sábado, 22 de abril de 2017

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior



SÃO JOÃO DEL REI – PANAROMA IV

Ordem Terceira de São Francisco, em São João Del Rei



A espichada até São João Del Rei era para cumprir o roteiro completo que havíamos traçado para a visita às cidades históricas de Minas Gerais.

No fundo, também queria conferir onde estavam os restos mortais de Tancredo Neves. O presidente eleito do Brasil – ainda pelo colégio eleitoral – foi o principal personagem daquele momento em que o país começava o processo de saída da Ditadura Militar e passava para uma nova experiência democrática.

Como se sabe, Tancredo morreu antes de assumir e, parte de uma composição ainda com os representantes diretos do regime militar, assume José Sarney, figura tenebrosa que vinha a ser o vice-presidente.

A agonia e morte de Tancredo Neves foi o momento maior de boa parte dos jornalistas que participaram das grandes coberturas dos anos 1980.

Da peregrinação do esquife levando o corpo do presidente morto, que partiu de São Paulo, foi a Brasília e terminou em sua São João Del Rei.

Foi uma das maiores coberturas jornalísticas ocorridas no país. Era abril de 1985 e estavam aqui para acompanhar as exéquias do presidente eleito e morto centenas de representantes da mídia brasileira e mundial. Pela rádio que trabalhava – a Excelsior AM – ficamos eu e o repórter Hélvio Borelli, no teto da ala oficial do aeroporto de Congonhas. A Excelsior era puro jornalismo e a cobertura foi de grandes dimensões – cerca de 30 profissionais de todas as áreas, 24 h p/ dia.

As remoções de Tancredo morto só devem ter sido menos intensas e extensas que as de Eva Peron, a trágica heroína argentina.


Cemitério da Ordem Terceira de São Francisco

Tenho o hábito de fazer turismo em necrópoles. Coisa tratada com desdém e até com preconceito por muitos. É estranho porque em cidades como Paris e Buenos Ayres, esse tipo de visita está incorporado nos roteiros de viagem. Quem já foi ao cemitério da Recoleta, onde está Eva Peron, ou ao Pére Lachaise, em Paris, sabe do que estou falando.

Em São Paulo mesmo, somente no cemitério da Consolação e dr. Arnaldo, além da visita de contrição e orações que são feitas naturalmente, o visitante comum pode apreciar obras de escultura de alto nível, de artistas como Vitor Brecheret.

Uma trilha mineira, latino-americana e bela…

San Vicente (Milton e Fernando Brandt), com Milton e Naná Vasconcelos



A cidade mineira de São João Del Rei fica na região do Campo das Vertentes e é uma das maiores setecentistas daquele estado. Levantada por bandeirantes paulistas, tem como fundador Tomé Portes del-Rei.

Dotada de uma vasta diversidade arquitetônica, São João não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo no centro histórico, é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João é conhecida também por ser uma cidade universitária, com vários institutos e faculdades, abrigando grandes números de repúblicas estudantis.

Além de Tancredo Neves, nasceram em São João Del Rei, dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, o padre José Maria Xavier, compositor sacro, Francisca de Paula de Jesus, que passa por processo de canonização pelo Vaticano.

0 comentários:

LinkWithin