quarta-feira, 10 de julho de 2013

MONARCO, 80 ANOS



Filho do marceneiro e poeta José Felipe Diniz (chegou a publicar poemas no Jornal das Moças).

Nasceu no bairro de Cavalcanti e foi criado em Oswaldo Cruz, onde freqüentava as rodas de samba desde pequeno, conhecendo os bambas da Portela, como Paulo da Portela. Recebeu o apelido de "Monarco" aos seis anos.

Aos 11 anos já compunha seus primeiros sambas para blocos do subúrbio.

Em 1950 ingrtessou na Ala de Compositores da Portela, tendo como padrinho e grande incentivado o compositor Alcides Malandro Histórico, de quem tornou-se um dos principais parceiro.

Estudou até o terceiro ano primário.

Em meados dos anos quarenta, ingressou no Bloco Primavera.

Também toca cavaquinho e percussão.

Atuou como diretor de harmonia da Portela.

Além da carreira artística, trabalhou como guardador de carros, feirante e contínuo.



Seu filho Mauro Diniz é arranjador e cavaquinista, além de compositor de sucessos gravados por boa parte de intérpretes da MPB. A neta, Juliana Diniz, filha de Mauro Diniz, é atriz e cantora com disco solo. Marcos Diniz, o outro filho, além de compositor de sucessos, faz parte do Trio Calafrio.

Em 2004 casou-se com Olinda, sua companheira de 10 anos. Neste mesmo ano, foi lançada sua biografia pela Coleção Perfis do Rio, da Editora Relume - Dumará/RioArte, escrita pelo cavaquinista Henrique Cazes.

No ano de 2005 foi homenageado como enredo do G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho, classificando a Escola no décimo lugar do Grupo de Acesso B. Neste mesmo ano recebeu da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a condecoração pelos seus 72 anos de vida e mais de meio século dedicado à música brasiliera, mais específicamente ao samba. A Medalha Pedro Ernesto foi iniciativa da ex-vereadora Lícia Canindé (Ruça) e do vereador e ator Stepan Nercessian.


Apresentado por João da Gente a Natal, presidente da Portela, passou a integrar a ala dos compositores da Escola em 1950.

Em meados da década de 1960, deixou a Portela e entrou para a Unidos de Jacarezinho (para a qual compôs 'História de Vila Rica do Pilar - a descoberta do ouro' para o carnaval de 1970 e 'Homenagem a Geraldo Pereira' para o carnaval de 1980), mas retornou à Portela em 1969 e a partir de então, tornou-se responsável pela Velha Guarda da Escola.

Em 1970 gravou, ao lado da Velha Guarda da Portela, o disco “Portela passado de glória”, lançado pelo selo RGE.

Em 1971, Paulinho da Viola interpretou de sua autoria "Lenço" (c/ Chico Santana) e, no ano seguinte, gravou outra composição sua: "Passado de glória". Risadinha gravou em 1975 "Vida de rainha" (c/ Alvaiade). Neste mesmo ano, Roberto Ribeiro gravou "Proposta amorosa", de sua autoria, grande sucesso na época.

Passou a liderar a Velha-Guarda da Portela após a morte de Manacéia. Com ela, apresentou-se no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, e no teatro da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

No ano de 1974, gravou seu primeiro LP como cantor. No ano seguinte, "Amor de malandro" (c/ Alcides Dias Lopes), foi gravada por João Nogueira no disco "Vem quem tem".

O segundo LP foi lançado em 1976 pela Eldorado e reeditado em CD em 2000. O disco contou com a participação especial da Velha-Guarda da Portela, no qual interpretou "O quitandeiro" (c/ Paulo da Portela), "Lenço" (c/ Chico Santana), "Ingratidão" (c/ José Mauro), "Conselho" (c/ Manacéia), entre outras.

Em 1977, "O passado da Portela", de sua autoria, foi interpretada por João Nogueira no LP "Espelho". No ano seguinte, em parceria com Raul Marques e Bucy Moreira, fez a adaptação do tema folclórico "Miudinho", gravada por Paulinho da Viola.

