terça-feira, 26 de novembro de 2013

CIDADÃO DO MUNDO, FLÁVIO RENEGADO MOSTRA, EM FORMA DE DISCO, QUE A SUA SONORIDADE NÃO TEM FRONTEIRA

O artista chancela a condição de cidadão universal em seu segundo álbum “Minha tribo é o mundo”

Por Bruno Negromonte




Cosmopolita, Flávio Renegado é um artista que torna-se mais universal a cada novo projeto ao qual se envolve. Isso talvez seja por procurar seguir a cartilha do escritor russo Leon Tolstoi procurando sempre pintar a própria aldeia. Mineiro, nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte o artista está na estrada divulgando o seu segundo álbum cujo título por si só já fala e muito de sua condição enquanto artista. Minha tribo é o mundo” substancia-se desse contexto em uma espécie de continuidade do seu primeiro CD que tem por título Do Oiapoque a Nova York” e que chegou ao mercado a exatamente cinco anos atrás. Neste primeiro título lançado de modo independente, Renegado apresenta ao público uma mistura sonora imbuída dos mais diversos gêneros musicais existentes ao redor do planeta em uma heterogeneidade de ritmos que perpassam por diversas influências, dentre as a da música brasileira, a latina e a jamaicana, tendo como base o som do hip hop. Este primeiro trabalho talvez não o tenha levado ao Oiapoque, no entanto o habilitou a apresentar-se em Nova York em pleno Central Park, além de propiciar-lhe apresentações não só no Brasil assim como também  Europa, Oceania e todas as Américas. Sem contar que com este debute fonográfico o artista venceu prêmios como o de “artista revelação de 2008” (no prêmio Hutúz).

Essas viagens ao redor do mundo na divulgação desse primeiro projeto foram fundamentais para substanciar o som que passou a produzir posteriormente e hoje está presente no álbum
Minha tribo é o mundo”. Pode-se afirmar que hoje o artista encontra-se plenamente imbuído do espírito cosmopolita a qual sua arte se propõe, uma vez que os elementos que constituem o mosaico que a define foram constituídos ou substanciados das diversas influências sofridas ao longo desse amadurecimento profissional. Uma conquista que só podia ser obtida paulatinamente, uma vez que haveria necessidade não só da influência de todos estes elementos, mas principalmente da absorção, degustação e construção daquilo que hoje se expressa na forma da música apresentada por pelo artista, uma sonoridade mais urbana e influenciada pela multiplicidade dos movimentos sonoros contemporâneos.



O álbum “Minha tribo é o mundo” (também lançado em vinil) apresenta um pouco do que foi apresentado no parágrafo anterior, uma vez que não se prende a limites geográficos ou contextos pré-moldados. Seu som dialoga amistosamente com as influências da música africana, toda a malemolência dos contagiantes ritmos caribenhos, somando-se aí texturas da cultura hip hop norte-americana, a energia da música eletrônica e sem esquecer do mais genuíno dos ritmos brasileiro: o samba e a sua malandragem. É desse caldeirão que edifica-se a arte que o artista vem mostrando em turnês por diversos países da Europa e significativos festivais ao redor do mundo, como é o caso do Back2Black, onde o Flávio teve a oportunidade de apresentar em Londres e no Rio de Janeiro toda a gama sonora e artística que o constitui. Ciente de sua capacidade de criação e movimentação por diferentes manifestações artísticas, ele parece ter noção de não pertencer a nenhum gênero específico, nenhuma classe artística definida, nenhuma região. Ao mesmo tempo, absorve todas e as transforma em arte como pode-se observar em suas apresentações.

