domingo, 17 de novembro de 2013

TELMA COSTA, 60 ANOS

Conhecida nacionalmente pelo antológico dueto ao lado de Chico Buarque na canção "Eu te amo", Telma Costa deixou um garboso registro fonográfico antes de partir prematuramente em 1989

Por Bruno Negromonte


Às vésperas do seu aniversário de 36 anos, Telma Costa, a filha caçula da pianista e professora de piano e canto coral do Conservatório de Juiz de Fora Maria Aparecida Correa Costa, partiu prematuramente deixando como legado alguns registros fonográficos, dentre os quais o álbum que tem por título o seu nome e que foi lançado em 1983. Entre as canções do álbum há faixas como 'Coisa Feita' (João Bosco - Paulo Emílio - Aldir Blanc), 'Fruta Boa' (Milton Nascimento e Fernando Brant), 'Espelho Das Águas' (Tom Jobim), 'Não Vale Mais Chorar' (Ronaldo Bastos e Toninho Horta) entre outras. O disco conta em sua ficha técnica com a participação de nomes Dori Caymmi e Cesar Camargo Mariano na produção e arranjos. Além de Caetano Veloso que divide os vocais na faixa 'Certeza da Beleza' canção de sua autoria. É um registro fonográfico que apresenta uma Telma Costa no ponto certo para dar o melhor de si em composições que pesavam não só por ter a assinatura de alguns dos maiores nomes da MPB, mas por exigir técnica e segurança em suas interpretações. Coisa que Telma soube tirar de letra, basta ouvir o registro e ver como ele mostra-se atual, apesar das três décadas já passadas desde o lançamento. 

No entanto vem do álbum de outro artista a sua interpretação mais conhecida. Telma a convite de Chico Buarque registrou em 1980 no LP "Vida" a canção 'Eu te amo', parceria do cantor e compositor com Tom Jobim. Essa mesmo dueto chegou a repetir-se dois anos depois sob o título 'Te amo', faixa presente no álbum "En español", trabalho voltado para o exterior. Seu envolvimento com a obra de Chico Buarque teve início na década de 1960, quando aos 15 anos, foi convidada pelo artista para dividir a interpretação da música 'Sem fantasia', em show realizado no Clube de Juiz de Fora, sua terra natal. Vale salientar que a cantora teve a oportunidade de viver em um ambiente extremamente propício ao desenvolvimento de suas habilidades artísticas uma vez de uma família extremamente musical, pois além da matriarca seus irmãos Élcio, Lisieux, Telma, Afrânio também musicavam e isso fazia com que a música fosse algo predominante na residência dos Costa. Tanto que ainda na infância a mãe apresentou aos pequenos as primeiras introduções no universo musical fazendo com que ainda na adolescência os mesmos formassem o grupo vocal Trieto, formado pelas irmãs Telma Lisieux e Sueli.



A irmã Sueli citada ao longo do texto para quem não sabe é a consagrada compositora Sueli Costa, recentemente homenageada em nosso espaço pela passagem dos seus 70 anos. A artista é autora de inúmeros sucessos dentro da MPB, dentre os quais os clássicos 'Medo de amar Nº2' (em parceria com Tite de Lemos) e as canções 'Amar é outra liberdade' e 'Jura Secreta' (ambas em parceria com Abel Silva).

Telma dá início de fato a sua carreira artística a partir de 1971 quando tem a oportunidade de mudar-se para o Rio de Janeiro e passa a atuar em cariocas, como Special e People, entre outras, além de fazer parte, ao lado de Miúcha, Olívia Hime e Elizabeth Jobim, do grupo vocal que participou de shows de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Ainda na década de 70 tem o seu primeiro registro fonográfico, gravando 1978 no LP "Vida de artista", de sua irmã Sueli, a faixa "Quatro de dezembro". Ao longo da década seguinte participou de alguns programas de tv tal qual o "Bar Academia" e um especial acerca da obra do cantor e compositor Tom Jobim, ambos na extinta Tv Manchete. Semcontar a sua presença na trilha sonora da teledramaturgia brasileira registrando canções como "Adoração" (Lisieux Costa e Tite de Lemos), para a novela "Eu prometo" (Rede Globo/1983), "Fruta boa", de Milton Nascimento e Fernando Brant, para a novela "Paraíso" (Rede Globo/1982); além da música "Azulão" (Jayme Ovalle e Manoel Bandeira) para o longa-metragem "Inocência" (1983), de Walter Lima Júnior.