Em 1979, Roberto Ribeiro lançou outro sucesso de sua autoria, "Triste desventura", em parceria com José Mauro. Ainda em 1979, "Força de vontade", parceria com Mijinha, foi incluída no disco "Zumbido", de Paulinho da Viola. Neste mesmo ano, João Nogueira interpretou "Enganadora" (c/ Alcides Dias Lopes) no LP "Clube do Samba". No ano seguinte, em 1980, João Nogueira gravou outra composição de sua autoria, "Serei teu ioiô", parceria com Paulo da Portela. Neste mesmo ano de 1980 Beth Carvalho no LP "Sentimento brasileiro", interpretou "Você pensa que eu me apaixonei" (Alcides Malandro Histórico e Monarco). Lançou o LP “Terreiro”, que contou com 12 faixas, dentre as quais “Homenagem à Velha Guarda”, “Sofres porque queres liberdade” (c/ Mijinha), “Estacio de Sá, glória do samba”, “Você pensa que eu me apaixonei” (c/Alcides Lopes), “Falsa recompensa” (c/ Mijinha), entre outras.

Em 1983, "Quem lucrou fui eu", de sua autoria, foi gravada com sucesso por Roberto Ribeiro.
No ano de 1984, interpretou, com a Velha-Guarda da Portela a faixa "Direito à vida" (Elton Medeiros e Ana Terra) no LP "Histórias do céu e da terra", disco e projeto infantil de Ana Terra.

No ano de 1986, produzido por Katsunori Tanaka para o mercado japonês, foi lançado o disco "Doce recordação", da Velha-Guarda da Portela (da qual sempre fez parte). No LP, interpretou várias composições, entre elas, algumas de sua autoria como "fui condenado", parceria com Mijinha. Neste mesmo ano, no disco de estréia de Zeca Pagodinho, foi incluída a sua composição "Coração em desalinho", na época apareceu no crédito da música apenas Diniz e Ratinho e não Monarco e Ratinho, como viria a aparecer em outros discos.



Em 1987 o grupo Exporta Samba gravou no LP "Valeu a experiência" sua composição "Quero ver meu amor", em parceria com Ratinho (Alcino Correa). 

Em 1988, pelos dez anos de falecimento do compositor Candeia, a Funarte lançou um disco em homenagem ao parceiro, sendo incluída a música "Portela é uma família reunida", parceria de ambos.

Em 1989 gravou o disco “Inéditas: Projeto Preservação da Música Popular”, com 11 faixas, dentre as quais “Homenagem a Carlos Cachaça” (c/ Ratinho), “Portela desde criança”, “Encontro comovente”, “Nostalgia”, “Mágoas de um coração” (c/ Alcides), “Já me esqueci” (c/ Alcides), “Simples tempestade” (c/ Ratinho), “Você não deve beber”, “Alegria das flores”, “Cavaleiro da esperança” (c/ Paulo da Portela) e “A execução de Frei Caneca”.

Em 1994, foi lançado no Brasil o CD "A voz do samba", produzido por Henrique Cazes e gravado em 1991, mas lançado somente no Japão. Este disco recebeu o "Prêmio Sharp" de "Melhor Cantor", na categoria samba.

No ano de 1995, apresentou-se em São Paulo no bar Vou Vivendo.



Em 2000, participou de shows da Velha-Guarda da Portela com a cantora Marisa Monte, lançando o CD "Tudo azul". Ainda neste ano, Leci Brandão e Péricles interpretaram "Tudo menos amor", parceria com Walter Rosa, no disco "Casa de samba 4", produzido por Rildo Hora para a gravadora Universal Music, e Zeca Pagodinho interpretou de sua autoria "Nunca vi você triste", parceria com Alcino Correa - o Ratinho. Ainda em 2000, participou ao lado de Cristina Buarque do segundo show da série de quatro espetáculos dedicados a Nelson Cavaquinho "Pranto de poeta", escritos e dirigidos por Ricardo Cravo Albin para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Neste mesmo ano, com Eliane Faria, Paulinho da Viola, João Nogueira, Cristina Buarque, Simone Moreno, Wilson Moreira, Noca da Portela e Dorina, participou do disco "Ala dos Compositores da Portela", no qual este grupo interpretou "Hino da Velha Guarda", de autoria de Chico Santana. Participou da gravação do CD “Velhas companheiras - Mangueira & Portela”, no qual interpretou as faixas “Não faz amor”, “Velhas companheiras”, “Queremos ver”. Gravado em 1999 para o mercado japonês por iniciativa do produtor japonês Katsunori Tanaka e co-produzido de Henrique Cazes, o disco ainda contou com as participações de Guilherme de Brito, Nelson Sargento e Cristina Buarque.

