quarta-feira, 2 de novembro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: ALTO MERETRÍCIO



Com a decadência dos bordéis no bairro do Recife, até que surgissem os motéis, houve um período de transição, onde se destacaram alguns edifícios que inicialmente foram construídos para servir de apoio as famílias abastadas nos períodos de férias e finais de semana. Os mais famosos Holiday de 1957 e Califórnia 1959, são belos projetos arquitetônicos, possuíam pequenas suítes, ou quitinetes, dotados de elevadores, com bela vista para o mar. No térreo, lojas, lavanderias, bares, e outros serviços.

A festa dos ricos durou pouco, os dois edifícios famosos, de aluguel barato, foram ocupados por prostitutas, homossexuais e rapazes solteiros e raparigueiros, que faziam dos apartamentos suas “marmitas” ou castelos como eram chamados, mas, serviam mesmo para encontros amorosos. Outros, menores como o Gaibú e o edifício onde hoje funciona a Galeria Casa Grande, que abrigou a famosa boate Samburá, um bordel de luxo, no terminal de Boa Viagem, tiveram outro destino, o Edifício Gaibú é hoje residencial, sem vestígios do passado.

Os moradores do Holiday e Califórnia, personagens de uma época, transformaram o ambiente numa república libertária onde tudo era permitido. A música, a cachaça a alegria típicas dos bordéis dava a tônica do lugar. A solidariedade e respeito mútuo virou uma marca dos condôminos, que, unidos impediam inclusive a entrada da polícia no recinto.

Certo dia, uma viatura da RP teve o teto atingido por um bujão de gás atirado do alto do Ed. Holiday, fazendo com que os policiais deixassem rapidamente o local. Uma cena muito engraçada no mesmo edifício foi no dia em que um dos moradores, cheio de aguardente, chegou à janela e começou tocar insistentemente um apito, destes usados pelos juízes de futebol.

Em poucos minutos todas as janelas estavam repletas de mulheres, como o Holiday tem uma estrutura curva, tem-se uma visão de todas as janelas, de onde quer que você esteja. Daí, o tal sujeito perguntava, mostrando o apito: Vocês sabem o que é isto? Vocês sabem o que é isto? Como ninguém o respondia, ele disse: Isso aqui é um apito de chamar puta! Olha aí vieram todas…

A história também tem seu lado triste, assassinatos como o de Boni, e do pianista Bamba, este, figura querida por todos, e que tocava na noite, mortos por rapazes da sociedade que nunca foram punidos. Imaginem, se hoje matar um gay, ou uma prostituta ainda é sinônimo de impunidade, naquele tempo o sujeito sequer era incomodado pela polícia.

Depois de várias e infrutíferas tentativas de mudanças, atualmente o Califórnia teve a fachada totalmente recuperada, o Holiday, ao que parece, também será revitalizado.

O tempo que se encarrega das mudanças, trouxe os cabarés do Bairro do Recife, para Boa Viagem, e distribuiu por toda a cidade. Hoje as raparigas estão nas ruas, nas casas de massagem, nos Shoppings. Os quartos de pensão foram substituídos pelos motéis, cadê o salão, a dança, a radiola de ficha, as luzes coloridas, foram ficando pra trás. E a poesia que reinava entre os boêmios, nos alegres bordéis, vai desaparecendo, tristemente, entre quatro paredes.


Anísio Silva interpreta “Não digo o nome”, da autoria de Jair Amorim

0 comentários:

LinkWithin