sexta-feira, 11 de outubro de 2019

ASA BRANCA? XOTE DAS MENINAS? QUAIS AS MAIS TOCADAS DE LUIZ GONZAGA?

Não tem pra ninguém. Quando o assunto é festa junina – e sua trilha regada a baiões e forrós –, o compositor mais executado Brasil afora é Luiz Gonzaga (1912-1974). Segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), o Rei do Baião lidera a arrecadação em direitos autorais durantes as celebrações de Santo Antônio, São Pedro e, acima de tudo, São João. Duas músicas de sua autoria sobressaem entre as mais tocadas – mas nada de Asa Branca, nem Xote das Meninas.

Por André Cintra


Segundo o Ecad, Gonzagão é o artista que mais arrecada em direitos autorais no segmento "festa junina"
A canção gonzagueana que mais embala as quadrilhas é, sim, Olha pro Céu – “Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha praquele balão multicor / Como no céu vai sumindo”. Composta por Gonzagão, em parceria com José Fernandes de Carvalho, a letra é ambientada, não por acaso, num dia – ou melhor, numa noite – de São João, o santo cristão celebrado em 24 de junho: “Foi numa noite igual a esta / Que tu me deste o coração / O céu estava assim em festa / Pois era noite de São João”.
A segunda música mais pedida de Luiz Gonzaga n tampouco é óbvia. Trata-se de Pagode Russo, que de pagode não tem nada, pois é um autêntico, adorável e divertido forró. “Ontem eu sonhei que estava em Moscou / Dançando pagode russo na boate Kossacou”, diz a composição de João Silva e Gonzagão. Durante a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, viralizou uma paródia que associava imagens das encenações de Neymar a um dos versos de Pagode Russo – “Parecia até um frevo naquele cai e não cai”.


Ouça a música Olha pro Céu (Gonzagão/José Fernandes de Carvalho)
 

A terceira nessa lista, enfim, é Asa Branca, a melancólica obra-prima da dupla Humberto Teixeira e Gonzagão – aquela que, quando “a chuva cair de novo”, sonha em ver “o verde dos teus olhos / se espalhar na plantação”. Na sequência, há duas músicas de Luiz Gonzaga e Zé Dantas – São João na Roça (outra com cara de quadrilha) e Xote das Meninas (com os célebres versos “ela só quer, só pensa em namorar”).

Morto há 30 anos, em 2 de agosto de 1989, Luiz Gonzaga lidera desde 2008 uma lista de cerca de 5 mil artistas (compositores, intérpretes, músicos, músicos, editores e produtores fonográficos) que, juntos, geram mais de R$ 2 milhões em direitos autorais no segmento “festa junina”. De acordo com o Ecad, essa categoria abrange as músicas executadas nos festejos populares em locais como praças públicas, escolas e igrejas, do fim de maio ao início de agosto.


Ouça a música Pagode Russo (João Silva/Gonzagão)


No ranking de artistas já mortos que mais arrecadam do Ecad ao longo do ano, Luiz Gonzaga é o sexto, atrás de Vinícius de Moraes (5º), Renato Russo (4º), Gonzaguinha, seu filho (3º), Tim Maia (2º) e Tom Jobim (1º). O generoso espólio de Luiz Gonzaga está a cargo de sua filha e herdeira, Rosinha Gonzaga. Já suas músicas estão à disposição de todos os amantes do cancioneiro brasileiro.

0 comentários:

LinkWithin