No ano de 2001, ao lado de Nei Lopes, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Baianinho, Niltinho Tristeza, Casquinha, Zé Luiz, Nilton Campolino, Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros, Luiz Grande, Jurandir da Mangueira e Aluízio Machado, participou do show "Meninos do Rio", apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, sendo o CD homônimo lançado ainda em 2001. Neste mesmo ano, com produção de Henrique Cazes e Katsunori Tanaka, lançou o CD "Uma história do samba", disco somente para o mercado japonês, no qual incluiu de sua autoria "Amor de malandro" (c/ Alcides Malandro Histórico), "Nossos pioneiros" e ainda "O samba não pode acabar", parceria com o filho Mauro Diniz. Interpretou também "Rir" (Noel Rosa e Cartola), "João Ninguém" (Noel Rosa), "Escurinho" (Geraldo Pereira), "Uma jura que eu fiz" (Ismael Silva), "Aquarela brasileira" (Silas de Oliveira), "Isto é bom" (Xisto Bahia), "Ora vejam só" (Sinhô) e "A malandragem" (Bide). O disco ainda contou com a participação dos músicos Paulão Sete Cordas, Mauro Diniz, Beto Cazes e Paulo Sérgio Santos, além do coro composto por Cristina Buarque, Tia, Doca, Surica, Teresa Cristina, Pedro Miranda e Mariana Bernardes. No mesmo ano, o CD ganhou o prêmio "Disco do Ano", da revista "Music Magazine", a principal publicação sobre música no Japão. Participou, ao lado de Manacéa, Casquinha, Chico Santana e Cristina Buarque, do CD “Homenagem a Paulo da Portela”, lançado no Japão pelo selo Nikita Music, com 14 faizas do compositor portelense, dentre as quais “Conselho” (Lincoln e Paulo da Portela), “Deus te ouça” (Cartola e Paulo da Portela), “Quem espera sempre alcança” (Paulo de Portela).

Em 2002, Zeca Pagodinho incluiu "Amor não me maltrate", de autoria de Monarco, no disco "Deixa a vida me levar". Ainda em 2002 foi lançado o livro "Velhas histórias, memórias futuras" (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor faz várias referências ao compositor.

No ano de 2003 foi o vencedor do festival "Fábrica do Samba", com a composição "Coração feliz", em parceria com seu filho Mauro Diniz. Neste mesmo ano, o grupo Revelação, no disco "Samba de raiz 3", regravou "Coração em desalinho", desta vez, constando nos créditos os nomes: Monarco e Ratinho. Neste mesmo ano, ao completar 70 anos, comemorou em grande estilo com show na Quadra da Portela e participação de inúmeros convidados de várias escolas de samba. O mesmo show foi apresentado também no ATL Hall, na Barra da Tijuca, com a presença de vários convidados, entre eles, Paulinho da Viola e Velha-Guarda da Portela. Neste mesmo ano, ao lado de Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Renato Braz, Velha Guarda da Portela, Elza Soares, Teresa Cristina, Mart'nália, Cristina Buarque, Nilze Carvalho, Seu Jorge e Walter Alfaiate, entre outros, participou do CD "Um ser de luz - saudação à Clara Nunes", lançado pela gravadora Deck Disc, no qual interpretou com a Velha-Guarda da Portela a faixa "Peixe com coco", de autoria de Alberto Lonato, Josias e Maceió do Cavaco. Ainda em 2003 o disco "Uma história do samba" foi lançado no Brasil pela gravadora Rob Digital.

