quarta-feira, 9 de novembro de 2016

13 LOJAS DE DISCOS QUE TODO AMANTE DE MÚSICA IRIA ADORAR CONHECER


Com a cultura dos discos voltando à tona com força total, a procura pelo material tem sido intensa. Mas, na verdade, as ‘bolachas’ nunca deixaram de existir, tornando-se itens de colecionador e aficionados por música. Os artistas, dos mais contemporâneos aos mais tradicionais, não fogem à tendência e sempre lançam uma versão LP de seus trabalhos, que acabam se tornando verdadeiras relíquias musicais, visto que não é em qualquer lugar que se encontram.


E nada melhor do que gigantescas lojas de discos para se vasculhar quando se viaja em busca daquele single ou LP que você procura há tempos. Nem sempre estes estabelecimentos são gigantes de espaço, mas sim de conteúdo, pois reúnem os mais diversos estilos. Enquanto isso, as lojas especializadas transbordam uma diversidade de artistas, raridades e lançamentos, sempre vendidos por alguém que sabe do que está falando e pode te ajudar a descobrir coisas novas.

Reunimos algumas das melhores lojas ao redor do mundo pra você conferir ao longo das suas viagens. Se liga:


1. Amoeba Music, em Los Angeles, Califórnia

A mundialmente famosa Amoeba Records faz jus à sua reputação. Com um estoque enorme e em constante renovação de mídias novas e usadas, você pode achar praticamente tudo o que procura por lá. Suas instalações gigantescas abrigam mais de um milhão de CD’s, vinis, cassetes, DVDs, Laser Discs, e mais.



2. 12 Tonar, em Reykjavik, Islândia

Assim como muitas lojas pequenas, a 12 Tonar também se destaca como gravadora de bandas da Islândia. Apesar de não ser muito impressionante em tamanho, é incrivelmente influente e serve como ponto de encontro para músicos talentosos, como Björk e Sigur Rós.



3. Aquarius Records, em San Francisco, Califórnia

A Aquarius Records tem sido um baluarte da cena musical de São Francisco desde os anos 70, fazendo dela uma das lojas com maior longevidade dos EUA. Ela tem um vasto estoque, mas é mais conhecida por seu grande acervo de Psicodelia, Metal e drone.



4. Tower Records, em Tóquio, Japão

Para muitos, a Tower Records era ‘O’ lugar para se descobrir música. A Tower fechou em 2006 em todos os cantos, depois de 46 anos de existência. Quer dizer, em todo canto, menos em Tóquio! O Japão é conhecido por seu incrível estoque de discos, então as 12 filiais que ainda funcionam no país devem ser consideradas território sagrado.




5. Princeton Record Store, em Princeton, New Jersey

Considerado o “paraíso dos discos”, a loja de nome pouco – ou nada – criativo, Princeton Record Store Exchange vai direto ao ponto, reunindo álbuns a preços acessíveis de todos os gêneros para todos os fãs de música. Se você está à caça de raridades, esse é o lugar.



6. Spacehall, em Berlim, Alemanha

Não há como você começar a falar de Techno ou de House ou de Dub ou qualquer outro tipo de música eletrônica sem mencionar a Spacehall de Berlim. O belo design minimalista da loja combina com sua estética musical refinada e altamente estilosa.



7. The Thing, em Brooklyn, Nova York

O sonho dos dedilhadores: a The Thing, em Brooklyn, parece ser uma loja comum de discos usados…até que você vá à sala nos fundos e descubra pilhas e pilhas de discos. Muito de seu estoque não está nas melhores condições, mas isso nem tem relevância. Se você passar algumas horas por lá, com certeza garimpará algum ouro. E ao contrário de outros templos musicais de Nova York, como a Other Music, a Academy Records e a Kim’s, é de se duvidar que você ache outra loja como ela no planeta.




8. Waterloo Records, em Austin, Texas

Faz sentido que a ‘capital mundial da música ao vivo’ seja lar de uma loja de discos famosa por promover grandes shows em suas dependências. E melhor ainda, a Waterloo Records é uma baita loja na qual você pode se perder por horas.



9. Forever Young Records, em Grand Prairie, Texas


A Forever Young é tão gigantesca que está mais pra uma feira permanente do que pra uma loja de discos. Localizada no meio de Grand Prairie, Texas, a loja reforça o conceito de que para achar uma loja de discos incrível em qualquer lugar do mundo basta vasculhar bem.



10. Mabu Vinyl, na Cidade do Cabo, África do Sul

A Mabu Vinyl é uma loja estilosa na África do Sul. Abrangendo gêneros, mídias e décadas, esse belo estabelecimento tem algo pra todo mundo. Eles tem até uma seção só de zines musicais.



11. Pet Sounds, em Estocolmo, Suécia

Todo mundo sabe que a Suécia é atualmente o melhor lugar do mundo para música, então o fato de tanto Estocolmo como Gotenburgo serem picos fundamentais de lojas independentes é totalmente previsível, ainda assim é maravilhoso por demais. A Pet Sounds, na capital da nação, é possivelmente a melhor de todas, e até vira bar à noite.



12. Reckless Records, em Chicago, Illinois

Em Chicago não tem miséria de lojas de discos, mas a Reckless é uma das mais ativas da cidade. Depois de abrir em 1989, a loja se bifurcou em dois endereços, mas o melhor é ir à original na Broadway.



13. Mississippi Records, em Portland, Oregon

A Mississippi Records não é, nem de longe, a maior loja de discos de Portland – esse título vai para a Jackpot – mas é com certeza a mais interessante. A loja começou como uma gravadora especializada em música da Tailândia e da África Ocidental, mas hoje em dia comercializa vários tipos de música obscuras e interessantes, incluindo blues antigos, country e folk.



Fotos: lametthesource, mydaily.co.uk, pitchfork, record collector news, the swift agency, garagepunk, panamerica fm, sstour, koreancontent, Greg holland, velosaari

0 comentários:

LinkWithin