segunda-feira, 24 de abril de 2017

LEONARDO SULLIVAN, 70 ANOS

Por Leandro Muniz


Resultado de imagem para LEONARDO SULLIVAN biografia

Iveraldo de Souza Lima nasceu no dia 17 de abril de 1947 no município de Vicência, no estado de Pernambuco.

Filho de "seu" Silva e de dona Cecília, ainda criança já demonstrava gosto pela música. Inclusive, quando ajudava sua família na pisadura do cacau, Iveraldo cantava os sucessos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Anos mais tarde, Iveraldo mudou-se com a família para a cidade do Recife. Nessa época seu pai já era falecido.

Em 08 de abril de 1966, perto de completar 19 anos, Iveraldo consegue a carteira da OMB(Ordem dos Músicos do Brasil). Com esse documento, Iveraldo pôde se apresentar em lugares como a Boate Cala-Boca, no Recife, e em programas de TV da Jornal do Commercio, também em Recife.

Nessa época apresentava-se como Iveraldo Lima. Alguns anos depois, passou a usar o nome de Lamartine, até que um dia, por sugestão de seu irmão Ivanilton(que anos depois tornaria-se conhecido em todo o Brasil como Michael Sullivan), adotou o nome artístico de Leonardo.

Em 1973, gravou pela CBS a música SOZINHO OUTRA VEZ, versão para o sucesso ALONE AGAIN, de Ray e Gilbert O'Sullivan. A gravação entrou para um LP promocional da CBS apresentado pelo cantor José Roberto.

Dois anos depois, gravou seu primeiro disco, um compacto simples pela CBS, mas que não logrou êxito.

Em 1977, gravou pelo selo Arco-Íris um novo compacto simples. Esse compacto trouxe seu primeiro sucesso: SEU JEITO DE SER, de autoria de Michael Sullivan, Richard Lee e Mark.
No ano seguinte, é contratado pela gravadora EMI-Odeon e grava desta vez um compacto duplo, produzido por seu amigo Almir Bezerra, guitarrista, vocalista e um dos fundadores dos Fevers. Duas músicas deste disco estouraram nas rádios: QUANDO VOCÊ FOI EMBORA, de Michael Sullivan, e VOU BRIGAR COM O MUNDO, de autoria do próprio Leonardo.

Em 1982, lança seu primeiro LP, e pela EMI-Odeon, intitulado MEMÓRIAS. Nesse LP foram incluídas VOU BRIGAR COM O MUNDO e QUANDO VOCÊ FOI EMBORA. Outras músicas deste álbum também fizeram sucesso como por exemplo a faixa-título MEMÓRIAS, além de PENSAMENTOS MEUS, COISA MAIS BONITA, EU QUERO SER ALGUÉM NA SUA HISTÓRIA, SEI ERRAR SOZINHO, JUNTO DE VOCÊ e SENTIMENTOS.

Esse LP teve excelentes vendagens e no ano seguinte Leonardo lança o segundo LP, intitulado MOMENTO MAIOR. Tal como o disco anterior, MOMENTO MAIOR trouxe músicas que estouraram nas rádios, como por exemplo: MOTIVOS, DE VOLTA PRA CASA e TANTO AMOR PRA DAR. Outras músicas fizeram sucesso: NÃO DIGA NADA, de autoria de Leonardo e que Gilliard havia gravado em 1981, e a regravação de SEU JEITO DE SER, a mesma que tinha sido gravada em 1977.

Em 1984, Leonardo lança seu terceiro LP: PELA VIDA. Esse disco trouxe um pout-pourri em homenagem a seu amigo Altemar Dutra, falecido em 09 de novembro de 1983 durante um show na boate El Continente, em Nova York, EUA, vítima de derrame cerebral. Altemar iria participar da gravação deste pout-pourri junto com Leonardo. Mesmo com a morte de Altemar, Leonardo resolveu gravar o pout-pourri, que foi batizado de AO MESTRE COM CARINHO. Esse pout-pourri fez muito sucesso, tal como a música NÃO ME OLHE ASSIM.
No ano seguinte lança o seu quarto LP: EU PRECISO VER O AMOR RECOMEÇAR. As vendas desse LP foram puxadas pelas músicas MEU DILEMA, O PROBLEMA É SEU e a regravação de A PÉROLA E O RUBI, gravada por Cauby Peixoto em 1972.