Em 2004 participou do disco de Tia Surica, interpretando em dueto com a pastora a faixa "Ditado certo", de sua autoria, composta em 1952 e nunca gravada. Comandou uma roda de samba que reuniu Xangô da Mangueira, Roberto Serrão, Mauro Diniz, Genaro e Délcio Carvalho, entre outros, apresentada no "Projeto Puxando Conversa", no Museu da República no Rio de Janeiro. Apresentou-se no Bar, Restaurante e Casa de Shows Feitiço Mineiro, no projeto "Gente do Samba", acompanhado do grupo Samba Choro integrado por Evandro Barcellos (violão de sete cordas), Valerinho (cavaquinho), Chico Lopes (sax e flauta), Kunka (surdo) e Makley (pandeiro e vocais). Neste mesmo ano de 2004 seu disco "Uma história do samba" recebeu do "II Prêmio Tim" o prêmio de "Melhor Disco de Samba". Ainda neste ano foi um dos convidados de Beth Carvalho no DVD "Beth Carvalho - a madrinha do samba", no qual interpretou com a Velha-Guarda da Portela e a anfitriã as faixas "Passarinho" (Chatim), "Saco de feijão" (Chico Santana) e "A chuva cai" (Argemiro e Casquinha). Ainda em 2004, no disco "Daqui, dali e de lá", o grupo Toque de Prima gravou de sua autoria "Titia", parceria com Ratinho. Neste mesmo ano sua composição "Velhas lagartas, novas borboletas" (c/ Dalmo Castello) foi incluída no CD "Passeador de palavras", de Dalmo Castello.



Em 2005 sua composição "Coração feliz" (c/ Mauro Diniz), foi incluída no CD "À vera", de Zeca Pagodinho, faixa na qual participou com integrante da Velha-Guarda da Portela. Neste mesmo ano, sua neta Juliana Diniz gravou de sua autoria "Beijo na boca" (c/ Ratinho).

Em 2006 fez show na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, no qual comemorou 72 anos de idade e recebeu diversos convidados especiais, amigos e parceiros. Neste mesmo ano, ao lado de Eliane Faria, Elton Medeiros, Nilze Carvalho, Gabriel # 9 e Roberto Silva, participou da coletânea "Circuito original" que reuniu alguns artistas participantes do projeto homônimo, apresentado em bares do Rio de Janeiro. No CD interpretou "Chuva" (Hortênsio Rocha) e "Conselho de vadio", de autoria de Alvarenga.

Em 2010 classificou em terceiro lugar o samba "Esqueça de mim" (Monarco, Mauro Diniz e Marquinho Diniz) no "2º Concurso Samba de Quadra - Troféu Jamelão". Com direção artística de Haroldo Costa, direção musical de Ruy Quaresma e direção geral e produção executiva de Paulo Roberto Direito a finalissíma aconteceu em show no Circo Voador, no Rio de Janeiro, contando com shows de Jorge Aragão, Banda de Ipanema, Ivo Meirelles e Niltinho Tristeza. O samba vencedor foi "Luiz, Luz da Vila", dos compositores Espanhol e Sylvio Paulo, uma homenagem ao compositor Luiz Carlos da Vila. O júri, presidido por Ricardo Cravo Albin, ainda premiou em segundo lugar o samba "Capital do amor" (Noca da Portela e Riko Dorilêo).

Em 2010 apresentou-se no programa "Agora no ar!", no auditório da Rádio Roquette-Pinto, juntamente com seus filhos Marcos e Mauro Diniz e ainda sua neta, a cantora Juliana Diniz. Na ocasião, com roteiro e apresentação de Ricardo Cravo Albin, a Família Diniz apresentou vários sucessos de carreira de cada um dos integrantes. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Centro Cultural Light, dentro do Projeto MPB 12:30 em ponto, série de encontros musicais comandados por Ricardo Cravo Albin, com direção de Haroldo Costa e Paulo Roberto Direito. Realizou o show "Monarco, a memória do samba", no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, acompanhado por Paulão Sete Cordas, seu filho Mauro Diniz, Rogério Caetano (violão), Marcus Esguleba (percussão) e Dirceu Leite (sopros). O show contou com as participações de Zeca Pagodinho, em "Vida da rainha"; Paulinho da Viola, em "O passado da Portela"; Martinho da Vila, em "Tudo menos amor" e "De Paulo da Portela a Paulinho da Viola"; e da Velha guarda da Portela com família Diniz: seus filhos Marquinhos e Mauro e sua neta Juliana, em "Isolado do mundo".

