quinta-feira, 11 de julho de 2013

LEMIINSKI CELEBRADO EM POESIA E MÚSICA

Exposição itinerante e songbook dão nova luz sobre a obra do poeta curitibano


Por Valentine Herold



Nada foi por acaso, mas também não foi meticulosamente planejado. O destino quis que o ano de 2013 fosse de grande celebração do poeta curitibano Paulo Leminski. Número um de vendas em livrarias de todo o País, o livro Toda a poesia – organizado pela esposa do poeta, Alice Ruiz – foi lançado em março deste ano e reúne em um único exemplar a extensa obra do artista que morreu cedo demais, aos 43 anos, vítima de cirrose. Ainda no primeiro trimestre de 2013, foram anunciadas as aprovações, por meio do edital Petrobrás Cultural, dos projetos Múltiplo Leminski, uma exposição itinerante, e A obra musical de Paulo Leminski – um patrimônio cultural do Paraná e do Brasil, songbook com as composições do autor, ambos propostos pelas filhas do poeta, Áurea e Estrela Ruiz.

A dicotômica característica da quase predestinação das comemorações do multifacetado paranaense não abordam apenas sua obra poética. O Paulo compositor está sendo pesquisado e reestudado por sua caçula e cantora, Estrela, que se prepara para gravar um álbum duplo de composições inéditas do pai, além do songbook que está sendo preparado no projeto da obra musical. “Muita gente conhece bem Paulo Leminski como escritor, mas poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer o lado compositor dele”, conta Estrela. “Comecei com a ideia de gravar o disco duplo, mas para poder fazê-lo, eu precisava digitalizar as fitas com suas composições. Foi quando pensei na ideia de montar um songbook. 

Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Paulinho Boca de Cantor foram alguns dos artistas que tiveram a oportunidade de dar voz às composições de Leminski. A caçula de 32 anos, que também se prepara para temperar do seu jeito as letras e melodias do pai, está em pleno processo de redescoberta da obra musical dele. “Não está sendo fácil, ainda estou atualizando os arranjos e filtrando as dezenas de composições de Paulo. Cresci ouvindo ele tocando em casa e sei que dois discos ainda não irão dar conta de gravar toda sua obra”, conta. “Está sendo um verdadeiro mergulho na obra do meu pai.”

A mostra itinerante Múltiplo Leminski, que reúne as diversas facetas artísticas do autor, será inaugurada no próximo sábado (12), em Foz do Iguaçu. Ao Recife, chegará em março de 2014. É Paulo escritor, Paulo poeta, Paulo compositor, Paulo questionador, Paulo acadêmico e até Paulo para as crianças. Paulo para todos os gostos e idades. “É um caos organizado no sentido de colocar todas as referências dele, e tem uma mobilidade muito boa de curtição”, resume Estrela.

0 comentários:

LinkWithin