quarta-feira, 16 de novembro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: O QUE SERIA DE NÓS SEM A PASSA DISCO?

Paulo Carvalho e Fábio Cabral na Passa Disco

A Passa Disco é a única loja do ramo que tem o objetivo de promover a cultura local prioritariamente, além, é claro, do que há de melhor na música brasileira, e ainda por cima tem o que as outras não têm, aconchego, e tratamento diferenciado.

É comum nas grandes redes você escolher o disco e não ter quem informe algo sobre o produto à venda, até porque não sabem mesmo, são cordiais, educados, e quando muito, você ouve um “leve ao caixa, por favor,” seguido de: muito obrigado senhor, volte sempre. Na Passa Disco somos tratados pelo nome, e atendidos por uma pessoa que, não só entende como gosta de música, o que faz a diferença. Para os clientes mais antigos a lista de lançamentos ao gosto do freguês já está na ponta da língua, acompanhada de comentários pertinentes, elogios, e até críticas, o que poderia teoricamente prejudicar a venda.

O local, já disse isso outras vezes, deixou de ser um simples comércio de CDs, passou a vender livros, artesanato, ingressos para shows de artistas locais e acima de tudo tornou-se um espaço permanente para lançamentos e divulgação do trabalho de artistas iniciantes e de renome. Hoje com mais de cinquenta eventos desta natureza é referência nacional, com agenda disputada o ano todo, tudo isso em apenas oito anos.

O segredo do sucesso: Fábio Cabral de Melo, paisagista, orquidófilo, colecionador de raridades em vinil, antiguidades, e amigos. Criou a Academia Passa Disco da Música Nordestina para homenagear aqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso da loja e apadrinhar grandes nomes da MPB e da cultura regional.

Imagine o Recife sem a Passa Disco, o que seria de nós. Teríamos que percorrer as gôndolas mudas e frias de lojas gigantescas, sem calor humano, sem ninguém, sequer para arengar, como faço com Fábio. Alguém para trocar idéias sobre este, ou aquele CD, para saber das últimas fofocas no mundo da música, para lamentar o surgimento e crescimento do lixo musical que assola o país, imaginar fórmulas para resolver o problema, quando tanta coisa boa existe por aqui que a mídia não dá o devido destaque. Passar na Passa já é obrigatório, ficar procurando novidades no seu acervo virou mania e prazer. Lá encontramos casualmente a fina flor da cena musical e poética do Recife e do Brasil, artistas famosos que, quando de passagem por aqui fazem questão de visitar a loja e deixar escrito em suas paredes uma mensagem um verso para marcar a ocasião.

Parabéns Fábio Cabral, grande guerreiro em prol da nossa cultura mais autêntica e verdadeira, parabéns para Cila companheira de luta nesta brilhante jornada, parabéns para todos nós, que podemos contar a Passa Discos, ancora do Shopping Sítio da Trindade, e sucesso absoluto no ramo. Não é fácil manter uma loja de discos em tempos de pirataria.

0 comentários:

LinkWithin