Conquistou o primeiro lugar no "3º Concurso de Samba de Quadra da Light", com o samba "A Grande Conquista", feito em parceria com Marquinho do Pandeiro.

Em comemoração aos 35 anos no seu primeiro LP "Monarco", apresentou-se no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, acompanhado por Paulão Sete Cordas, Mauro Diniz (cavaquinho) e Felipe de Angola (percissão). Na ocasião cantou todas as faixas do disco e contou suas histórias em um bate papo com o jornalista Sérgio Cabral, relembrando aspectos de sua carreira.

Em 2011 participou do projeto "Samba & Outras Coisas" que consistiu em um bate-papo embalado por muito samba, apresentado por Haroldo Costa no Teatro SESI Centro, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano recebeu, na 22ª edição do "Prêmio da Música Brasileira", o prêmio de "Melhor Canção" pela música "Dolores e suas desilusões", composição de sua autoria em parceria com seu filho Mauro Diniz, que está no álbum "Vida da minha Vida" de Zeca Pagodinho. Apresentou-se no Teatro Sesi Caxias, no Rio de Janeiro, em show realizado dentro do projeto "Samba & Outras Coisas", produzido por Haroldo Costa e Paulo Roberto Direito. Participou, como convidado do grupo Samba de Fato, da série “MPB na ABL”, realizada no Teatro R. Magalhães Jr., na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, na qual apresentou o show “Quando eu me chamar saudade”, em homenagem a Nelson Cavaquinho.

Participou da gravação do “Samba Book - João Nogueira”, lançado em CD, DVD e Blu Ray pela Musickeria em 2012, no qual interpretou as faixas “Sonho de bamba”, com a Velha Guarda da Portela e “Clube do samba”.



Em 2012 participou do projeto “Samba & Outras Coisas”, realizado pelos produtores Haroldo Costa e Paulo Roberto Direito, no Teatro Sesi Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano apresentou-se na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, para a gravação do DVD “Família Diniz - um coração azul e branco”, unindo três gerações da família Diniz, seus filhos Mauro e Marquinhos e sua neta Juliana. O show contou a participação de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e seu filho Arlindinho, Dorina e a Velha Guarda da Portela. A música “Família Diniz”, de Mauro Diniz, abre o show, cujo repertório incluiu também a inédita “Flores em vida”, que Marquinhos compôs em sua homenagem.

Em 2013 participou do show em comemoração aos seis anos do programa “Samba Social Clube”, da rádio MPB FM, realizado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. O show contou com a regência do maestro Paulão Sete Cordas e com a participação de artistas como Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Diogo Nogueira, entre outros.

Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Clara Nunes, Maria Creusa, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, entre outros, também já gravaram composições suas e com as quais fizeram grande sucesso.


Discografia Oficial

Portela Passado de Glória (RGE) (1970)

Faixas:
01 - Quantas Lágrimas02 - Se Tu Fores Na Portela
03 - Desengano
04 - Sofrimento De Quem Ama
05 - Vaidade De Um Sambista
06 - Chega De Padecer
07 - Levanta Cedo
08 - Cocórocó
09 - Tristeza
10 - Vida De Fidalga
11 - Ando Penando
12 - A Maldade Não Tem Fim
13 - Alegria Tu Terás
14 - Passado De Glória


Monarco (Continental) (1974)


 Monarco (Eldorado) (1976)

Faixas:
01 - Quitandeiro
02 - Ingratidão
03 - Desengano
04 - Amor Verdadeiro
05 - Tudo Menos Amor
06 - Mangueira E Suas Glórias
07 - Duelo Fata
08 - Amor Fiel
09 - Glórias Do Samba
10 - Conselho
11 - O Lenço
12 - Enganadora



Terreiro (Eldorado) (1980)

