sexta-feira, 8 de novembro de 2013

20 ANOS SEM ALDAIR SOARES

Iniciou a carreira na Rádio Poti de Natal, onde cantava sambas canção. Depois de fazer sucesso na terra natal mudou para o Rio de Janeiro onde passou a se apresentar na Rádio Nacional. Divulgou a história de que teria viajado para o Rio de Janeiro num "pau-de-arara", meio de transporte através de caminhão muito usado em meados do século XX. Passou então a ser conhecido como "O pau-de-arara".

Gravou o primeiro disco em 1953, na Columbia cantando de sua autoria e W. Cardoso, o coco "Balança o corpo" e de Jorge de Castro e Catulo de Paula, a toada baião "Saudade de Maceió". No ano seguinte, gravou o xote "Canela fina", de Silvio Trancoso e João do Vale, e de sua autoria o baião "Alvoroço no sertão".

Em 1955, gravou os baiões "Meu brejão", do maestro Guio de Moraes, e "Todos gostam de você", Heitor dos Prazeres e Kaumer Teixeira, e "Moinho d'água", de Francisco Elion e Edson França.

Em 1957, gravou na Continental o xote "Chofer de caminhão", de João do Vale e João Costa Neto, e o coco "Pé do lageiro", de João do Vale, José Cândido e Paulo Bangu.

Em 1966, teve o baião "Alvoroço no sertão" gravada pelo Trio Marayá em LP do selo Som Maio. 


Em 1972, lançou pela gravadora Som/Copacabana o LP "Todos cantam a sua terra" interpretando três composições de sua autoria, "A volta da jangada", com Jorge Fittipaldi, "Deixa eu ir pai", com Enock Figueiredo, e "Alvoroço no sertão", com Raimundo Evangelista, três de João do Vale: "Arueira", de João do Vale, Rossini Pacheco e Alventino Cavalcanti, "Todos cantam sua terra", de João do Vale e Julinho, e "Pé do lajeiro", de João do Vale, José Cândido e Paulo R. Melo, além de "Nós num have", de Zé Dantas, "Sina de pescador", de Bob Nelson e Antônio Silva, "A vedete do Seridó", de Raimundo Evangelista e Airton Ramalho, "Moinho D'água", de Édson França e F. Elion Nobre, "Papagaio real", de Hugo Lisboa, e "História de um vaqueiro", de Enock Figueiredo. Recebeu o troféu "Os melhores da semana", da TV Tupi do Rio de Janeiro. Um de seus maiores sucessos foi "Alvoroço no sertão", regravada pelo Trio Marayá e pela cantora Clara Nunes.


Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin