quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MORRE O MAESTRO ZÉ MENEZES, AOS 90 ANOS


Com uma história dedicada ao frevo, o maestro Zé Menezes faleceu no início da manhã desta quarta (13), aos 90 anos, no Recife. O músico José Xavier de Menezes estava internado no Hospital Memorial São José, na região central do Recife. Com câncer, ele teve falência múltipla dos órgãos.

O enterro do maestro acontecerá às 15h no cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, mesmo local onde será realizado o velório.



Natural de Nazaré da Mata, Interior de Pernambuco, o bacharel em direito dedicou sua vida à música: foi instrumentista, arranjador, compositor e regente de frevos. Entre frevos de rua, canção e de bloco, ele possui quase 120 gravações. 

No ano 2000, o maestro Zé Menezes foi o homenageado do Carnaval do Recife, em comemoração aos 50 anos de sua primeira composição de sucesso, o frevoFreio a óleo. Ele foi um dos fundadores da Academia Pernambucana de Música.



O maestro conviveu com outros grandes nomes do frevo pernambucano, como Nelson Ferreira. A partir de 1960, ele montou sua própria orquestra, que durou 45 anos. "A orquestra acabou em 2006. Não tinha mais sentido. Neste modelo de Carnaval não tem espaço para o frevo-canção, que é uma música para o povo cantar junto. Nos carnavais de clubes, muitas e muitas vezes a orquestra tocava e o folião dançava e cantava. Agora com essa música alienígena que colocam no Carnaval, não tem vez para frevo-cançã", afirmou o músico no início deste ano em entrevista ao crítico musical do Jornal do Commercio, José Teles.

Fonte: NE10

0 comentários:

LinkWithin