terça-feira, 14 de junho de 2016

ALCEU VALENÇA PREPARA AO MENOS SEIS LANÇAMENTOS PARA ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS

Lista inclui reedições de discos da fase psicodélica do músico





No dia 1º de julho, o músico Alceu Valença completa 70 anos de idade. Nascido em São Bento do Una, o "bicho maluco beleza" logo se firmou como um dos maiores artistas pernambucanos dos últimos, com sucessos que caíram na boca do povo como Tropicana, Cavalo de pau e Anunciação. Para o aniversário, Alceu terá um ano cheio, marcado não só pela estreia em circuito comercial de seu longa-metragem A luneta do tempo, como também pelo lançamento de ao menos seis novos discos, só neste ano.

A lista começa com a trilha sonora de A luneta do tempo, assinada por Alceu e que será lançada em CD. O filme conquistou os prêmios de melhor trilha musical e melhor direção de arte no Festival de Cinema de Gramado e sua produção se estendeu durante 15 anos. Segundo Alceu, a inspiração para o longa veio das lendas construídas em torno dos cangaceiros e de seu líder Lampião, repassadas a ele durante a infância em São Bento do Una.

A fase psicodélica do cantor, revisitada no ano passado no show Vivo! Revivo, no Teatro de Santa Isabel, virou CD e DVD, que também sai neste ano. Gravado, originalmente, no show Vou danado pra Catende, no Rio de Janeiro, Vivo! já foi revisitado no Recife em 2012. A mística da fase ganhou, então, roupagem nostálgica e sonoridade mais pesada. Dessa vez, o repertório engloba, além de Vivo!, Molhado de Suor (1974) e Espelho Cristalino (1977), trilogia-chave da carreira de Alceu nos anos 1970. O material foi captado em duas sessões.

A trilogia, inclusive, ganhará reedições em vinil de 180 gramas. Não se sabe ainda se os discos também ganharão registro em CD. Completando o pacote, está o lançamento do raro Saudade de Pernambuco, gravado ao vivo na França, no final dos anos 1970.


Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

LinkWithin