quarta-feira, 26 de abril de 2017

VÔTE, ESCUTA SÓ...


Notícias do Brasil


Mesmo andando há meses pelas estradas da vida, não deixo de receber notícias de pessoas queridas, velhos amigos e familiares. A internet é responsável nos dias de hoje pela continuidade destes contatos. 

Fiquei sabendo através de Otrope, e com riqueza detalhes, que Comadre Fifa, está muito bem de saúde apesar dos seus quase 90 anos, lúcida, e sem dificuldade para colocar uma linha no fundo de uma agulha. Seu companheiro de longas datas, poucos meses mais velho que ela, com o qual vive há mais de 50 anos, o sábio Hiakassi, imigrante japonês, chegado ao Brasil na década de cinquenta, com quem se casou em segundas núpcias continua firme ao seu lado. Hiakassi trouxe de um primeiro casamento três filhos. Na hora de registrar os meninos mal falando o português, o escrivão anotou os nomes de acordo com o que lhe dizia o pai. Os gêmeos receberam respectivamente os nomes de Pindaíba e Pindoba, o filho mais novo, dois anos a menos que os gêmeos foram batizados como Pitota, ficando assim todos na letra P como era o deseja do pai. 

Os velhos, portando, no dizer de Otrope, estão longe de desencarnar os ossos, e falam em reunir toda a família no ano que vem para comemorar em grande estilo, o aniversario da comadre. 


Hiakassi 

Otrope foi à contribuição de Comadre Fifa, mãe solteira, arrastava o menino na barra da saia quando conheceu Hiakassi, formando uma família interessante. Três meninos de olhos puxados e um com cara de bolacha e cabeça chata, este, muito sabido e astuto, viu na chegada do japonês, tido como homem trabalhador, sua chance de ter uma vida melhor. 

Tomei conhecimento por intermédio de Otrope que Pindaíba se tornou um empresário de sucesso no ramo de confecções em Santa Cruz de Capibaribe, ficou rico na feira da sulanca, vendendo toneladas de cuecas para o sudeste do país. Ficou rico, mora numa mansão com piscina, e não despreza uma Hilux do ano, daquela com caçamba, que ajuda no transporte de mercadorias para pequenas distâncias. 

Pindoba, que logo cedo, foi estudar no Recife, tendo sido morador da Casa de Estudante do Derby, exerce hoje a profissão de Cirurgião Dentista em Areias região do Brejo paraibano, onde também constituiu família. Casou com Odete que já lhe deu um casal de filhos. Ao menino deu o nome de Hiakassi Neto em homenagem ao padrasto que lhe proporcionou os estudos. 

Quem não teve muita sorte foi Pitota, baixinho, franzino chegou a fazer algum sucesso como jóquei no Rio de Janeiro, até que levou um coice de uma égua, campeã carioca, e quase campeã sul americana, perdeu por cabeça, como no tango argentino. Depois do ocorrido não teve mais condições de montar e leva a vida como tratador de cavalos, no mesmo local onde brilhou montando animais famosos. Sonha com o dia de poder voltar às pistas e recuperar o tempo perdido, mas a cada dia perde as esperanças com o avançar da idade. As desventuras da vida fizeram com que se afastasse um pouco da família, envergonhado por não ter tido o mesmo destino que os irmãos mais velhos. 

Eu quase que ia esquecendo de perguntar por Luluba, irmão mais novo de Comadre Fifa, cabra falante, despachado, contador de causos e poeta bissexto. Me disse Otrope que ele beirando os 80 anos, permanece morando no sítio da família, ainda enfrentando o cabo de uma enxada. Planta inhame e mandioca pra vender na feira Fazenda Nova. No início dos anos setenta, Luluba foi candidato a vereador em Taquaritinga do Norte. Perdeu a eleição e quase perde o sítio, mas teve que se desfazer de uma casa de quatro cômodos que possuía na rua principal da cidade, na leva também se foram uma meia dúzia de vacas leiteiras e todo rebanho de cabras só para pagar dívidas adquiridas na campanha para vereador. Dizia que se chegasse a Deputado Federal e quem sabe, se Deus permitisse, a Presidente da República resolveria todos os problemas do Brasil numa tacada só. Mandaria fechar a Rede Globo! Pronto, nem a mulher votou nele pensando em perder a novela das oito e deixar de ver o galã Tarcísio Meira de quem era fã ardorosa. Deste dia em diante nunca mais Luluba quis saber de política. 


Tarcísio Meira 

Otrope meu velho, e você como vai, perguntei. Ele desconversou, não quis falar muito sobre o assunto, disse apenas que estava morando em Portugal e fazia uns bicos como motorista de UBER. Estamos em vias de marcar um encontro para tomar uma bagaceira com pastel de bacalhau como tira gosto. 

Depois eu conto... 

0 comentários:

LinkWithin