quinta-feira, 23 de novembro de 2017

GAROTO: MAGO INSTRUMENTISTA E COMPOSITOR, EM PARTITURAS E SHOW

Garoto: mago instrumentista e compositor, em partituras e shows

Por Tárik de Souza


Gênio modernizador do violão brasileiro, o paulistano Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), terá livro lançado em eventos nas sedes paulista e carioca do Instituto Moreira Salles, respectivamente, dias 17 e 22 próximos, com shows dos virtuoses das cordas Paulo Bellinati e Marco Pereira.

Além de um perfil biográfico do artista assinado por Jorge Mello, o livro “Choros de Garoto” (Edições SESC/ IMS) contabiliza 67 partituras (no formato melodia & cifra), muitas inéditas em gravação e nunca antes publicadas, reunidas e reescritas pelos músicos Henrique Gomide e Domingos Teixeira. O multinstrumentista Garoto, considerado inventor do violão tenor, chegou a comandar dois programas na década de 1940, na concorrida rádio Nacional, “Garoto e seus mil instrumentos” e “Garoto e seus solos”. Tocou com ases como Carmen Miranda, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Francisco Alves, Silvio Caldas, Luiz Gonzaga, Orlando Silva, Aracy de Almeida, integrou a Orquestra Brasileira sob direção de Radamés Gnattali e o Trio Surdina (ao lado de Fafá Lemos e Chiquinho de Acordeon).


Alinhou-se ainda entre os precursores da bossa nova, autor de pérolas de alto refino como “Duas contas”, “Gente humilde” (com letra póstuma de Vinicius de Moraes e Chico Buarque), “Sorriu para mim” (com Luiz Claudio Castro), “Nick bar” (com José Vasconcellos), “Lamentos do morro”, “Desvairada”, “Amoroso” (com Luiz Bittencourt) e até o dobrado/hino do quarto centenário paulista, “São Paulo quatrocentão” (com Chiquinho do Acordeon e Avaré).

“Garoto foi um marco na evolução do violão e da música brasileira. Tocava com perfeição vários instrumentos de cordas e suas composições para grupos regionais já apontavam a textura de suas criações futuras, cada vez mais ousadas e transcendentes”, comentou Bellinati. 


Fonte da Imagem: http://bit.ly/2zlBPCY

1 comentários:

Luiz Carlos Araujo disse...

Super! Junto com Valzinho, outro injustiçado da MPB, foi o precursor da sonboridade da Bossa-Nova...Muito boa lembrança!

LinkWithin