Faixas:
01 - Homenagem Á Velha Guarda02 - Pot-pourri: Temporal / Mulher, Vai Procurar Teu Dono / Caco Velho / Serei Teu Ioiô
03 - Sofres Por Querer Liberdade
04 - Estácio De Sá, Glória do Samba
05 - Conselho De Vadio
06 - Feliz Eu Vivo No Morro
07 - Silenciar A Mangueira
08 - Você Pensa Que Eu Me Apaixonei
09 - Chuva
10 - Proposta Amorosa
11 - Falsa Recompensa
12 - Passado De Glória


Doce Recordação (Selo Office Sambinha) (1986)

Faixas:
01 - Hino da Velha Guarda da Portela
02 - Você não é a tal mulher / Para o bem do nosso bem
03 - Flor do Interior
04 - Fui condenado
05 - Nuvem que passou
06 - Doce amor
07 - Vai mesmo
08 - Madrugada
09 - Mau procedimento / Mulher ingrata / Nega danada (Que mulher)
10 - Esqueça
11 - Doce recordação
12 - Cidade Mulher


Inéditas: Projeto Preservação da Música Popular (CCSP) (1989)

Faixas:
01 - Homenagem a Carlos Cachaça
02 - Portela desde criança
03 - Encontro comovente
04 - Nostalgia
05 - Mágoas de um coração
06 - Já me esqueci
07 - Simples tempestade
08 - Você não deve beber
09 - Alegria das flores
10 - Cavaleiro da esperança
11 - A execução de Frei Caneca

A Voz do Samba (Kuarup) (1994)

Faixas:
01 - Deixa Meu Nome Em Paz
02 - Se Conforme Com O Desprezo
03 - História De Vila Rica Do Pilar (A Descoberta Do Ouro)
04 - Pot-pourri: Falso Pai De Santo / Rabo De Saia
05 - Saudades Da Portela
06 - Desdita
07 - De Paulo A Paulinho
08 - Pot-pourri: Tudo Passa / O Grande Fingimento / Vem, Oh! Linda! / Vou Navegar
09 - Dor Da Saudade
10 - Aquele Beberrão
11 - Foi Só Palpitacão
12 - Pot-pourri: Escolas Em Desfile / Portela Sem Vaidade
13 - Geraldo Pereira, Eterna Glória Do Samba


Velhas Companheiras: Mangueira E Portela (Nikita) (2000)

Faixas:
01 - Alvorada (Carlos Cachaça - Cartola)
Manhã brasileira (Manacéa) cantam: As Gatas
02 - Gosto que me enrosco (Sinhô) canta: Monarco
03 - Quando o samba acabou (Noel Rosa) canta: Cristina Buarque
04 - Não faz amor (Cartola - Noel Rosa) canta: Monarco
05 - Quem me vê sorrindo (Carlos Cachaça - Cartola) canta: Esther
06 - Cidade mulher (Paulo da Portela) canta: Monarco
07 - Sala de recepção (Cartola) cantam: Esther e Nelson Sargento
08 - Folhas secas - (Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho) canta: Guilherme de Brito
09 - Cântico à natureza (Alfredo Português - Nelson Sargento) canta: Nelson Sargento
10 - Vaidade de um sambista (Francisco Santana) canta: Cristina Buarque
11 - Queremos ver (Caetano - Monarco)
Portela querida (Chatim)
Chegou a hora de caminhar (Francisco Santana) cantam: Monarco e Velha Guarda da Portela
12 - Velhos alvoredos (Wilson Moreira) canta: Wilson Moreira
13 - Velhas companheiras (Monarco) canta: Monarco
14 - Pranto de poeta (Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho) canta: Guilherme de Brito


Todo Azul (Phonomotor) (2000)

Faixas:
01 - Portela Desde Os Tempos De Criança
02 - O Mundo É Assim
03 - Nascer E Florescer
04 - Vai Saudade
05 - Sabiá Cantador
06 - Noite Que Tudo Esconde
07 - Eu Te Quero
08 - Volta, Meu Amor
09 - Falsas Juras
10 - Tentação
11 - Você Me Abandonou
12 - Vem Amor
13 - Benjamin
14 - Tudo Azul
15 - Minha Vontade
16 - Sempre Teu Amor
17 - Corri Pr’a Ver
18 - Lenço