Constituído por onze faixas, Minha tribo é o mundo”  reflete de modo substancial a realidade do artista. Atravessando o tempo e sem fazer concessão Renegado traz no bojo de suas letras mensagens que se propõem a mostrar aquilo que mais interessa em sua arte através de 'deixas' como a presente na faixa que dá título ao disco: 'Não importa qual a sua língua, mas que a tribo comunique-se'. Produzido por Plínio Profeta (que também é responsável por parte da instrumentação do álbum) e gravado no Rio de Janeiro, o álbum conta ainda em sua constituição com nomes como Jongui (bateria), Laércio Vilar (bateria e tambores), Egler Bruno (guitarra), Dj Spider (programação), Gustavo Maguá (violão), Aloísio Horta (baixo), Dani Crizz (voz), Thiago Delegado (violão), Cristiano Caldas (rhodes e synths), Humberto Barros (rhodes e hammond) entre outros. O álbum ainda conta com as participações dos conceituados músicos Marcos Suzano, Donatinho, Edu Krieger e Arthur Maia dando um toque especial ao trabalho de um artista que que vem ganhando espaço e reconhecimento não apenas de um público ávido por boas novidades, mas também do meio artístico.  Não por acaso, nos últimos anos ele esteve ao lado de alguns dos mais originais artistas da cena musical brasileira, indo do virtuoso guitarrista Toninho Horta a astros da MPB como Guilherme ArantesFernanda Takai, Lenine, Mart’náliaSeu Jorge, Maria Alcina, Otto, Aline Calixto e Bebel Gilberto. Sem contar com o intercâmbio cultural com artistas de diversos cantos do planeta como a parceria com a cantora nigeriana Nneka

Este ano Flávio Renegado gravou o seu primeiro DVD ao vivo em Belo Horizonte com cenografia de Gringo Cardia, direção musical de Liminha e Kasin, direção de Joana Mazzucchelli e participações de Rogério Flausino (Jota Quest), Aline Calixto e Meninas de Sinhá. Este registro audio-visual vem como prova documental que um artista da periferia pode ir além, desenvolvendo uma carreira fundamentada na esperança de uma sociedade mais justa e uma sonoridade agregadora somando ao seu som reggae, maracatu, música cubana, samba além de outras influências da cultura típica brasileira e de tradições regionais, sem, no entanto, abandonar características do tradicional rap norte-americano e o apelo social do rap brasileiro. Rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e líder comunitário, Renegado mostra que adversidades muitas vezes serve de impulso para a construção de novos horizontes. Exemplo de superação, o artista partiu dos estreitos becos da favela para tomar o mundo de assalto com trabalhos coerentes com as suas origens, mas sem prender-se a rótulos. Essa possibilidade de agregar valores culturais diversos e abraçar as mais variadas influências e  condensar em disco através de uma sonoridade urbana e contemporânea transformou a vida do menino da comunidade do Alto Vera Cruz e o levou a circular por todo o país assim como também em diversos países no exterior. Enquanto a música transforma a vida de Flávio Renegado e o leva aos mais diversos lugares ao redor do mundo, também altera aqueles que são tocados por ela, restando a certeza de que ninguém ficará indiferente às suas obras.


Maiores Informações:
Site oficial - http://flaviorenegado.com.br/site/
Facebook - https://www.facebook.com/flaviorenegado
Twitter - https://twitter.com/flaviorenegado
Soundcloud - https://soundcloud.com/flaviorenegado

Youtube - http://www.youtube.com/flaviorenegado
Produção Casulo Cultura - 55.31.3222.3242
Contratação de shows - contato@casulocultura.com.br
Informações para imprensa -  comunicacao@casulocultura.com.br

Rádio UOL - http://www.radio.uol.com.br/#/artista/flavio-renegado/414126
Palco MP3 - http://palcomp3.com/renegado/

Letras - http://letras.mus.br/renegado/
 

 O álbum pode ser adquirido nos seguintes endereços:
Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29928108&estat_id=0&sid=6249731391593564151980881
Itunes - https://itunes.apple.com/us/artist/flavio-renegado/id474030243
Vinyl Land Records - http://www.vinyllandrecords.com/pt/releases/minha-tribo-e-o-mundo/

0 comentários:

LinkWithin