sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

EM ODE Á MULHER, GALO DA MADRUGADA CHEGA AO CARNAVAL 2019

'Frevo Mulher' (alusão à canção composta por Zé Ramalho há exatos quatro décadas) é o tema do Galo da Madrugada 2019

Por Lucineide Silva



No mesmo ano em que completa quatro décadas de lançamento de um dos maiores sucessos do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, um dos blocos mais populares do país tem por tema o título da citada canção: "Frevo mulher", fazendo do tema uma singela homenagem à algumas das figuras femininas que, de um modo ou de outro, corroboraram não só para a criação como também para a consolidação do bloco no carnaval da capital pernambucana.

Rômulo Meneses, presidente do bloco, ressalta o porquê dessa ode ao universo feminino: "Vimos que existia uma lacuna, uma falta de homenagem às protagonistas importantes do nosso bloco. Elas trazem a beleza, o talento e a garra de aguentar um desfile do Galo, que não é para qualquer um". Essa afirmação ganha sentido quando ele destaca os nomes que figuram como destaque na homenagem deste ano:  Carminha Freire, esposa do fundador do bloco, Enéas Freire, e Elizabeth Meneses, mãe do atual presidente, Rômulo Meneses; que são apontadas como matriarcas do bloco. No entanto vale destacar também mais dois nomes que fazem parte do rol de homenageadas neste carnaval 2019: a cantora Lia de Itamaracá e a carnavalesca Badia.

Se levar em consideração o quantitativo feminino que vem marcando a história do bloco merecem destaques também nomes como Nena Queiroga, Nádia Maia, Gerlane Lops, Irah Caldeira e Michelle Melo (cantoras pernambucanas que também participam da homenagem) assim como também nomes que apesar de não residirem no estado vem atrelando os laços com o bloco ao longo dos últimos anos como é o caso da cantora paraense Fafá de Belém, da carioca Luiza Possi e da franco-brasileira Lia Sofia.

0 comentários:

LinkWithin