terça-feira, 4 de abril de 2017

ALCEU, ELBA E QUINTETO VIOLADO FARÃO SHOWS DE SÃO JOÃO NA EUROPA

Projeto leva música, gastronomia, teatro e dança típicos da festividade brasileira para Portugal, Espanha, Itália e França


Artistas irão representar a cultura popular brasileira em mostra.


Uma das mais autênticas festividades do Nordeste brasileiro, o São João, promete movimentar o cenário cultural europeu. Entre 7 de abril e 28 de maio, Lisboa, Madri, Roma e Paris terão a oportunidade de conhecer a tradicional festa junina com apresentações de nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Quinteto Violado, Lucy Alves, Quadrilha Raio de Sol, entre outros, no projeto Brasil Junino.

O evento, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Integração - Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), com patrocínio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), terá entrada gratuita nos quatro países por que passará. Ao todo, seis atrações musicais, quatro grupos de dança e dois atores dão vida aos elementos que compõem a característica festa brasileira.

Enquanto Alceu Valença, Elba Ramalho, Quinteto Violado, Lucy Alves, Os Gonzagas e Pé de Cerrado garantem o embalo com tradicionais músicas do repertório junino, as danças características do ciclo - como quadrilha, xote, xaxado e baião - serão apresentadas pelos grupos pernambucanos Quadriha Junina Raio de Sol e Matulão e pelos brasilienses do Balé Flor do Cerrado e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba. Os atores Rebeca Oliveira e Fagner Saraiva interpretam os personagens Mateus e Catirina, presentes em diversos folguedos do teatro popular brasileiro, para mostrar a narrativa do Bumba Meu Boi.

Segundo o IBI, a Mostra Brasil Junino tem como objetivo expor a riqueza dessas manifestações culturais do país e o potencial turístico das festas do período. De 7 a 16 de abril, a exposição desembarca em Lisboa, em Portugal. Entre os dias 21 e 30, a mostra segue para Madri, na Espanha. De lá, viaja para Roma, na Itália, de 5 a 14 de maio. A última parada será em Paris, na França, de 19 a 28 de maio.

Além das apresentações artísticas, o público europeu poderá conferir painéis com vídeos e informações dos principais festejos do Brasil, comidas e bebidas típicas e registros de como o São João é realizado em Caruaru (PE), Campina Grande (PB), São Luiz (MA), Mossoró (RN), Aracaju (SE), Ceilândia (DF) e na Bahia.


SERVIÇO
Mostra Brasil Junino em Portugal
Quando: 7 a 16 de abril
Onde: Pavilhão de Portugal (Endereço: Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lisboa)

Brasil Junino na Espanha
Quando: 21 a 30 de abril
Onde: Colegio Mayor Casa do Brasil (Avenida Arco de La Victoria, 3-28040, Madrid)

Brasil Junino na Itália
Quando: 5 a 14 de maio
Onde: Embaixada do Brasil em Roma (Piazza Navona, 14-00186, Roma)

Brasil Junino na França
Quando: 19 a 28 de maio
Local: Aguardando definição

Quanto: gratuito


Fonte: Diario de Pernambuco

0 comentários:

LinkWithin