Em 1986, lança o seu quinto LP COISAS DA VIDA, que se tornou um fenômeno de vendas. A música MÃE, UM PEDAÇO DE CÉU, fez um enorme sucesso, tal como QUANDO CHEGAR O AMANHÃ, HÁ ALGO NELA, JUNTO COM O SOL e SOZINHO OUTRA VEZ(esta última é uma regravação da música que Leonardo gravou em 1973 pela CBS).

No ano de 1987, lança o sexto LP: SEM CENSURA, As músicas deste álbum que fizeram sucesso: SEM VOCÊ, QUERO TUDO ISSO e CANÇÃO DO ROUXINOL(esta última também gravada por Cauby Peixoto em 1956).

Em 1988 lança o seu sétimo LP: UMA VOZ NO CORAÇÃO. Este disco colocou no rádio os seguintes sucessos: PRA SEMPRE, OBRIGADO e a faixa-título UMA VOZ NO CORAÇÃO, que contou com a participação da cantora Kátia.

Em 1989, assina contrato com a gravadora Continental e lança o seu oitavo LP intitulado VENENO, MEL E SABOR. A música mais tocada deste LP foi SÓ O TEMPO VAI DIZER. Leonardo foi o primeiro a gravar a música EVIDÊNCIAS, que foi também gravada por artistas como Chitãozinho & Xororó e Lindomar Castilho, dentre outros.

Três anos depois, volta à EMI-Odeon, e lança o seu nono LP com o título de INESQUECÍVEL, que trouxe dois pout-pourris com sucessos românticos dos anos 50 e 60. Esses pout-pourris fizeram muito sucesso, e outras músicas desse LP fizeram sucesso: GOSTO, FIEL COMO UM CÃO e CHUVA DE DESEJOS.

Em 1995, lança pela RGE o LP ISSO É AMOR, que trouxe apenas duas faixas inéditas: a própria faixa título, de autoria de Elias Muniz e Fátima Leão, e CÁ ENTRE NÓS, de autoria de Peninha. As outras músicas são gravações de sucessos da época da EMI-Odeon.
Em 1996, lança pela Polydisc o CD 20 SUPER SUCESSOS, com regravações de grandes sucessos de sua carreira, além de músicas inéditas.

No ano seguinte, também pela Polydisc, lança o CD 20 SUPER SUCESSOS com sucessos de seu amigo Altemar Dutra.

Em 2000 lançou pela Sony Music o CD Leonardo Ao Vivo, com grandes sucessos seus e também com músicas inéditas.

No ano seguinte, converte-se ao Evangelho e grava pela Line Records(ligada à Igreja Universal do Reino de Deus) o CD O SOL DA MINHA ESTRADA. Este disco trouxe uma novidade: na capa do disco estava escrito Leonardo Sullivan. A gravadora resolveu acrescentar o sobrenome Sullivan ao nome Leonardo.

Em 2003 lança pela Polydisc o CD CORRENTEZA DE EMOÇÃO, que trouxe, inclusive, a regravação da música ONTEM, versão de Rossini Pinto para o sucesso YESTERDAY, de John Lennon e Paul McCartney.

Quatro anos depois, lança seu primeiro DVD, gravado no Festival Nacional da Seresta, realizado em Recife todos os anos. A gravação ocorreu especificamente no Marco Zero, um dos principais pontos turísticos da cidade. Esse DVD trouxe os principais sucessos de Leonardo Sullivan, além do making-of da gravação do mesmo, e depoimentos de amigos de Leonardo, como o radialista Geraldo Freire e o cantor, compositor e produtor musical Almir Bezerra.

Em 2016 lança um novo CD intitulado HISTÓRIA DE AMOR, que traz, dentre outras, a música gospel CORRENTE DO BEM.

Leonardo continua fazendo shows pelo Brasil afora sempre com muito sucesso

1 comentários:

Paulo disse...

Bom demais! Leonardo é interprete e compositor de muitas e boas músicas! Amo as suas músicas! Ele será sempre o Leonardo. Foi assim que eu o conheci. Parabéns Léo!

LinkWithin