quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANDRÉ RIO SOBRE ZÉ MENEZES: FOI COM ELE QUE APRENDI A AMAR O FREVO

4396204dbfdd04758042f2b233b163e0.jpg

Artistas, produtores culturais e apaixonados pelo frevo lamentam a morte do maestro Zé Menezes, 90 anos, que dedicou a vida inteira ao ritmo pernambucano. José Xavier de Menezes estava internado com câncer no Hospital Memorial São José, na região central do Recife, e teve falência múltipla dos órgãos, no início da manhã desta quarta (13). O enterro foi às 15h no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife.

Para o cantor André Rio, sobrinho do maestro, Zé Menezes transmitiu a efervescência do frevo para muitos pernambucanos. Em sua conta no Facebook, ele declarou: "Isso aqui ainda vai pegar fogo... As cinco da manhã, quando o sol , já vem raiando ... Se encantou e foi para junto das estrelas e dos seus parceiros, como o meu pai Alírio Moraes,o meu tio e Maestro José Menezes. Regente Ímpar e no quesito animação, alegrou e divulgou a cultura pernambucana e formou várias gerações de músicos e foliões. Obrigado meu tio. Foi com você, no clube Português do Recife, que aprendi a amar o Frevo e seus Metais. Descanse em paz. Muito obrigado por tudo".


Maurício Cavalcanti, coordenador do Festival Frevo da Humanidade, que homenageia o maestro, lembra que foi de Zé Menezes um dos primeiros frevos-canção, intitulado Boneca. "Foram mais de 70 anos dedicados exclusivamente ao frevo, como instrumentista, regente, arranjador e compositor. Pra gente é uma perda grande, porque ele levou consigo a possibildiade de transmissão desse conhecimento. Talvez uma das maiores perdas que o frevo teve, depois de Nelson Ferreira e Capiba", lamentou.


Zé Menezes também foi o homenageado no Carnaval deste ano de Nazaré da Mata, cidade onde nasceu. Em entrevista à Rádio Comunitária Alternativa FM/AMUNAM, ele falou da alegria da homenagem. 

Em 2009, o maestro Spok convidou sete mestres do frevo para um encontro histórico no Alto da Sé, em Olinda. Entre os convidados estava o maestro Zé Menezes, assista ao vídeo:


Nas redes sociais, a morte de Zé Menezes também é motivo de tristeza entre internautas.
.

Fonte: NE10

0 comentários:

LinkWithin