quinta-feira, 27 de abril de 2017

COLETÂNEA CELEBRA OS 25 ANOS DO SKANK

'Dois Lados', do Scream & Yell, reúne 34 artistas interpretando hits das várias fases da banda mineira

Por Nathália Pereira



Entre julho e agosto de 1992, quatro garotos mineiros gravavam e produziam, por conta própria, o primeiro álbum de uma bem sucedida carreira. Vinte e cinco anos e 13 discos depois, o Skank ganha tributo, assinado por 34 artistas, entre os quais, dois pernambucanos. Batizada de Dois Lados, a coletânea reunirá 33 músicas, divididas em dois álbuns digitais, a serem disponibilizados para download gratuito no site Scream & Yell, em mais uma parceria com o produtor Pedro Ferreira.

Conterrâneo de Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferreti, Pedro fez do aniversário de 25 anos de carreira do grupo, completados em 2016, mote para saudar a contribuição do quarteto para a música nacional. A ideia é passear por todas as fases, dos reggaes às baladas pop, sem interferir nas escolhas das faixas, feitas pelos respectivos intérpretes. “Busquei artistas que tivessem influência ou carinho especial pela banda, no mesmo formato que foi com o Los Hermanos e o Milton (Nascimento)”, explica ele, citando as duas outras homenagens que produziu, Re–Tratos e Mil Tom, respectivamente.

Entre os escolhidos, figuram nomes que vão da MPB ao rap, prometendo interessantes releituras. Rico Dalasam, revelação nas rimas, canta Balada do Amor Inabalável. A banda Francisco, El Hombre, ficou responsável por Pacato Cidadão. É Proibido Fumar será gravada pelos Selvagens à Procura de Lei. Não a toa, os três estão entre os jovens convidados. “Além de fazer alusão à duas canções ícones da banda, Três Lados e Dois Rios, o nome tem o objetivo de perpetuar o legado importantíssimo dela pra música brasileira e direcionar a audição pra esse trabalho da nova geração, fenômeno no digital, tipo o Anavitória, que tem um público jovem, que talvez não conheça a obra do Skank e pode, então, ouvir”, conta Pedro.




PERNAMBUCANOS

Nascido na década de 1980, o cantor, compositor e pianista Zé Manoel conta que acompanhou a carreira da banda por muito tempo, este marcado pela faixa que interpretará, Tanto, versão para I Want You, de Bob Dylan. “Eu ouvia muito na época em que lançaram. Quando surgiu o convite de cantar Skank foi a primeira que me veio a mente, porque além de várias outras que gosto, tinha que pensar em algo que eu me visse cantando, que tivesse a ver com meu universo, e ela tem muito”. O registro dele ganhará, claro, a presença do piano, acompanhado por violoncelo.

A cantora Lulina será outra presença pernambucana em Dois Lados, com In(Dig)Nação, de 1993, composta para um trabalho do videoartista Eder Santos. Independente e sem fins lucrativos, o projeto nasce também da memória afetiva de Pedro Ferreira. “Quando faço uma homenagem preciso de uma motivação pessoal. Eu sou de Mariana, interior de Minas Gerais. Tem um DVD deles que foi gravado em Ouro Preto (MTV Ao Vivo (Skank), 2001) e, na época, eu não pude ir, porque era muito novo. Meus primos mais velhos foram e a partir daí passei a ouvir ainda mais por causa deles”, relembra.

Masterizada por Eduardo Kusdra no Estúdio Arte Master (Araras, SP), Dois Lados estará disponível para audição e download dias 5/6, o primeiro álbum, e 6/6, o segundo, em screamyell.com.br e no SoundCloud.

0 comentários:

LinkWithin