sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CANÇÕES DE XICO



HISTÓRIA DE MINHAS MÚSICAS – 46


CIÇO E LUZIA – UMA OPERETA MATUTA

Um de meus sonhos, enquanto compositor, era ter uma canção gravada por Xangai, a mais bela voz do Brasil. Isso veio a acontecer no meu último CD, Candeeiros e Neons, onde ele interpreta, juntamente com Bia Marinho, esta música de minha autoria em parceria com o Poeta Baiano Carlos Vilella. Trata do romance entre dois matutos, personangens do livro Ciço de Luzia, de Efigênio Moura, que tive o prazer de prefaciar no ano passado, oportunidade em que me apaixonei pelos personagens.


CIÇO E LUZIA – UMA OPERETA MATUTA
Carlos Vilela e Xico Bizerra

NARRADOR: ciço amava Luzia e luzia amava ciço,
era grande o rebuliço por causa desse namoro,
muito riso, nenhum choro, fartura de alegria
e o ciço só queria os carinhos da morena,
no final valeu a pena esse amor de noite e dia 

luzia amava ciço, ciço amava Luzia,
toda noite, todo dia, tinha beijos e carinho,
para os dois um só caminho sem saberem o que é dor,
tinha um cheirinho de flor se os dois se encontrassem,
faziam a mesma viagem com destino ao amor

CIÇO CANTANDO: eu sou ciço do sertão, fí de santana e rumão, sou vaqueiro em zabelê
me endoidici por Luzia, ai meu deus, vige maria, sem ela num sei vivê
ela tem um feitiço no zoiá, ela tem o mais branco dos sorriso’ela tem um jeitinho de gostá ela tem a chave do paraíso

LUZIA CANTANDO: eu sou luzia, sou lu, vige maria, ai Jesu,s ciço vei me endoidecê
penso nele toda hora, choro s’ele vai-simbora, ele é meu bem-querê
ele tem as cantigas de elomar, ele tem as rimas de Maciel
ele tem um benvindo ‘chego já’ ele tem um pedacinho do céu

CIÇO DECLAMANDO: hoje a noite bem Cedinho, hora das zave mariam,
robo u’a duza de estrela dô de presente a Luzia
e dessa ruma de estrela do meu presente pra ela
num vai ter u’a que brie que nem bria os zóio dela

LUZIA DECLAMANDO: das estrela do presente vou guardá a mais formosa
pr’alumiá minha vida me deixá mais amorosa
pra que tu fique sabendo sem precisar preguntá
qu’esses meus zóio só bria quando espia o teu oiá

CIÇO CANTANDO: eu sou ciço do sertão…
LUZIA CANTANDO: eu sou luzia…

0 comentários:

LinkWithin