio Cultura Brasil em 02 de agosto de 2014
Apresentação: Paulo César Soares
Produção: Rádio Nacional - Rio de Janeiro



Fonte: Cultura Brasil

0 comentários:

LinkWithin