segunda-feira, 27 de novembro de 2017

MARY GONÇALVES, 90 ANOS

Iniciou a carreira artística como atriz de cinema. No início da década de 1950 foi contratada pela Rádio Nacional. Estreou em disco em 1951 pela gravadora Sinter interpretando os sambas-canção "Penso em você" e "Só eu sei", ambos de Paulo Soledade e Fernando Lobo com acompanhamento de Lírio Panicali e seu conjunto de boite. Em seguida, gravou o bolero "Aquele beijo", de Claribalte Passos e Lírio Panicali e o samba-canção "Chega mais", de Pernambuco e Marino Pinto, com acompanhamento da orquestra de Lírio Panicali. Ainda nesse ano, gravou o samba "São Paulo", de Antônio Maria e Paulo Soledade e a marcha "Carnaval na Bienal", de Heitor dos Prazeres. Nessa época, passou a atuar como contratada na Rádio Nacional.

Em 1952, foi eleita a Rainha do Rádio com um votação de 744.826 votos. Nesse ano, gravou pela Sinter o LP "Convite ao romance" no qual incluiu três composições de Johnny Alf, "Estamos sós", "O que é amar" e "Escuta". Lançou também, em disco de 78 rotações os sambas-canção "Rotina", de Billy Blanco e "Vem depressa", de Klécius Caldas e Armando Cavalcânti. No ano seguinte, gravou com Lírio Panicali e sua orquestra o baião "Coreana", de Humberto Teixeira e Felícia de Godoy e o bolero "Aperta-me em teus braços", de José Maria de Abreu e Jair Amorim. Ainda nesse ano, gravou o samba-canção "Podem falar", de Jonny Alf.

Em 1954, gravou seu último disco na Sinter com o samba-canção "Dentro da noite", de Oscar Bellani e Luiz de França e o beguine "Não vá agora", de Billy Blanco. No mesmo ano, foi contratada pela Odeon e gravou o bolero "Obsessão", de José Maria de Abreu e Jair Amorim e o samba-canção "Diga", de Júlio Nagib. Gravou no ano seguinte o samba-canção "Nem eu", de Dorival Caymmi e o baião "Meu sonho", e Luiz Bonfá.

Gravou o samba "Deixa disso", e Newton Ramalho e Nanci Wanderley e o samba-canção "Patati-patatá", de Hianto de Almeida e Francisco Anísio em 1956. Segundo o jornalista e pesquisador Sylvio Túlio Cardoso, ela "Gravou excelentes discos para a Sinter em 1951, mas os mesmos não tiveram boa repercussão devido a péssima qualidade técnica que o produto daquela gravadora ostentava na ocasião." Ainda na década de 1950, abandonou a carreira artística e foi viver na Colômbia.

0 comentários:

LinkWithin