Meninos do Rio (Carioca Discos) (2001)

Faixas:
01 - Cem anos de liberdade  (Jurandir da Mangueira - Alvinho - Hélio Turco) - c/ JURANDIR DA MANGUEIRA
O saber poético da literatura de cordel (Baianinho)- c/ BAIANINHO
Os cinco bailes da história do Rio (Silas de Oliveira - Dona Ivone Lara - Bacalhau) - c/ DONA IVONE LARA
02 - Pecadora (Jair do Cavaquinho - Joãozinho) - c/ JAIR DO CAVAQUINHO
Colete curto (Tio Hélio - Nilton Campolino) - c/ NILTON CAMPOLINO
Remando contra a maré (Dauro do Salgueiro - Nei Lopes) - C/ DAURO DO SALGUEIRO
Falange do Erê (Aluizio Machado - Arlindo Cruz) - c/ ALUIZIO MACHADO
03 - Maria Rita (Luiz Grande) c/ LUIZ GRANDE
O sol nascerá (Cartola - Elton Medeiros) - c/ ELTON MEDEIROS
O menino de 47 (Nilton Campolino) - c/ NILTON CAMPOLINO
04 - Chinelo novo (Niltinho Tristeza - João Nogueira) - c/ NILTINHO TRISTEZA
Ê baiana (Baianinho - Enio Santos Ribeiro - Miguel Pancrácio - Fabrício da Silva) - c/ BAIANINHO
Nos combates da vida (Dona Ivone Lara - Delcio Carvalho) - c/ DONA IVONE LARA
A vovó Chica (Jurandir da Mangueira) - c/ JURANDIR DA MANGUEIRA
Vai vadiar (Monarco - Alcino Corrêa) - c/ MONARCO
05 - Cântico à natureza (Alfredo Português - Nelson Sargento) - c/ NELSON SARGENTO
Liberdade, liberdade (Niltinho Tristeza) - c/ NILTINHO TRISTEZA
Bumbum paticumbum (Beto Sem Braço - Aluízio Machado) - c/ ALUÍZIO MACHADO
06 - Transformação (Jurandir da Mangueira - João Vieira dos Passos)
c/ JURANDIR DA MANGUEIRA
Mas quem disse que eu te esqueço (Dona Ivone Lara - Hermínio Bello de Carvalho) - c/ DONA IVONE LARA
Passado de glória (Monarco) - c/ MONARCO
Tristeza (Niltinho Tristeza - Haroldo Lobo) - c/ NILTINHO TRISTEZA
07 - Talento e sacrifício (Luiz Grande - Barbeirinho do Jacarezinho - Marcos Diniz) - c/ LUIZ GRANDE 
Raio de luar (Dauro do Salgueiro - Nei Lopes) - c/ DAURO DO SALGUEIRO
Nosso falso amor sincero (Nelson Sargento) - c/ NELSON SARGETNTO
Conselho (Elton Medeiros - Kleber Santos) - c/ ELTON MEDEIROS
08 - Minha filosofia (Aluizio Machado) - c/ ALUÍZIO MACHADO 
Agoniza, mas não morre (Nelson Sargento) - c/ NELSON SARGENTO
Vou partir (Nelson Cavaquinho - Jair do Cavaquinho) - c/ JAIR DO CAVAQUINHO


Uma História do Samba (Rob Digital) (2003)

Faixas:
01 - Nossos Pioneiros
02 - Isto É Bom
03 - Ora Vejam Só / A Malandragem
04 - Uma Jura que Eu Fiz / Rir
05 - Amare / Ja Ihe Esqueci / O que Tu Queres Não Pode Ser
06 - João Ninguem
07 - Sexta-Feira
08 - Escurinho
09 - Samba, Velho Amigo
10 - Partido Alto da Antiga
11 - Aquarela Brasileira
12 - O Passado da Portela (Retumbante Vitoria) / Amor de Malandro
13 - O Samba Nao Pode Acabar


Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin