quarta-feira, 22 de junho de 2016

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Com um repertório moderno e refinado, Luiz Gonzaga tentava se aproximar do público jovem universitário há quarenta anos gravando este atípico álbum


Luiz Gonzaga – O canto jovem de Luiz Gonzaga (1971)

Embora o lançamento original tenha sido pelo selo RCA Victor, vejam acima a capa de uma re-edição, pelo selo RCA (reprocessado para estéreo), e abaixo a contra capa de outra re-edição, pelo selo RCA Camden.

O disco conta com a participação especial de, seu filho, Gonzaguinha na faixa “Asa Branca”, sem dúvida o maior clássico do forró, e na época tornara-se uma espécie de hino dos exilados pelo regime militar. A outra participação especial é de Humberto Teixeira na faixa “Bicho, eu vou voltar”, este que foi um dos maiores autores do gênero e um dos grandes parceiros de composição do rei Lua.

Com arranjos bem mais leves e interpretando canções de compositores brasileiros da MPB, como “Chuculatera” de Antônio Carlos e Jocafi, “Procissão” de Gilberto Gil, “Cirandeiro” de Capinam e Edu Lobo, “Fica mal com Deus” de Geraldo Vandré e “No dia em que eu vim me embora” de Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outras.

Faixas:
01 - Chuculatera (Jocafi - Antônio Carlos)
02 - Procissão (Gilberto Gil)
03 - Morena (Gonzaguinha)
04 - Cirandeiro (Capinan - Edu Lobo)
05 - Caminho de Pedra (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
06 - Asa Branca (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
07 - Vida ruim (Catulo de Paula)
08 - O milagre (Nonato Buzar)
09 - No dia que eu vim me embora (Caetano Veloso - Gilberto Gil)
10 - Fica mal com Deus (Geraldo Vandré)
11 - O cantador (Nelson Motta - Dori Caymmi)
12 - Bicho, eu vou voltar (Humberto Teixeira)

Fonte: Forró em Vinil

0 comentários:

LinkWithin