segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LEONARDO BESSA - ENTREVISTA EXCLUSIVA

De família musical, o artista destaca-se como m dos nomes mais conceituados do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro


Por Bruno Negromonte




Intérprete oficial da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro a quatro carnavais, Leonardo Bessa tem em sua biografia uma forte ligação com o universo do sambas-enredo. Com mais de 25 anos de carreira, o filho do conceituado músico Reginaldo Bessa hoje participa de carnavais que vão além do Rio de Janeiro como podemos tomar conhecimento a partir da matéria já publicada aqui mesmo em nosso espaço sob o título DE MODO NADA CONTUMAZ LEONARDO BESSA MOSTRA, DE MODO SOLO, AQUILO QUE LHE CONSTITUI. Agora Bessa, que está gravando um vídeo clipe com a participação do cantor e instrumentista Xande de Pilares (vocalista do grupo Revelação), volta ao nosso espaço para conceder uma pequena entrevista onde nos conta o porquê de só agora resolver abraçar a carreira solo e nos conta também sobre futuros projetos referentes ao álbum "Parece um sonho" entre outras curiosidades acerca de sua biografia e vida artística conforme podemos conferir logo abaixo. Excelente leitura! 


Quais as lembranças mais remotas do seu envolvimento com a música?

LB - Minhas idas ao extinto clube do samba com meu pai quando eu tinha uns 5 anos mais ou menos.


Talvez seja possível afirmar que o seu pai seja uma de suas maiores inspirações na profissão na qual você abraçou. Quando foi que você de fato contou com o apoio dele para seguir profissionalmente a carreira artística?

LB - Minha mãe sempre foi minha grande incentivadora e meu pai era o crítico...essas duas partes me fizeram ser o que sou hoje.


A sua biografia confunde-se com a contemporânea história das escolas de samba do Rio de Janeiro. No seu ponto de vista houve mudanças significativas nessas últimas décadas no modo de compor os sambas-enredo? 

LB - Muito... aliás o próprio carnaval mudou muito. Hoje o carnaval basicamente se resume na Sapucaí... na minha infância o carnaval de bairros era muito forte, eu brincava tanto que quase não assistia os desfiles na TV. Quanto ao samba enredo ele se tornou funcional e com prazo de validade. Dificilmente os sambas atuais serão lembrados daqui há 10, 20 anos... e estaremos ainda cantando os sambas dos anos 70 e 80.


Apesar de sua pouca idade o seu, digamos, "matrimônio" com o samba já ultrapassou as bodas de prata. O que você poderia destacar nesta carreira de mais de 25 anos?
LB - Ah posso dizer que no samba já fiz quase tudo... de enredo, samba, barracão, mestre sala, bateria, cavaco, ala, empurrar carro alegórico, cantar, jurado etc... etc... sou sambista de carreira

Depois de anos como intérprete não só no carnaval carioca mais de outras localidades no país só agora você resolveu lançar um álbum solo, mostrando inclusive entre outras facetas o seu lado autoral, por que só agora esse registro? 

LB - É difícil demais tirar o rótulo de puxador de samba e ser reconhecido com intérprete... muito preconceito e acomodação, mas tô na luta e estou tentando quebrar esse estigma. Consegui uma pré-indicação do meu primeiro cd ao prêmio da música brasileira deste ano, pode parecer pouco para alguns, mas nenhum outro intérprete de samba enredo conseguiu chegar perto disso.



Seu nome hoje já pode ser considerado como uma das marcas indeléveis do carnaval carioca não só por sua atuação como intérprete mas também como produtor dos álbuns junto aos grupos das escolas de samba. A sua notoriedade neste universo musical facilitou para que as portas fossem abertas neste seu novo projeto?

LB - Ajuda sim, mas sonho com o dia em que teremos tratamento igual da mídia o ano todo e não só no carnaval.


Segundo o título do seu álbum você vislumbra as coisas tais quais sonhos. Aproveitando o embalo desse título ainda existe algum grande sonho ou conquista a ser realizado como profissional?

LB - Acho que o reconhecimento do trabalho e igualdade nos espaços da mídia.



Amigos de infância seus resolveram migrar do universo do sambas-enredo ainda muito novos para atuar ora em carreiras solos ou em grupos renomados como foram os casos do cantor Dudu Nobre e Do líder do grupo Molejo, Anderson Leonardo. No entanto mesmo com o boom desse estilo musical você manteve-se coerente naquilo que fazia. Você cogitou a possibilidade de lançar-se cantor naquela época? E se sim por que não arriscou?

LB - Na verdade eu tive atividades paralelas ao carnaval também. Fiz parte de alguns grupos de pagode, acompanhei vários astros da mpb, só não tive o mesmo desprendimento do carnaval. O Dudu sempre que me encontrava me dizia que eu deveria investir nisso e ter a escola de samba como um hobby... rs


Seu nome consta entre os pré-selecionados para o prêmio "Música Brasileira" com este seu primeiro projeto solo. Como você avalia esse reconhecimento?


LB - Como eu disse acima... nenhum outro interprete de samba enredo atual conseguiu chegar perto disso...


Reconhecimentos como estes são verdadeiros estímulos para dar continuidade a essa jornada. O que podemos esperar de Leonardo Bessa em 2014? Cogita registrar "Parece um sonho" em DVD?

LB - Tenho esse sonho mas preciso de apoiadores para dar vida a esse projeto.



0 comentários:

LinkWithin