Filha de Telma, Fernanda Cunha também enveredou para a
música e hoje encanta plateias de todo o mundo.

Fernanda Cunha, filha da artista, hoje segue a mesma profissão da mãe cantando e encantando plateias de todo o planeta. Com cinco álbuns lançados, Fernanda vem sedimentando uma carreira artística não só no Brasil, mas também ao redor do mundo. Países como Canadá, EUA e outros tantos da Europa conhecem o repertório de álbuns como "O tempo e o lugar" (2002), "Dois corações- Fernanda Cunha interpreta Johnny Alf e Sueli Costa" (2004), "Zíngaro - Fernanda Cunha e Zé Carlos interpretam as parcerias de Tom Jobim e Chico Buarque" (2007), "Brasil Canadá" (2009) e do seu mais recente registro fonográfico "Coração do Brasil", trabalho que mostra uma artista que ganhou o mundo, mas não perdeu as suas mais genuínas raízes. Quando questionada acerca do maior legado deixado por sua mãe, Fernanda responde: "A maior riqueza que minha mãe me deixou foi o amor. Como artista a música e o amor pela música. Nasci respirando música, e a música muitas vezes me salvou de situações complicadas na vida. É um bálsamo.

9 comentários:

telma disse...

e nós que amamos tanto a música, somos privados (pela mídia dominante) de conhecer essas belezas brasileiras...obrigada por esta postagem através da internet.

Telma Piacentini, da Ilha de Santa Catarina; veja só, em 2014!!!

Hely Ferreira disse...

Telma Costa foi uma das maiores cantoras do Brasil.

Unknown disse...

A conheci nos idos de 1965,linda,sensível,já demonstrava quem seria.Nunca a esqueci.

stellagb disse...

Como morreu tão jovem?

Unknown disse...

É UM ASSUNTO RESERVADO, ENFIM UMA INFELICIDADE.QUE TENHA SIDO FELIZ QUANDO PODE.

Ypondah disse...

Telma Costa, cantora carioca que se popularizou em 1981 com a música Eu te Amo, tema do filme homônimo de Arnaldo Jabor, que gravou com Chico Buarque de Holanda. Irmã da também cantora e compositora Sueli Costa, Telma foi encontrada morta na terça-feira, dia 7 de novembro, 1989, aos 35 anos, num dos quartos do hotel Arpoador Inn, no Rio de Janeiro. Segundo o laudo médico, a cantora foi fulminada por um ataque cardíaco.
Esta versão, no entanto, é contestada pela polícia, que suspeita que a morte de Telma Costa foi causada por uma ingestão excessiva de drogas.

(Fonte: Veja, 15 de novembro, 1989 – Edição n° 1105 – DATAS – Pág; 129)



Unknown disse...

Eu te amo que ela interpreta juntamente com Chico e Jobim é uma pérola da MPB

Anônimo disse...

Essa versão de consumo de drogas não condiz em nada com a atitude que ela havia se comprometido naquele época, neste ano fiz a iluminação de um show intimista na sala Cecília Meireles, chegamos a sentarmos um bar na praça nossa senhora da paz em Ipanema, ela nem pediu bebidas alcoólicas, parececia muito triste, mas mantinha uma esperança boa. Preocupava-se em manter a voz, chegar em casa tranquila. É inimaginável ir parar num resort para se drogar até a morte. Somente hoje em 2022 que pude saber o porque o show havia acabado. A flor que eu sempre colocava em seu camarim ficou a sua espera. Era uma mulher sensível, doce agradecia toda e qualquer gentileza concebida. Sinto imensamente que esse mundo que vivemos possa ter levado a doce Telma.

Zilda Palloni Somense disse...

Excelente pesquisa sobre Telma, infelizmente pouco conhecida pelas atuais gerações. O timbre, a melancolia na voz são inesquecíveis. Quem ama boa música, ama Telma e seu curto, mas rico legado cultural! Do tempo que música era uma poesia, uma arte, como Eu te Amo, e álbum Dois Corações por exemplo!

LinkWithin