segunda-feira, 15 de julho de 2013

DOMINGUINHOS PRECISA DE APOIO

Internado desde dezembro, músico não dispõe de dinheiro para arcar com os custos do hospital, já que não realiza mais shows para se sustentar


Por José Teles



Quando o eterno problema da arrecadação de direitos autorais no País é questionada, o caso do músico e compositor José Domingos de Moraes, Dominguinhos, 72 anos, é exemplar. Autor de cerca de 500 músicas, vários clássicos da MPB, muitas incorporadas ao repertório de shows de nomes como Gilberto Gil ou Elba Ramalho, ele recebe uma média de R$ 4 a 5 mil trimestralmente. Felizmente, Dominguinhos não contava com este dinheiro para se sustentar, pelo menos até o dia 13 de dezembro de 2012, quando participou da festa de aniversário de cem anos do seu mestre e amigo Luiz Gonzaga, em Exu (PE).

Sua principal fonte de renda vinha dos shows que fazia pelo País e que o mantinha o ano inteiro na estrada, já que há anos deixou de viajar de avião. Ironicamente seu último show aconteceu nas comemorações do centenário de Gonzagão. Ele tinha a opção de participar dos shows a Luiz Gonzaga programados para o Parque Dona Lindu, mas preferiu ir a Exu, enfrentando de carro os 630 km que separam a terra natal de Gonzagão do Recife.

Hospitalizado desde o dia 17 daquele mês, primeiro no Hospital Santa Joana, no Recife, depois transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, infelizmente Dominguinhos passou a contar com o pagamento do Ecad que, no entanto, cobre 5% da última conta que foi apresentada à filha, Liv Moraes e a mãe dela, Guadalupe Mendonça: “Há duas semanas, recebemos a conta dos honorários médicos: R$ 80 mil, claro que não pagamos, porque não temos este dinheiro. Eles, do hospital, reconhecem e são bastante generosos para não cobrar. O que Domingos recebe do Ecad mal dá para pagar a mensalidade do plano de saúde” revela Guadalupe Mendonça, em conversa por telefone de São Paulo.

Ela e a filha se encontravam no Sírio-Libanês, onde se revezam. Guadalupe fica mais tempo com Dominguinhos porque a cantora Liv Moraes se tornou a fonte de renda da família e passou o período junino se apresentando pelo Nordeste: “Depois de sete meses acabaram as reservas. Agora só Liv está produzindo, com os show que tem feito”, diz Guadalupe, que interrompeu a gravação de um disco novo quando Dominguinhos foi internado. Recentemente, a situação dele agravou-se. Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, no dia 1º de julho, o músico voltou à CTI com o seguinte quadro: “arritmia cardíaca, oscilação de pressão arterial e infecção respiratória”, fechado o boletim afirmando que o quadro geral era grave e que o paciente respirava com o auxilio de aparelhos. Segundo Guadalupe, Dominguinhos voltou a mostrar melhoras.

Elba Ramalho, Nando Cordel, Fagner, Jorge de Altinho, Geraldo Azevedo, Flávio José e Liv Morais farão um show beneficente com renda revertida para o tratamento de Dominguinhos, dia 25, no Chevrolet Hall.

0 comentários:

LinkWithin